Na última partida de 2023, o Chelsea visitou o Luton Town em Kenilworth Road pela 20ª rodada da Premier League. Apesar de ter aberto três gols de vantagem no placar, os Blues foram pressionados e testados, mas, no fim das contas, terminaram o ano com uma vitória importante para a sequência da temporada.
Os três pontos conquistados não fizeram os Blues saírem da 10ª posição, mas garantiram que o time londrino também não perca posições na tabela do campeonato nesta rodada. Por sua vez, o Luton segue em 17° lugar, abrindo a zona de rebaixamento, com 15 pontos conquistados em 19 partidas disputadas.
Primeiro tempo
O primeiro grande lance de perigo na partida aconteceu logo aos cinco minutos após boa jogada de Madueke pela direita. O camisa 11 dos Blues conseguiu passar a bola para Gallagher que finalizou no gol, mas parou na boa defesa de Kaminski. Apesar do susto, o Luton Town pisou mais em seu terço de ataque só que a maior parte das jogadas não foi concluída e, se houve finalização, não foi objetiva.
Então, aos 11 minutos, o Chelsea se aproveitou de um erro defensivo para abrir o placar. Na tentativa de saída de bola no toque pelo Luton, Kaboré entregou a bola nos pés de Palmer que ajeitou a bola e finalizou para abrir o placar para os visitantes em Kenilworth Road.
Depois de fazer o primeiro gol, o time de Pochettino esfriou no jogo e o Luton se aproveitou disso controlando o jogo, sobretudo com o Barkley, ex-Chelsea, no meio campo. Os Hatters também tiveram boas chances de ataque graças as muitas bolas paradas cedidas pelos adversários em lances de falta e escanteio. Porém, as chances continuaram não sendo aproveitadas e, quando conseguiu mais uma boa chance, os Blues não desperdiçaram.
Já aos 37 minutos, o Chelsea engatou um ataque em velocidade que começou no campo de defesa. Caicedo encontrou Colwill na esquerda e o camisa 26 dos Blues escapou em velocidade pelo espaço antes de passar para Palmer. O autor do primeiro gol, desta vez, foi garçom ao passar a bola para Madueke, que finalizou com muito estilo para ampliar a vantagem dos visitantes. Pouco aconteceu depois do segundo gol dos Blues e, apesar dos minutos restantes no tempo regulamentar e dos cinco minutos de acréscimos, o placar permaneceu com a vitória parcial do Chelsea por 2 a 0.
Segundo tempo
O Luton Town voltou com uma postura diferente depois do intervalo, pressionando em busca do gol que colocaria o time de volta de novo no jogo. Porém, os Hatters fizeram mais do mesmo: concluíram poucas jogadas e não se aproveitaram das chances criadas a partir das bolas paradas.
Diante disso, o Chelsea controlou o jogo em um ritmo diminuído, mas que não comprometeu o resultado. Mais ainda, aos 24 minutos da etapa complementar, Nico Jackson encontrou um baita passe em profundidade para Palmer que driblou o goleiro e alguns defensores do Luton, abrindo caminho para colocar a bola no fundo da rede sem qualquer obstáculo.
Com uma desvantagem de três gols, o Luton voltou a se soltar no jogo e enfim conseguiu aproveitar suas chances. Quatro minutos depois do terceiro do Chelsea, Adebayo marcou, mas um impedimento foi marcado na origem da jogada e o gol foi anulado. Mas aos 34, o Luton teve sucesso com direito a lei do ex: Barkley marcou após bom escanteio de Doughty.
Os Hatters seguiram pressionando depois de marcarem o primeiro gol e aos 40 minutos tiveram mais uma grande chance com Morris. Petrovic fez uma defesa espetacular para impedir o segundo dos donos da casa. No entanto, na sequência do lance, o Luton diminiu com Adebayo.
Os minutos finais e acréscimos foram de tensão total, sobretudo para o Chelsea que seguiu sendo bem pressionado pelo Luton até o apito final. Embora a pressão tenha sido grande, o placar não sofreu novas alterações e a partida terminou com a vitória dos Blues por 3 a 2.
Destaque da partida
Com dois gols e uma assistência, Cole Palmer mais uma vez é destaque em uma partida que termina com a vitória do Chelsea. Com os números do jogo deste sábado, Palmer chegou a 12 contribuições diretas para gol pelos Blues. Mas, para além dos números, o camisa 20 se tornou figura central na dinâmica ofensiva do time, tendo liberdade para se movimentar e constantemente criando chances – seja para ele ou para os companheiros.
Apesar do destaque ter sido Palmer, vale fazer uma menção honrosa a Noni Madueke que por muitas vezes foi deixado de lado por Pochettino na temporada e ainda ficou um tempo fora por lesão.
Depois de uma boa performance saindo do banco contra o Crystal Palace na 19ª rodada, Madueke começou o jogo contra o Luton Town como titular e correspondeu como esperado. Além de marcar um gol, o camisa 11 dos Blues terminou o jogo com cinco desarmes e nove duelos ganhos (60% de duelos vencidos).
Próximos compromissos
Chelsea
- Preston – 06/01, 14h30 – FA Cup (3ª rodada), Stamford Bridge
- Middlesbrough – 09/01, 17h – EFL Cup (semifinal – jogo de ida), Riverside Stadium
- Fulham – 13/01, 9h30 – Premier League (21ª rodada), Stamford Bridge
Luton Town
- Bolton – 07/01, 11h – FA Cup (3ª rodada), Kenilworth Road
- Burnley – 15/01, 16h45 – Premier League (21ª rodada), Turf Moor
- Brighton – 30/01, 16h45 – Premier League (22ª rodada), Kenilworth Road