Azpilicueta se despede do Chelsea antes da confirmação oficial de novo destino

Chegando a Londres como uma promessa em 2013, Azpi deixa os Blues como lenda

Depois de 11 anos, 508 aparições e nove troféus conquistados, César Azpilicueta e Chelsea encerram um vínculo histórico. Durante seu tempo em Stamford Bridge, o lateral espanhol conquistou todos os títulos possíveis, desde a Copa da Liga ao Mundial de Clubes da Fifa – o primeiro jogador a conseguir fazê-lo no clube.

A jornada de Azpilicueta no Chelsea começou no verão europeu de 2012, quando o espanhol chegou vindo do Olympique Marseille em uma transferência que custou sete milhões de euros aos cofres da equipe inglesa. Ao longo dos anos, fez parte de grandes conquistas do clube e sob diferentes comandos, esquemas, táticas e posições.

O jogador, hoje com 33 anos, conquistou a Premier League em duas ocasiões, assim como tem um título de cada uma das copas nacionais: a FA Cup e a Copa da Liga Inglesa. Em sua temporada de estreia, Azpi conquistou a UEFA Europa League, feito que repetiu na temporada 2018/19.

Além disso, como capitão do time, teve a oportunidade de conquistar e levantar as taças da Liga dos Campões, da Supercopa da UEFA e do inédito Mundial de Clubes da Fifa.

Hoisted high into the Porto sky
Azpilicueta celebra a conquista de Porto em 2021. Foto – Chelsea FC

 

As 508 aparições com a camisa do Chelsea fazem do espanhol o sexto jogador que mais atuou pelo clube na história. De forma mais específica, Dave, como é carinhosamente chamado pelos Blues, é o estrangeiro com mais jogos pelo time londrino.

No fim de sua segunda temporada como Blue, foi nomeado o Jogador dos Jogadores da temporada e seguiu conquistando seu espaço na equipe e no clube, se tornando capitão do grupo em 2019, após a partida de Gary Cahill de Stamford Bridge.

Todd Boehly e Behdad Eghbali, duas das faces mais importantes da diretoria do Chelsea, disseram: “César se despede deixando uma marca eterna no Chelsea, como batalhador, como campeão e como uma lenda do clube. Ele ajudou a estabeleceuros padrões do clube por mais de uma década e demonstrou a todos o que é necessário dia após dia para alcançar o sucesso“.

Treinadores e companheiros de equipe, do passado e atuais, confiaram nele para liderá-los pelo exemplo como capitão. Ele fez isso de forma imaculada dentro e fora do campo, algo pelo qual somos gratos. Por isso e muito mais, César sempre será bem-vindo em Stamford Bridge“, concluíram Boehly e Eghbali.

Ainda falta o anúncio oficial, mas está tudo acertado entre o defensor espanhol e o Atlético de Madrid. Azpilicueta assinará um contrato de dois anos para servir o seu quarto clube na carreira, transferência que também marca seu retornou ao futebol espanhol depois de 13 anos.

você pode gostar também