Segundo informação exclusiva do jornalista Fabrizio Romano, o Chelsea fechou negócio com o Basel tendo em vista a contratação de Renato Veiga. O meio campista, que também joga como zagueiro e lateral esquerdo, vai custar cerca de 15 milhões de euros aos cofres da Premier League.
No verão passado, depois de ter sido emprestado ao Augsburg em 2022/23, Renato Veiga foi vendido pelo Sporting, onde foi formado, ao clube suíço em um negócio que custou 4,6 milhões de euros. Foi a maior venda da história dos Leões de um jogador que nunca jogou na equipe principal do clube. Um ano depois, o Chelsea pagará 14 milhões de euros para contar com o jogador de 20 anos no plantel.
A última temporada do Basel esteve muito aquém do esperado. Depois da fase de pontos corridos do campeonato suíço, a equipe teve que disputar os playoffs contra o rebaixamento, do qual conseguiu se salvar. Porém, em nota pessoal, foi uma temporada positiva para Renato Veiga que se estabeleceu na equipe, e eventualmente se tornou um jogador central para o time.
Atuando majoritariamente como volante, o português fez 26 partidas pelo clube da Suíça na última temporada marcando dois gols e dando uma assistência. No futebol de seleções, o meio campista seguiu sendo convocado para a seleção sub-21 de Portugal, que garantiu a classificação para a Euro da categoria que será disputada no verão europeu de 2025.
A herança portuguesa no Chelsea
Veiga é o segundo jovem jogador português que o clube inglês contrata em um ano. Na janela de transferências de verão de 2023, os Blues contrataram o ponta Diego Moreira, após o contrato do jogador com o Benfica chegar ao fim.
Após a pré-temporada, o atacante português deixou o time da Premier League em empréstimo para o Lyon. Inicialmente, o vínculo era de uma temporada, até junho de 2024. Porém, Moreira não conseguiu se firmar na equipe francesa e o empréstimo foi encerrado em janeiro.
Além disso, o atacante sofreu uma lesão que o tirou de ação por algum tempo, inclusive após o retorno para o Chelsea. De volta a Londres, atuou pela equipe sub-21 dos Blues, fazendo nove jogos e marcando cinco gols.