Artilheiro nato nas categorias de base, Dujuan “Whisper” Richards estreou pela seleção principal da Jamaica no início deste ano, aos 17 anos, em um amistoso com Trinidad e Tobago. Três dias depois, Whisper fez sua primeira partida como titular pelo seu país e no início deste mês completou seu primeiro jogo completo pelos Reggae Boyz contra o Catar. Mais recebtemente, Richards foi selecionado pela Jamaica para disputar a Copa Ouro que começa neste sábado (24).
Nascido em Porto Real, o jovem atacante se desenvolveu na Phoenix Allstars Football Academy, onde chegou aos 11 anos de idade. Antes de ser recrutado pelo Chelsea, Dujuan passou por testes no Newcastle.
Porém, a equipe de recrutamento dos Blues interveio: Joe Shields, co-diretor de recrutamento e talento, foi até a Jamaica para convencer Dujuan a rumar para a capital da Inglaterra.
Por conta das restrições de idade nos processes de transferência de jogadores estrangeiros para o futebol inglês, Whisper se juntará ao Chelsea ao longo da temporada 2023/24, após ele completar 18 anos. Inicialmente, o jovem jamaicano fará parte do programa da academia dos Blues.
Por outro lado, a avó de Richards é inglesa, o que pode favorecer a chegada de Richards ao futebol inglês. Para além da questão da idade, jovens estrangeiros precisam acumular pontos baseados em sua experiência no futebol para obter o visto de trabalho no Reino Unido – como foi o caso de Andrey Santos que, inclusive, teve seu visto aprovado há pouco tempo.
No entanto, a ascendência inglesa pode influenciar nesse processo no caso de Dujuan e favorecer sua chegada aos Blues o quanto antes após ele completar 18 anos.