Vindo de duas derrotas fora de casa nas últimas duas rodadas da Premier League, o Chelsea retorna a Stamford Bridge onde enfrentará o revigorado Sheffield United neste sábado (16) às 12h (horário de Brasília) em partida válida pela 17ª rodada do Campeonato Inglês.
A sequência dura dos Blues em dezembro segue marcada por resultados ruins após a derrota para o Everton por 2 a 0 na última rodada, enquanto os Blades trouxeram Chris Wilder de volta para o comando da equipe e receberam o treinador com uma vitória sobre o Brentford por 1 a 0, graças ao gol de James McAtee.
Chelsea
Apesar de somar 72% de posse de bola, o Chelsea não conseguiu criar e se aproveitar das poucas boas chances que teve, deixando mais três pontos pelo caminho. A derrota em Goodison Park na última marcou ainda o quinto jogo consecutivo da Premier League em que o Chelsea sofreu pelo menos dois gols, ao passo que também levou os Blues a perderem dois jogadores da defesa por lesão: Marc Cucurella e Reece James, que não terão condições de enfrentar o Sheffield. Além disso, o goleiro Robert Sánchez precisou ser substituído durante a derrota para o Everton e também não estará presente em Stamford Bridge neste sábado.
Mauricio Pochettino ainda terá mais sete desfalques para a partida contra os Blades: Trevoh Chalobah, Ben Chilwell, Carney Chukwuemeka, Wesley Fofana, Romeo Lavia, Noni Madueke e Lesley Ugochukwu ficam de fora do confronto desta rodada por conta de lesão. No entanto, o treinador argentino teve os retornos de Malo Gusto e Christopher Nkunku, sem restrições, às atividades, o que pode significar a possibilidade de que o lateral e o atacante, que ainda não fez sua estreia oficial pelo Chelsea, estejam disponíveis.
Ademais, ao longo de toda a semana Pochettino promoveu a participação de diversos jogadores das categorias de base dos Blues nos treinos. Por conta do elevado número de lesões que assola o plantel, isso tem acontecido ao longo de toda a temporada até aqui. Porém, nas partidas, os jogadores da academia tem tido poucas oportunidades, apesar de representarem opções sólidas para o treinador em um momento delicado da equipe.
Provável escalação: Petrovic; Gusto, Disasi, Badiashile e Colwill; Fernández e Caicedo; Sterling, Gallagher e Palmer; Jackson.
Sheffield United
Conquistando sua primeira vitória em seu retorno ao Sheffield United, Chris Wilder tem plenas condições de dar sequência ao momento ruim do Chelsea neste mês de dezembro, apesar da vitória sobre o Brentford não ter significado qualquer melhora imediata na posição do clube na tabela. Mesmo seguindo na lanterna da Premier League, o bom resultado somado ao retorno de um treinador que conhece o clube e se identifica com a instituição pode representar um bom ponto de inflexão na temporada dos Blades.
O jogo deste sábado ainda é cedo para os retornos de Chris Basham, John Egan, Tom Davies, Rhys Norrington-Davies, Rhian Brewster e Daniel Jebbison, enquanto Jack Robinson precisará cumprir suspensão após levar o quinto amarelo. Por outro lado, Wilder confirmou que terá os retornos de George Baldock e Ben Osborn para o compromisso na capital inglesa.
Provável escalação: Foderingham; Bogle, Ahmedhodzic, Trusty e Lowe; McAtee, Norwood, Souza, Hamer e Archer; McBurnie.
Retrospecto Chelsea x Sheffield United
O histórico do confronto aponta para a vantagem do time de Londres que tem 41 vitórias contra 28 da equipe de South Yorkshire. Além disso, são 16 empates Blues e Blades.
O último encontro entre os clubes aconteceu em 21 março de 2021, em confronto válido pela fase de quartas de final da FA Cup. Naquela ocasião, o Chelsea venceu o Sheffield por 2 a 0, com Norwood (contra) e Ziyech marcando os gols da partida. Por coincidência, Andy Madley, árbitro que apitou aquela partida da copa nacional, será o responsável por apitar o reencontro entre os times na Premier League.
Onde assistir Chelsea x Sheffield United
O jogo em Stamford Bridge terá transmissão da ESPN (TV por assinatura) e do Star+ (serviço de streaming).
Ficha técnica
- Jogo: Chelsea x Sheffield United
- Competição: Premier League – 17ª rodada
- Estádio: Stamford Bridge – Londres, Inglaterra
- Horário: 12h (Horário de Brasília)
Arbitragem Chelsea x Sheffield United
- Árbitro: Andy Madley
- Assistente 1:Harry Lennard
- Assistente 2: Nick Hopton
- Quarto árbitro: Rob Jones
- VAR: Peter Bankes
- Assistente do VAR:Eddie Smart