Em comparação às três janelas de transferência anteriores, o Chelsea tem se movimentado pouco no período de transferências do inverno europeu de 2024. que será fechado, na Inglaterra, no próximo dia 1º de fevereiro.
Os principais movimentos dos Blues na janela até agora foram os retornos de Andrey Santos, Zak Sturge e Cesare Casadei de seus empréstimos ao Nottingham Forest, ao Peterborough e ao Leicester, respectivamente. Por outro lado, Alex Matos e Ian Maatsen foram cedidos em empréstimo para o Huddersfield (da Champsionship) e para o Borussia Dortmund, respectivamente, pelo restante da temporada.
Ademais, David Datro Fofana retornou de seu empréstimo ao Union Berlin, mas logo na sequência saiu em novo empréstimo. O atacante marfinense passará o restante da temporada no Burnley, que luta pela permanência na Premier League.
I found him, he belongs to me 🌖 pic.twitter.com/SUMn3KNNkX
— Burnley FC (@BurnleyOfficial) January 13, 2024
Em grande parte isso se deve ao fato de que o Chelsea está buscando concretizar negociações envolvendo a saída de jogadores em definitivo durante este período de transferências. Nesse sentido, jogador que está relacionado com a saída de Stamford Bridge este mês é Armando Broja, formado nas categorias de base do clube.
No início da semana, Matt Law, do jornal inglês The Telegraph, reportou que o Chelsea avalia o atacante albanês no preço de £50 milhões e que o clube estaria disposto a escutar ofertas pelo jogador.
Entre os principais interessados pelo atual camisa 19 dos Blues estão o Wolverhampton Wanderers, o Fulham e o West Ham, na Inglaterra, com outros clubes estrangeiros de olho na situação do atacante. Porém, os clubes interessados não parecem estar dispostos à igualar o valor indicado pela avaliação do Chelsea.
Diante dessa situação, existe a possibilidade do clube londrino facilitar as condições das negociações para favorecer a saída de Broja ainda nesta janela. De acordo com Alan Nixon, do The Sun, os Blues estariam dispostos a deixar o albanês sair em empréstimo pelo restante da temporada, mas com uma cláusula de compra obrigatória, no valor de £35 milhões, inserida no contrato.
O formato do negócio assume forma muito similar àquela usada nas negociações entre Chelsea e Newcastle por Lewis Hall, na última janela de verão europeia em agosto de 2023. O jogador de 19 anos foi emprestado aos Magpies por uma temporada com uma cláusula de compra de £28 milhões fixos e £7 milhões adicionais inseridas no contrato.
Broja no Chelsea em 2023/24
Até o momento, o atacante albanês soma 17 aparições pelos Blues na temporada, com dois gols marcados, além de uma assistência distribuída. Em dezembro de 2022, durante amistoso, Broja rompeu o ligamento cruzado anterior, o que o afastou dos gramados por mais de oito meses.
Seu retorno aconteceu em 24 de setembro de 2023, no jogo dos londrinos contra o Aston Villa pela 6ª rodada da atual edição da Premier League. Embora o atacante tenha um rol de habilidades interessante, que fazem dele um atacante completo, desde voltou de lesão, ele não parece ter recuperado totalmente sua confiança.
É evidente que ele está aquém do que pode performar e, de certa forma, também está aquém do valor pelo qual é avaliado pelo clube. Ainda assim, não é sem razão que o albanês atrai interesse de outros clubes.
Números na carreira
Antes de conquistar seu espaço no plantel da equipe profissional do time do oeste de Londres, Broja escalou pelas categorias de base dos Blues, em Cobham, e saiu em dois períodos de empréstimo.
Assim, o atacante albanês de 22 anos, soma 161 jogos em sua carreira por clubes com 44 gols marcados e 11 assistências distribuídas. Considerando apenas seus jogos no nível profissional, ou seja, sem contabilizar seus números pelas equipes da base do Chelsea, são 108 partidas disputadas, 23 gols marcados e seis assistências distribuídas.
Pela seleção principal da Albânia, são 17 partidas disputadas, quatro gols marcados e duas assistências. .