O Chelsea avançou na sua busca por um novo treinador. O clube londrino entrou em contado com o Leicester City para abrir conversas com Enzo Maresca. Espera-se que as partes cheguem a um acordo até o fim desta semana.
Os Blues estão buscando por um novo treinador depois que Mauricio Pochettino concordou em uma rescisão contratual na última semana, após a avaliação do time na última temporada feita em conjunto com a diretoria.
O processo de identificação do substituto de Pochettino está sendo conduzido pelos co-diretores esportivos Laurence Stewart e Paul Winstanley, que também foram responsáveis pela contratação do argentino há pouco menos de um ano.
A busca do Chelsea levou o time a Enzo Maresca, que assumiu o Leicester no início da última temporada e comandou da equipe ao retorno à Premier League em seu primeiro ano no comando. O Leicester concedeu ao Chelsea a permissão para falar com Maresca e abrir conversas para que o italiano assuma como próximo treinador dos Blues.
O acordo entre os dois clubes vai envolver uma compensação pela contratação do italiano, que tem contrato com o clube do King Power Stadium até 2026. A expectativa é que o valor da compensação gire em torno de 10 milhões de libras.
Com isso acordado, o Chelsea pôde dar início aos contatos diretos com Maresca e, nas discussões iniciais com o treinador de 44 anos, os Blues ofereceram um contrato inicial de cinco anos.
A jornada de Maresca
Antes de voar solo como treinador no futebol profissional na Inglaterra, Maresca fez parte da comissão técnica de Pep Guardiola no Manchester City na campanha do triplete dos Citizens na temporada 2022/23, que terminou com as conquistas da Premier League, da Liga dos Campeões e da FA Cup. No Manchester City, o italiano também atuou como treinador da equipe de elite desenvolvimento (sub-21) em 2020. Com isso, seu estilo de jogo é bastante parecido com o de Guardiola.
Como treinador, Maresca havia tido uma experiência anterior no Parma. Por um breve período, ele assumiu o comando do time do seu país natal enquanto a equipe estava na segunda divisão do futebol italiano na temporada 2021/22. Ele permaneceu no cargo por 14 partidas, tendo conseguido apenas quatro vitórias no período.
Como Maresca gosta de jogar
Embora não tenha sido seu primeiro trabalho como treinador, foi no Leicester que Maresca pôde implementar suas táticas com tempo e teve muito sucesso em levar os Foxes de volta para a Premier League, conquistando o título da Championship no processo.
O italiano bebe do jogo de posição promovido por Pep Guardiola. Em grande parte da temporada, o Leicester atuou em um 4-3-3, que facilmente se transformava em um 3-2-5 quando o time tinha a posse de bola. Para isso, um dos laterais invertia para formar uma dupla de pivôs no meio campo juntamente com Harry Winks. Assim, o outro #8 tinha a liberdade necessária para avançar e jogar próximo ao centroavante e aos pontas.
Com foco na construção das jogadas, o goleiro tem um papel importante na saída de bola, sendo encorajado a avançar para a linha defensiva a fim de criar superioridades e confundir os atacantes adversários. Mads Hermansen foi excelente na função e, com a notícia de que o Chelsea pode buscar um novo goleiro na próxima janela, um movimento pelo dinamarquês pode vir a acontecer.
O treinador propõe um estilo de jogo de dominância. A construção é feita com paciência e, sem a bola, o time pressiona para retomar o controle da posse. Embora seja um estilo de jogo posicional, essencialmente, o que italiano implementou no Leicester não se mostrou um esquema rígido. Se necessário e possível, o time vai contra-atacar e vai escapar em velocidade.
Ademais, existe uma liberdade para os jogadores de lado no esquema proposto pelo técnico, especialmente para os alas. Buscando criar situações de superioridade na faixa central, os atacantes de lado acabam “sobrando” e ficam diante de situações 1v1 em muitos momentos do jogo. Dessa maneira, sendo possível driblar a marcação e entrar na pequena área.
O que esperar de Maresca no Chelsea
Com relativamente pouca experiência como treinador, o salto para o Chelsea é considerável olhando para a carreira do italiano de 44 anos. Além disso, os Blues encontram certa pressão na escolha pelo novo técnico do time, em especial no que diz respeito ao acerto.
Assinando com o time do oeste de Londres, Maresca será o quarto treinador (sem contar os interinos) a comandar a equipe desde que o consórcio da BlueCo assumiu a administração do clube em 2022.
Os sinais em relação ao estilo de jogo do técnico preferido para substituir Pochettino são animadores e, de pronto, parecem favorecer muitos dos jogadores com os quais o Chelsea conta no elenco. Sobretudo no meio de campo. Além disso, sem dúvidas será o melhor elenco com o qual Maresca terá trabalhado em sua carreira até aqui, o que garantirá mais profundidade. Algo importante, ao passo que os Blues terão um calendário mais cheio após garantirem o retorno às competições europeias na próxima temporada.
Até aqui, o melhor que o torcedor do Chelsea e qualquer analista pode fazer é especular. Com a qualidade que o jovem plantel dos Blues oferece, o novo comandante da equipe terá muitas possibilidades de adaptar os jogadores ao seu estilo de jogo.