Pular para o conteúdo

Jogador da seleção portuguesa está próximo de saída do Chelsea após 6 meses no clube

Não é segredo que o Chelsea está se movimentando ativamente no mercado. Com um elenco inflado, o clube londrino busca fazer vendas nesta janela de transferências de inverno na Europa. Porém, uma exclusiva diretamente da Alemanha neste domingo (12) surpreendeu a torcida dos Blues.

  • Siga o Na Beira do Campo no X e no Instagram

O repórter Patrick Berger, da Sky Sports, confirmou o interesse do Borussia Dortmund no jogador português Renato Veiga. O defensor de 21 anos teria chegado a um acordo com o Borussia em relação aos termos pessoais.

Berger também confirmou que os clubes estão em páginas parecidas sobre o valor da transferência. No entanto, há uma discordância em relação a natureza do contrato: o Chelsea prefere uma transferência permanente ou um empréstimo com obrigatoriedade de compra. O preço de pedida inicial dos Blues por Veiga é de €20 milhões.

Defensor pode deixar o Chelsea seis meses após sua contratação
Veiga comemora com Tosin Adarabioyo após companheiro marcar seu segundo gol contra o Morecambe na FA Cup. Foto – Reprodução/Chelsea in Photos/X

O português foi comprado pelos Blues junto ao Basel, da Suíça, por €14 milhões em julho de 2024, na janela de transferências de verão do futebol europeu.

Embora tenha sido utilizado majoritariamente como volante no Basel, foi anunciado pelo Chelsea como um “jogador defensivo versátil” com uma presença física imponente e que atua confortavelmente na zaga, na lateral esquerda e no meio campo. Desde que chegou ao clube, essa versatilidade foi bem explorada pelo treinador Enzo Maresca.

Posições em que Renato Veiga atuou pelos Blues. Créditos – Transfermarkt

Apesar do maior número de atuações classificadas como lateral esquerdo, o sistema tático de Maresca é baseado na inversão de um dos laterais. Isto é, quando o time tem a posse, um dos laterais se move para o meio de campo para atuar na faixa central. Em grande parte de suas atuações, Veiga foi o responsável por inverter, atuando quase como um volante, o que não representava qualquer estranhamento dado seu histórico.

Sua versatilidade é muito apreciada em Stamford Bridge e, por isso, o clube londrino não se movimentou ativamente para buscar um novo destino para o português nesta janela. Mas, com uma boa oferta em mãos, os Blues não se opõem à venda. Além disso, pesa na equação a vontade do jogador.

Futuro na seleção portuguesa pesa na decisão final de Veiga

Diogo Dalot believes Renato Veiga is proving his worth after Portugal debut
Jogador fez sua estreia por Portugal no confronto contra a Polônia no último ano. Foto – Andrzej Iwanczuk/NurPhoto via Getty Images

Veiga recebeu sua primeira convocação para Portugal durante a data Fifa de setembro de 2024, mas não foi utilizado. Porém, o treinador Roberto Martínez deu uma nova chance para ele na pausa internacional seguinte e, no dia 14 de outubro, o jovem de 21 anos fez sua estreia pela seleção na vitória por 3 a 1 sobre a Polônia na Nations League.

O defensor foi o oitavo jogador a fazer sua estreia pela seleção portuguesa desde que Martínez assumiu e o fato de que ele foi convocado para a última data Fifa de 2024, em novembro, demonstra que ele está no radar para o futuro.

Nas três ocasiões em que vestiu a camisa de Portugal, ele atuou como zagueiro. Uma posição na qual pouco atuou pelo Chelsea até aqui.

Segundo o jornalista Matt Law, do jornal inglês The Telegraph, a mudança é bem vista por Veiga, que quer lutar por uma vaga na seleção portuguesa de olho na Copa do Mundo de 2026. Parte disso, é ter minutos como zagueiro, o que não será fácil para ele em Stamford Bridge.

O defensor tem 18 jogos pelo Chelsea, sendo apenas dois deles como zagueiro, totalizando apenas 180 minutos jogados na posição, cerca de 15% de seus minutos totais na temporada.

Chelsea pode ir ao mercado por substituto

A surpreendente saída de Veiga pode levar os Blues a se movimentar no mercado por um novo lateral esquerdo.

Não há dúvidas de que Marc Cucurella é o titular de Maresca na posição. Porém, o espanhol está acumulando uma carga considerável de jogos e, agora, perde seu substituto imediato.

Por outro lado, a renomada Academia de Cobham também pode ser a solução do Chelsea para o restante da temporada, com o jovem Ishé Samuels-Smith, contratado no início da temporada 2023/24, sendo uma opção para atuar tanto na lateral esquerda (invertendo) como do lado esquerdo da defesa central.

Jovem de 18 anos pode ser solução para o lado esquerdo da defesa dos Blues no restante da temporada. Foto – Divulgação/Chelsea FC

O jogador da seleção inglesa sub-19 integra a equipe sub-21 dos Blues desde sua chegada, tendo aparecendo como opção no banco do profissional em quatro ocasiões, mas ainda não tendo a oportunidade de fazer sua estreia.

Pela equipe de desenvolvimento do Chelsea, nesta temporada, Ishé tem 20 jogos (18 como titular)  e soma três assistências.