Janela de inverno de 2024: Chelsea anuncia retornos e recebe ofertas por jovens formados no clube

A janela dos Blues, mais uma vez, promete ser movimentada, apesar do foco ser distinto

A compra de Moisés Caicedo na janela de transferências do verão europeu de 2023 fez o Chelsea superar a marca de US$ 1 bilhão em gastos desde que o consórcio BlueCo assumiu a administração do clube. Todd Boehly e seus associados conduziram os negócios dos Blues nas últimas três janelas de transferências.

Apenas no último verão, 16 novos nomes chegaram ao oeste de Londres. Ao mesmo tempo, outros 16 deixaram o Chelsea de forma permanente enquanto outros 12 foram emprestados (alguns com opção ou obrigação de compra ao fim do contrato de empréstimo).

Nesse sentido, nesta quarta janela comandada pela diretoria reformulada dos Blues e a segunda com Mauricio Pochettino no cargo de treinador da equipe profissional masculina, o foco do Chelsea é muito mais em garantir saídas, de preferência aquelas que sejam de forma definitiva, do que (novas) chegadas. Porém, como tem sido de costume, o clube londrino deu início às atividades no mercado bem cedo na janela.

Jovem defensor retorna de empréstimo

Peterborough United v Arsenal U21: EFL Trophy
Zak Sturge em ação pelo Peterborough United. Foto – Alan Walter/Arsenal FC

 

O Chelsea anunciou na última terça-feira (2) que chamou Zak Sturge, de 19 anos, de volta de seu empréstimo ao Peterborough, que disputa a League One, terceira divisão do futebol inglês.

Sturge chegou ao clube do oeste de Londres em agosto de 2022 para reforçar a equipe sub-21 dos Blues, atuando sobretudo como zagueiro pela esquerda no time. Zak fez 32 jogos pela equipe de base do Chelsea, marcando um gol e dando quatro assistências, antes de atrair o interesse do Peterborough.

Assim, o defensor dos Blues chegou ao time da League One no último verão em empréstimo para sua primeira experiência no futebol profissional. Em todas as competições, Sturge fez apenas 15 aparições pelos Posh. Diante da falta de oportunidades para o jogador, o Chelsea optou por chamá-lo de volta e vai avaliar outras opções para Sturge nesta segunda metade da temporada.

Sem espaço no Nottingham Forest, Andrey Santos volta ao Chelsea

DAR 8533
Brasileiro treinou com a equipe comandada por Pochettino em Cobham após retornar de seu empréstimo. Foto – Chelsea FC

 

Depois de uma boa pré-temporada com o Chelsea, mas potencialmente sem muito espaço no time comandado por Pochettino, Andrey Santos saiu em empréstimo para o Nottingham Forest. Na época, a decisão pareceu ser boa e beneficiar todas as partes. No entanto, o Forest empilhou novos meio campistas em contratos definitivos logo depois da chegada de Andrey e, com isso, ele não teve espaço.

O brasileiro atuou em apenas dois jogos dos Reds, um pela Carabao Cup e outro pela Premier League, somando apenas 97 minutos de jogo em seu empréstimo. Há algum tempo, era evidente que os Blues optariam por chamar o meia de volta e a decisão foi confirmada pelo clube londrino na última quarta-feira (3). Inclusive, Andrey já retornou para Londres e treinou com o primeiro time do Chelsea, que se prepara para o jogo contra o Preston North End pela FA Cup no sábado (6).

Nenhuma decisão foi tomada em relação ao ex-Vasco para a segunda metade da temporada sobretudo pelo fato de que Andrey estará com a Seleção para a disputa do Torneio Pré-Olímpico da América do Sul, que acontecerá entre os dias 20 de janeiro e 11 fevereiro.

Meia contratado no último verão sai em empréstimo

Alex Matos passará o restante da temporada emprestado ao Huddersfield Town, que está na luta contra o rebaixamento na Championship. O meio campista de 19 anos chegou ao Chelsea vindo do Norwich no último verão. Embora tenha sido uma contratação para as categorias de base do clube, Matos logo se estabeleceu no plantel comandado por Pochettino.

Embora tenha feito sua formação, majoritariamente, como atacante, ainda no Norwich foi movido para o meio campo e correspondeu de forma excelente à mudança tanto pelos Canaries, mas, principalmente pelos Blues.

Matos fez sua estreia pela equipe profissional do Chelsea na vitória sobre o Fulham por 2 a 0 na Premier League em outubro. Uma segunda aparição veio na vitória sobre o Blackburn Rovers na Carabao Cup no início de novembro. Além disso, foram nove partidas pela equipe sub-21 dos Blues, quase sempre sendo um dos destaques do time em campo.

Pelo que demonstrou nesses relativos poucos meses em Cobham, o empréstimo parecia o próximo passo lógico para o meia. Embora o Huddersfield esteja brigando na parte de baixo da tabela, ao longo dos últimos anos os Terriers estabeleceram boas relações com o Chelsea, recebendo em empréstimo outros seis jogadores vindos do clube da capital. Dentre eles Levi Colwill e Trevoh Chalobah que, hoje, integram o elenco do profissional dos Blues.

Maatsen na mira de gigante da Bundesliga

Image
Ian Maatsen posa como prêmio recebido por ter sido eleito para o time da temporada da Championship em 2022/23. Foto – Reprodução / PFA / Twitter

 

Maatsen teve uma grande passagem por empréstimo no Burnley, campeão com sobras da Championship na última temporada. Com isso, as expectativas em torno do lateral esquerdo eram grandes.

Embora o Burnley tivesse interesse em comprar o jogador, Maatsen pediu que não fosse negociado para que lutasse por um espaço no time de Pochettino. No entanto, o treinador pouco utiliza o holandês e, quando utiliza, geralmente é fora de posição. Sem espaço, o lateral de 21 anos é um dos mais cotados para deixar o Chelsea nesta janela, com um grande clube da Alemanha interessado em sua contratação.

O clube em questão é o Borussia Dortmund, que procurou os Blues para dar início às negociações. O Dortmund tem a ideia de receber o lateral em empréstimo, mas o Chelsea pressiona para que uma obrigação de compra ao fim do empréstimo seja colocada nos termos.

Maatsen atrai interesse de outros clubes europeus, não apenas do Dortmund. No entanto, o jogador vê com bons olhos a mudança para o BVB e a expectativa é que o impasse entre os clubes seja resolvido.

Rumores de transferências

Além de Ian Maatsen, outros dois jogadores formados pelo Chelsea estão entre os principais nomes cotados para deixar o clube nesta janela: Trevoh Chalobah e Armando Broja.

Major Chelsea transfer collapses as Euro giants fail to match key Boehly demand; second move could also fall through
Broja e Chalobah em 2021, antes do amistoso do Chelsea contra o Bournemouth na pré-temporada. Foto – Sportimage Ltd / Alamy Stock Photo

 

Na manhã desta quinta-feira (4), o jornalista Florian Plettenberg reportou que o Bayern estaria interessado na contratação de Chalobah, que foi comandado por Thomas Tuchel na Inglaterra. Entretanto, poucas horas depois, o jornalista Christian Falk reportou que o Bayern não estava interessado na contratação do zagueiro inglês neste inverno.

Informações contraditórias tendem a ser comuns em períodos nos quais o mercado está aberto, então, até o fim da janela de transferências tudo pode acontecer.

Broja, por sua vez, ainda está lutando por seu espaço no Chelsea. Em dezembro de 2022, o atacante albanês sofreu uma grave lesão no joelho que o afastou dos gramados por oito meses. Por mais que ele demonstre estar bem fisicamente, é evidente que falta certa confiança. Assim, Broja está bem aquém das expectativas.

Ainda assim, o West Ham tem assistido ao jogador com bons olhos e aparece como interessado. Porém, é desejo de Broja seguir no Chelsea e lutar por seu espaço e o mês de janeiro será perfeito para isso. Com Nico Jackson se juntando à seleção de Senegal para a disputa da Copa das Nações Africanas, o albanês se tornará o principal nome do ataque dos Blues e terá que performar à altura.

Conor Gallagher foi um nome bastante ligado a uma eventual saída antes mesmo da atual janela de transferências abrir. O meia, que é peça central do time de Pochettino, atraiu interesse de diversos clubes na Premier League, dentre eles o Tottenham. No entanto, o Chelsea deixou claro que o camisa 23 era inegociável neste momento pela sua importância para o time, que vai além da tática visto que Gallagher é o capitão da equipe.

você pode gostar também