Chelsea bate Newcastle nos pênaltis e vai à semifinal da Copa da Liga

Blues garantem a vaga na semifinal em partida que marcou a estreia de Nkunku pela equipe

Chelsea e Newcastle protagonizaram um duelo quente em Stamford Bridge por uma das quatro vagas na semifinal da Copa da Liga Inglesa. Os atuais vice campeões da copa, visitantes na partida desta terça-feira, abriram o placar com Callum Wilson ainda no primeiro tempo. No entanto, nos acréscimos da etapa complementar, Mykhaylo Mudryk deixou tudo igual e garantiu ainda mais emoção ao confronto.

Assim, a vaga foi decidida nos pênaltis. Os Blues mantiveram a boa maré do fim da partida e foram perfeitos, ainda fechando as penalidades com uma grande defesa de Djordje Petrovic, que fez apenas seu segundo jogo como titular pelo Chelsea desde que chegou ao clube na última janela de transferências.

Primeiro tempo

Callum Wilson celebrates putting us 1-0 up at Stamford Bridge!
Callum Wilson celebra após abrir o placar em Stamford Bridge. Foto – Reprodução/X/NUFC

 

Os 15 minutos iniciais da partida foram marcados por bastante disputa entre Chelsea e Newcastle, com poucas finalizações e nenhuma sendo objetiva. Mas, aos 16 minutos, após escanteio batido pelos Blues, os visitantes conseguiram engatar um grande contra-ataque. Callum Wilson foi lançado e, sozinho, precisou acreditar. Para a sorte do atacante do Newcastle, a dupla de zagueiros adversária falhou e ele se aproveitou da falha para abrir o placar em Stamford Bridge.

Os donos da casa cresceram no jogo após se verem em desvantagem no placar, no entanto, perto da marca dos 30 minutos sofreram outro golpe duro. Com mal-estar, Enzo Fernández precisou ser substituído. Armando Broja entrou em seu lugar. Apesar dos reveses, o Chelsea pressionou na reta final do primeiro tempo, chegando na pequena área do Newcastle e assustando a defesa do time do norte da Inglaterra. No entanto, não teve qualidade nas finalizações e não conseguiu colocar o placar em igualdade. Assim, o jogo foi para o intervalo com a vitória parcial dos Magpies por 1 a 0.

Segundo tempo

Image
Mudryk e o estreante Nkunku comemoram o gol de empate dos Blues. Foto – Reprodução/x/Chelsea FC

 

Os dois times retornaram do intervalo com mudanças. Do lado do Chelsea, Colwill saiu para a entrada de Malo Gusto enquanto do lado do Newcastle Botman e Krafth deram lugar a Burn e Trippier. A todo tempo buscando o empate, os donos da casa pressionaram ao longo de toda a etapa complementar. Além disso, Pochettino fez muitas mudanças no time, inclusive, garantindo a estreia de Nkunku pelo Chelsea.

Assim, o treinador argentino conseguiu colocar os jogadores em suas posições do origem, o que favoreceu ainda mais a pressão dos Blues nos minutos finais. Como resultado, já nos acréscimos, enfim, o Chelsea conquistou seu objetivo. Trippier falhou na tentativa de limpar a bola da pequena área e Mudryk apareceu livre para colocar a bola no fundo da rede e levar a decisão pela vaga nas quartas de final da Copa da Liga para os pênaltis.

Disputa de pênaltis

Pouco demandado no jogo, Petrovic brilhou na hora das penalidades. Foto – Darren Walsh/Chelsea FC

 

Depois de falhar no lance que permitiu o empate dos Blues, Trippier corou sua noite de vilão para os Magpies ao perder seu pênalti, o segundo batido pelo Newcastle na noite. Além do lateral direito, do lado dos visitantes, Ritchie teve sua penalidade muito bem defendida por Petrovic. Por sua vez, o Chelsea foi perfeito nas cobranças, acertando todas as quatro penalidades que precisou cobrar para garantir a classificação para as semifinais da Copa da Liga Inglesa.

Destaque do jogo

Capitão dos Blues no jogo, Gallagher comemora classificação. Foto – Chris Lee/Chelsea FC

 

Apesar de silencioso em termos de participações diretas em gols, Conor Gallagher mais uma vez na temporada foi a peça central do Chelsea no duelo contra o Newcastle. Sobretudo após a saída de Enzo Fernánfez, o camisa 23 dos Blues buscou a responsabilidade e comandou muito do trabalho de bola do time da casa na partida.

O capitão do Chelsea terminou com 105 passes certos (91% de aproveitamento), acertando todos os passes longos que tentou. Além disso, teve aproveitamento de 60% nos duelos disputados ao longo dos 90 minutos, completando três desarmes e interceptando três bolas.

Próximos compromissos

Chelsea

  • Wolverhampton – 24/12, 10h – Premier League (18ª rodada), Molineaux Stadium
  • Crystal Palace – 27/12, 16h30 – Premier League (19ª rodada), Stamford Bridge
  • Luton Town – 30/12, 9h30 – Premier League (20ª rodada), Kenilworth Road

Newcastle

  • Luton Town – 23/12, 12h – Premier League (18ª rodada), Kenilworth Road
  • Nottingham Forest – 26/12, 9h30 – Premier League (19ª rodada), St James’ Park
  • Liverpool – 01/01, 17h – Premier League (20ª rodada), Anfield
você pode gostar também