O Chelsea chegou a um acordo pela contratação de Pedro Neto junto ao Wolverhampton.
O time do oeste de Londres vai pegar um valor fixo de €60 milhões mais €3 milhões em possíveis bônus para garantir a transferência de Neto, que deve passar pelos exames médicos necessários em breve. O jornalista francês Fabrice Hawkins foi o primeiro a reportar sobre a história nesta sexta-feira (9).
Até aqui, na atual janela de transferências do futebol europeu, o Chelsea contratou Tosin Adarabioyo do Fulham, Omari Kellyman do Aston Villa, Marc Guiu do Barcelona, Kiernan Dewsbury-Hall do Leicester City, Renato Veiga do Basel, Caleb Wiley do Atlanta United e Aaron Anselmino do Boca Juniors. Os Blues também fecharam um acordo para contratar o atacante Samu Omorodion, do Atlético de Madrid, por 40 milhões de euros.
O trabalho silencioso do Chelsea
Em fevereiro, o The Athletic informou que Arsenal, Liverpool, Manchester City e Newcastle United eram admiradores de Pedro Neto, que estava meio a uma temporada estelar com o Wolves. Na primeira metade da temporada, o jogador acumulou um gol e sete assistências em 10 jogos na Premier League, até que se lesionou.
O português voltou aos gramados após quase dois meses e jogou 13 partidas até que sofreu uma nova lesão no tendão da coxa. A lesão o fez perder nove partidas do Campeonato Inglês e e Neto retornou ao plantel no último jogo da temporada, atuando apenas 12 minutos na derrota para o Liverpool.
No geral, foram apenas 24 jogos na temporada, com três gols marcados e 11 assistências, enquanto perdeu 23 jogos por lesão.
Apesar de perder quase metade dos jogos disputados pelo Wolves na temporada, o desempenho quando esteve disponível foi o suficiente para garantir Pedro Neto na convocação de Portugal para a Euro 2024. Na competição, o atacante disputou três partidas no torneio, sendo uma como titular.
Um dos principais desafios do português em 2024/25, então, será se manter em boas condições físicas. Nas últimas temporadas, o Chelsea sofreu bastante com problemas de lesão no plantel, o que torna o interesse em um jogador com histórico de lesão significativo surpreendente.
Porém, o time londrino está buscando opções para fortalecer as opções de atacantes de lado para Enzo Maresca desde a abertura do mercado de transferências e Pedro Neto aparece como um perfil importante nesse sentido.
Perfil: Pedro Neto
Mais especificamente, a prioridade dos Blues era por um atacante que atuasse pelo lado esquerdo. Canhoto, Neto tende a atuar mais pela direita, embora seja confortável atuando pelo lado contrário, o que garante a Maresca mais versatilidade em suas combinações de ataque.
O português de 25 anos é um ponta rápido e habilidoso, que gosta de corridas diretas para o terço final e com certo faro para o gol. No último ano, Pedro Neto acumulou 5.82 carregadas progressivas e 2.2 dribles certos por 90 minutos, colocando o jogador nos percentis 94 e 79 respectivamente.
Ademais, sua criatividade é evidente pelos números. Com 0.53 assistências por 90 minutos, o novo reforço do Chelsea está no 99º percentil para a estatística. Por sua vez, são 4.45 ações de criação de chute por partida, um volume bastante alto, ainda mais considerando que o Wolverhampton raramente dominava a posse de bola em suas partidas.
Enquanto com a bola Pedro Neto chama atenção, sem a bola a história muda um pouco. É evidente a necessidade de melhorar a contribuição defensiva, um aspecto importante para o esquema de Maresca. O treinador italiano dos Blues demanda grande disciplina defensiva de todos os jogadores em campo, uma vez que a ideia é pressionar assim que a bola é perdida na tentativa de recuperá-la.