Com gols de Gallagher, Badiashile e João Félix, o Chelsea venceu o Bournemouth por 3 a 1 no Vitality Stadium em jogo que não apenas marcou a primeira vitória de Frank Lampard nesta segunda passagem como treinador do clube, como também acabou com qualquer chance de rebaixamento dos Blues.
Matias Viña, velho conhecido dos palmeireses, marcou o único gol dos Cherries na partida que, apesar da derrota, caminham bem rumo à permanência na elite do futebol inglês.
Escalações
Gary O’Neil manteve o mesmo XI inicial que havia vencido o Leeds na última rodada. O brasileiro Neto foi o capitão e titular na meta do Bournemouth com Smith, Senesi, Kelly e Viña formando a linha de defesa à sua frente.
No meio campo, Rothwell e Larma formaram a primeira linha de contenção com Ouattara, Billing e Christie mais avançados. Por fim, Solanke, formado nas categorias de base do Chelsea, foi o comandante do ataque dos Cherries.
Apesar dos nomes indicarem uma possibilidade de retorno à linha de três defensores, Frank Lampard optou por manter seu esquema com quatro defensores com Chalobah sendo o lateral direito. Chilwell atuou pela lateral esquerda com Thiago Silva e Badiashille formando a dupla de zagueiros e, mais uma vez, Kepa foi o escolhido como goleiro titular.
No meio campo, Conor Gallagher foi a novidade em relação à partida contra o Arsenal atuando ao lado de Enzo Fernández e Kanté. Por fim, no ataque, Kai Havertz retornou ao time titular juntamente com Mudryk e Madueke, que atuaram pelas pontas.
Primeiro tempo
Desde o início o Chelsea assumiu o controle da partida no Vitality Stadium e, diferente do que vinha acontecendo com os Blues até então, não demorou até que os visitantes abrissem o placar. Aos nove minutos, Kanté cruzou a bola na área e Gallagher, bem posicionado, cabeceou tirando Neto da jogada e abrindo o placar da partida.
O Chelsea seguiu com a bola e, eventualmente, se aventurava pelo seu terço ofensivo. Porém, sem muito sucesso. O Bournemouth, por sua vez, promoveu maior resistência no meio campo, deixando o jogo mais disputado. Sem aproveitar suas chances, os Blues acabaram sendo surpreendidos.
Aos 21 minutos, os Cherries conseguiram construir uma ótima jogada com trocas de passe rápidas desde o meio campo. Já na entrada da pequena área, Christie deixou para Viña que ajeitou o corpo e a passada para chutar no ângulo sem qualquer chance de defesa para Kepa. Com tudo igual no placar, o jogo ficou mais nervoso e mais intenso. Ambas as equipes tiveram suas chegadas, contudo, sem sucesso em aproveitá-las.
Segundo tempo
A etapa complementar começou no mesmo ritmo em que a partida estava no fim do primeiro tempo: ambos os lados buscando o ataque, mas enfrentando muitas disputas no meio campo. Do lado do Chelsea, especificamente, uma grande válvula foram os pontas, que conseguiam bater a marcação nos dribles e na velocidade.
Os Blues tiveram grande parte da posse de bola sendo estéreis, sem conseguir ao menos chegar ao ataque com qualidade. Assim, o Bournemouth cresceu embalado por sua torcida. Contudo, também não tendo sucesso nas finalizações – e assim foi grande parte do segundo tempo, até os 10 minutos finais.
Aos 37, Ziyech cobrou falta de perto da intermediária buscando o segundo poste, onde estava Badiashile, que finalizou para os Blues retomarem a liderança. O goleiro Neto ainda chegou a tocar na bola, mas o chute foi forte e a área também estava tumultuada. Quatro minutos depois, o Chelsea fez o terceiro e acabou com a partida.
João Félix, que havia entrado apenas dois minutos antes de marcar, recebeu de Sterling dentro da pequena área e só deu um toque para colocar a bola no fundo da rede. Sendo assim, com o apito final e a vitória por 3 a 1 confirmada, os londrinos conquistaram os três pontos que, há algum tempo, precisavam para escaparem do fantasma do rebaixamento.
Próximos compromissos
Disputando apenas a Premier League neste fim de temporada, Bournemouth e Chelsea voltam a campo apenas no próximo sábado (13), às 11h (horário de Brasília) para a disputa da 36ª rodada do campeonato. Os Cherries viajam para o sul de Londres para enfrentar o Crystal Palace no Selhurst Park. Enquanto, no sudoeste de Londres, os Blues recebem o Nottingham Forest.