Chelsea prepara barca de saídas e vive incertezas em relação a Mount

Clube londrino está em fase final de negociações para vender cinco jogadores

Depois de gastar muito nas janelas de transferência da última temporada, o Chelsea precisa equilibrar suas finanças. Mais ainda, com mais de 30 jogadores no plantel, o clube precisa urgentemente reduzir o número de atletas para que Mauricio Pochettino possa trabalhar.

De pronto, os Blues definiram que não exerceriam a opção de compra dos jogadores que receberam em empréstimo. Sendo assim, Denis Zakaria e João Félix retornam para Juventus e Atlético de Madrid, respectivamente, e definirão seus futuros junto aos clubes com os quais tem contrato.

Quem está de saída?

O Chelsea está em negociações avançadas para as vendas de Kai Havertz, Mateo Kovacic, Kalidou Kouliably, Edouard Mendy e Hakim Ziyech.

Havertz está próximo de fazer a mudança do sul para o norte de Londres e se tornar jogador do Arsenal. Jornalistas e especialistas em transferências colocam os valores da transferência em torno de £60 milhões fixos e outros £5 milhões em bônus.

Kovacic vai pra o norte também, mas da Inglaterra. O Manchester City abriu negociações com o croata pouco depois da final da Liga dos Campeões e logo concordou os termos pessoais.

Os Citizens, então, começaram a negociar com o Chelsea para determinar o valor da transferência. A expectativa é que a venda de Kovacic seja de £30 milhões, com o City pagando grande parte desse valor em uma primeira parcela.

Com o mercado de transferências interno da Premier League já aberto, é provável que essas movimentações sejam concluídas em um horizonte de tempo menor.

Koulibaly, Mendy e Ziyech, por sua vez, são alvos de clubes sauditas, que tem desembolsado uma grana para contratar grandes estrelas do futebol mundial recentemente.

Koulibaky, que chegou ao Chelsea há pouco menos de um ano, está próximo de se juntar ao Al Hilal com o valor da transferência próximo dos €25 milhões. Enquanto seu compatriota, o goleiro Edouard Mendy, busca uma mudança para o Al Ahli. Os termos pessoais com os dois senegaleses estão acordados e tudo se encaminha bem entre os clubes.

Outro Blue que está próximo da mudança para o Oriente Médio é Ziyech. O atacante chegou ao Chelsea vindo do Ajax em 2020.

Com muitas expectativas, por conta do futebol apresentado enquanto jogador do clube holandês, Ziyech nunca se firmou na Premier League e, desde o início da última temporada, uma saída parecia questão de tempo. O marroquino esteve perto do PSG na última janela de inverno europeu, mas o negócio fracassou nas horas finais da janela por conta de erros na documentação.

Com as vendas para clubes sauditas, o Chelsea deve arrecadar pelo menos mais €50 milhões.

Tentativas frustradas

Por outro lado, o Chelsea tentou a negociação por uma renovação contratual com N’Golo Kanté. No entanto, as conversas não avançaram e o francês optou por deixar o clube como agente livre.

Image
Anuncio de Kanté pelo clube saudita aconteceu na última terça-feira. Foto – Ittihad Club

 

Na última terça-feira, Kanté foi anunciado pelo Al-Ittihad, assinando um contrato de quatro anos. Sendo assim, o meia francês jogará com seu companheiro de seleção, o atacante Karim Benzema.

Vai ou fica?

Parte da nova política de vendas do Chelsea envolve a consideração do tempo restante de contrato do jogador. Nesse sentido, a opção é por realizar vendas de jogadores em seu penúltimo ano de contrato, evitando que eles deixem o clube de graça.

Mason Mount é um jogador que se vê nessa situação. O jogador está no Chelsea desde os seis anos e foi formado nas categorias de base do clube recebeu propostas de renovação, porém, teve dificuldades na negociação e seu futuro em Londres é incerto.

Image
Interesse de muitos clubes, Mount é outro Blue que pode fazer a mudança para Manchester neste verão europeu. Foto – Reprodução

 

O Manchester United acompanha de perto essa situação e fez algumas ofertas pelo jogador, a última delas no valor de £50 milhões (com bônus inclusos), como dito pelo jornalista do The Athletic David Ornstein.

Os Blues, por sua vez, acreditam que os valores são baixos e não estão dispostos a abaixar sua pedida de, pelo menos, £70 milhões por Mount, que foi eleito o jogador do Chelsea nas temporadas 2020/21 e 2021/22.

O clube londrino ainda não desistiu da renovação com o meia, até porque é um desejo do novo treinador. Contudo, Mount segue negando as ofertas e parece se aproximar de uma saída.

Isso não é tudo

Apesar desses muitos rumores e quase confirmações, sem dúvidas, não é tudo que o Chelsea tem planejado para a temporada. Alguns outros nomes podem estar de saída do clube como por exemplo Ruben Loftus-Cheek e Christian Pulisic, que estão na mira de clubes italianos. Além disso, com um elenco jovem e com algumas carências, outros tipos movimentações são esperadas.

Alguns jovens Blues atraem interesse de clubes ao redor da Europa para recebê-los em empréstimo, como é o caso de Cesare Casadei, destaque da última Copa do Mundo Sub-20.

Por outro lado, com as vendas, o Chelsea pretende fechar contratações, com Moisés Caicedo e Nicolas Jackson sendo muito ventilados como alvos do clube. Avanços nessa contratações serão mais significativos após a conclusão dos negócios com os clubes da Arábia Saudita.

Enfim, vale lembrar que os Blues ainda terão as chegadas de Malo Gusto e Christopher Nkunku nesta janela. Gusto foi contratado ainda em janeiro, mas ficou emprestado ao Lyon pelo restante da última temporada. Enquanto Nkunku já tinha os termos acertados com os Blues desde janeiro, porém, sua contratação foi concretizada e confirmada apenas este mês.

você pode gostar também