Andrey Santos foi contratado pelo Chelsea em janeiro de 2023, vindo do Vasco. Sem o visto de trabalho para atuar na Inglaterra, o meio-campista voltou em empréstimo para o Vasco antes de retornar no meio do ano para integrar o plantel do clube inglês para a pré-temporada para 2023/24.
O meio-campista de 19 anos impressionou Mauricio Pochettino durante a pré-temporada e foi até mesmo relacionado para o jogo contra o Liverpool na primeira rodada da Premier League, no início de agosto. Porém, naquele mesmo mês, acabou saindo em empréstimo para o Nottingham Forest, com muitas expectativas em relação à mudança.
Para a frustração de todas as partes, Andrey teve poucas oportunidades com o técnico Steve Cooper. Ele foi relacionado para sete jogos dp Forest em sua passagem pelo clube e entrou em campo duas vezes: contra o Burnley, pela Copa da Liga Inglesa; e contra o Liverpool, pela Premier League. Ele foi titular em um jogo, reserva no outro e, no total, somou 97 minutos em campo.
“Foi uma escolha minha. Infelizmente não foi como todos nós imaginávamos. Imaginei que ia jogar e tal, estava sempre pronto, sempre bem, mas foi opção do treinador, e eu respeito. Continuei trabalhando e, graças a Deus, estou de volta ao Chelsea, pronto para dar o meu melhor em qualquer equipe que eu for“, disse Andrey.
Steve Cooper acabou sendo demitido em 19 de dezembro e prontamente foi substituído pelo português Nuno Espírito Santo. A mudança de treinadores acendeu uma ponta de esperança de que a situação do brasileiro no Forest mudasse. Contudo, permaneceu a mesma e o Chelsea optou por chamar Andrey de volta de seu emprésimo. Inclusive, antes de se juntar à concentração da Seleção Olímpica, o meia treinou com o elenco principal dos Blues.
O jogador de 19 anos está feliz com a experiência de morar fora do Brasil e considera estar adaptado à sua nova vida na Inglaterra, reconhecendo um grande desafio na adaptação ao futebol inglês.
“Acho que um pouquinho que eu demorei a me adaptar, acho que um mês, foi a velocidade do jogo. É muito diferente, pessoal da Premier League é muito intenso, muito rápido, muito forte. Acho que demorei um mês para me adaptar ali, mas hoje estou tranquilo em relação a isso“, comentou Andrey.
O restante da temporada para Andrey
Após o retorno do brasileiro do empréstimo, muitos rumores surgiram sobre a possibilidade de um novo empréstimo ou até mesmo de que o jogador permanecesse com os Blues pelo restante da temporada. Embora interesses tenham sido reportados, nenhuma decisão foi tomada. Em conversa com Pochettino, treinador e jogador decidiram definir o futuro após a disputa do Pré-Olímpico.
“Agradeço a Deus pela pré-temporada que fiz, muito boa pelo Chelsea. Quase ninguém esperava que eu ia chegar e fosse me adaptar tão rápido, com grandes jogadores, e eu nunca tinha jogado na Europa. Fiz grandes jogos contra times bons, Brighton, Newcastle. Em relação à conversa com o Pocchettino, a gente preferiu esperar esse Pré-Olímpico, para decidir a minha situação“, contou o jogador ao ge.
Sendo assim, Andrey volta suas atenções para a reta final da prepração da Seleção para o Torneio Pré-Olímpico, que será disputado na Venezuela entre os dias 20 de janeiro e 11 de fevereiro. O meio-campista deve ser o capitão do time no torneio, já tendo vestido a braçadeira de capitão na Copa do Mundo Sub-20 e no Sul-Americano Sub-20 anteriormente. A estreia do Brasil no Pré-Olímpico será no dia 23 de janeiro, contra a Bolívia, às 17h (horário de Brasília).