Na última sexta-feira, o Chelsea se retirou oficialmente da corrida pela contratação de Michael Olise junto ao Crystal Palace. Embora Olise fosse um dos principais alvos dos Blues nesta janela de transferências, uma reviravolta nas negociações levou o clube londrino a desistir da contratação.
O Chelsea estava disposto a pagar a multa rescisória do atacante de 22 anos, que excede os 50 milhões de libra. Porém, o clube entendeu que não poderia atender às demandas de Olise, que esperava ser um dos jogadores mais bem pagos em Stamford Bridge.
Uma das maiores mudanças nos Blues desde a venda do clube é a estruturação de um modelo bem definido de pagamentos, que estabelece limites quanto aos salários que o clube pode oferecer às contratações e até em renovações de contrato. Nesse sentido, a opção é por salários base mais baixos, que contam com bônus e aumentos conforme a performance do jogador.
Assim, o caminho ficou aberto para o Bayern de Munique, que também aparecia como um dos grandes interessados no jogador francês. O Bayern obteve a autorização do Palace para iniciar contatos com Olise a fim de definir termos pessoais para o contrato. A expectativa é que o jovem de 22 anos receba um salário próximo de £220,000 por semana no clube da Baviera.
Chelsea volta olhar para a contratação de outro jovem
Após não conseguir Olise, o Chelsea foi rápido em encaminhar uma nova contratação. Se trata de Omari Kellyman, meia-atacante de 18 anos do Aston Villa.
Blues e Villans tem conversado desde que a janela de transferências abriu. Primeiro, pelo interesse dos londrinos em Jhon Durán, que parece ter esfriado. Na sequência, o time de Birmingham abriu conversas pela contratação de Ian Maatsen, que está caminhando para um desfecho positivo.
O lateral-esquerdo que está com a Holanda para a disputa da Eurocopa deve assinar um vínculo de seis anos com o Aston Villa e reforçar a equipe de Unai Emery, que retornará a disputa da Champions League na temporada 2024/25.
Houve um sentimento forte de que as negociações por Maatsen não seriam as únicas envolvendo o Chelsea e o Aston Villa na janela, o que acabou se confirmando. A surpresa ficou para o fato de Omari Kellyman ser o jogador no radar dos Blues.
A transferência do jovem de 18 anos para o clube londrino deve custar £19 milhões, com os clubes perto de acertar todos os termos das negociações. Além disso, Kellyman terá que passar por exames médicos e acordar termos pessoais com o Chelsea.
Kellyman ingressou na academia Villa vindo do Derby County em 2022 e fez sua estreia no time titular em 2023, depois de renovar seu vínculo com o time de Birmingham no último mês de outubro.
Ele fez duas partidas na Premier League na temporada passada, saindo do banco nas partidas contra Manchester City e Crystal Palace nos últimos dois meses da campanha. Omari também entrou em campo duas vezes na Europa Conference League, ambas vindo do banco.
Embora as transferências de Maatsen e Kellyman estejam acontecendo quase que simultaneamente, elas não se sobreporão. A transferência do lateral-esquerdo para o Aston Villa e do meia-atacante para o Chelsea serão conduzidas como negócios independentes entre os clubes.