Em dia movimentado, Chelsea anuncia empréstimos e saídas e fica perto de concluir mais negócios

Apesar dos grandes números de chegadas e saídas, os Blues seguem ativos na janela de transferências que se aproxima do fim

O Chelsea é um dos clubes que mais tem se movimentado nesta janela de transferências, isso se não for o que mais se movimentou até aqui, tanto em termos de chegadas como de saídas. Cada vez mais, é evidente a reformulação, muito necessária, que os Blues vem fazendo na sua equipe principal masculina. Uma reformulação que, acima de tudo, contou com a chegada de um novo treinador, Mauricio Pochettino, que ainda busca fechar seu time para o restante da temporada com a janela de transferências a pouco mais de duas semanas de seu fim.

Depois de anunciar a contratação de Moisés Caicedo na última segunda-feira, o Chelsea viu uma terça-feira movimentada no mercado. Não apenas estando próximo de fechar a contratação de mais um nome importante para o plantel de Pochettino, mas também tendo nomes ligados a outros clubes, além de ter confirmadas saídas em empréstimo e em definitivo.

Ben Elliott, graduado na mesma classe da academia que Levi Colwill, Bashir Humphreys, Tino Livramento e muitos outros nomes que brilham pelo futebol inglês e mundial, deixou o Chelsea após 14 anos no clube e defenderá as cores do Reading, da League One. Sofrendo uma grave lesão no joelho que o deixou longe dos gramados por dois anos, além de gerar preocupações em alguns momentos posteriores, Elliott fez uma última temporada fantástica com a equipe sub-21 dos Blues, jogando com regularidade e no mais alto nível, o que o rendeu sua estreia pela seleção do Camarões em junho deste ano.

Reading FC | Ben Elliott signs on a permanent deal from Chelsea
Ben Elliott assina com o Reading. Foto – Jason Dawson

 

Perto de completar 21 anos, o próximo passo era o futebol profissional com regularidade e alguns clubes apareceram interessados na contratação do jovem meio campista, no entanto, foi o Reading que conseguiu a contratação de Elliott, que assina por três anos com os Royals. Os valores da negociação não foram divulgados, mas, segundo informações que apareceram na mídia, o Chelsea não fez questão de receber um valor alto pelo meia. Porém, demandou uma cláusula de revenda mais alta, que também não foi divulgada.

Além disso, foram anunciadas as saídas por empréstimo de Cesare Casadei e Harvey Vale. Artilheiro da Copa do Mundo Sub-20, Casadei partirá para o seu segundo empréstimo estando pouco mais de um ano na Inglaterra. Desejo antigo de Enzo Maresca, o treinador italiano enfim conseguiu a contratação do seu compatriota por empréstimo, fazendo de Cesare o mais novo reforço para o Leicester, que busca o retorno à Premier League.

Cesare Casadei in training for the first time with the Foxes.
Casadei treinou pela primeira vez com os Foxes, que enfrentam o Cardiff no sábado (19). Foto – LCFC/Twitter

 

Depois de fazer sua estreia pelo profissional do Chelsea e conquistar a Euro Sub-19 em 2022, Harvey Vale saiu em empréstimo no início da última temporada para o Hull City. Contudo, seu tempo com os Tigers não foi dos melhores, com o meia-atacante batalhando com algumas lesões enquanto o clube vivia um momento conturbado. Com isso, Harvey foi chamado de volta pelo Chelsea e passou o restante da última temporada com a equipe sub-21.

Desta vez, Vale sai em empréstimo para o Bristol Rovers, da League One, inicialmente por toda a temporada, buscando ter a sequência que não teve no clube da Championship em 2022/23. Entende-se que os Blues colocaram uma cláusula que permite que o jovem seja chamado de volta para Londres caso surja uma oportunidade de empréstimo em um nível mais alto para o jogador.

Enquanto esses são os movimentos de saída confirmados, surge na mídia a possibilidade de que Hakim Ziyech deixe Londres e rume à Paris para se tornar o novo reforço do Paris Saint-Germain. O PSG demonstra interesse em Ziyech desde a janela de transferências de janeiro, quando tentou a contratação do meia marroquino por empréstimo, porém, o movimento não foi concretizado por conta de problemas na troca de documentos entre os clubes.

Com a saída de Neymar, portanto, o time parisiense volta sua atenção ao marroquino que pode vir a ser o substituto perfeito para o ex-camisa 10. De acordo com o jornalista Izem Anass, “se tudo der certo, Ziyech se juntará ao PSG”. Sendo assim, Ziyech se tornaria a 14ª venda de jogadores do time principal do Chelsea nesta janela.

Por outro lado, outros dois nomes de interesse dos Blues parecem mais próximos do clube. Na manhã desta terça-feira, o jornalista Fabrice Hawkins (RMC Sports) confirmou o acordo entre Chelsea e Crystal Palace pela transferência do meia-atacante/ponta direito Michael Olise. Os valores da transferência devem ficar em torno de £35 milhões, valor da cláusula de liberação do jogador.

Olise passou sete anos na academia do Chelsea antes de acumular passagens pela base do Manchester City e do Reading, por onde estreou como profissional, ainda em 2019. Em 2021, Michael fez sua mudança para o Crystal Palace onde está desde então. O jogador já aceitou os termos com os Blues, resta o acordo definitivo entre os clubes para a contratação ser finalizada. Um eventual retorno ao Chelsea, mais ainda, significaria a reunião de Michael com seu irmão Richard, de 18 anos, que faz parte da academia do dos Blues.

 

Image
Michael segue em recuperação de lesão que teve durante a Euro Sub-21 em junho. O jogador ainda está em processo de recuperação – o que é de conhecimento do Chelsea. Foto – Equipe de France

 

Por fim, dando sequência à renovação do meio campo para a temporada, o Chelsea entrou na briga por Roméo Lavia junto ao Liverpool e acabou levando a melhor sobre os Reds. O jovem meio campista do Southamptou escolheu os Blues e o clube londrino chegou a um acordo definitivo com os Saints pelo jogador de 19 anos. Segundo o jornalista David Ornstein, do The Athletic, a transferência terá um valor base de £53 milhões com um adicional de £5 milhões por metas, algo girando em torno de 367,2 milhões de reais na cotação atual.

Chelsea agree Romeo Lavia fee with Southampton in second transfer blow to Liverpool - Mirror Online
Lavia passou a última temporada no Southampton que, rebaixado, perderá um de seus grandes nomes. Foto – Getty Images

 

A finalização do negócio acontecerá depois dos exames médicos de Lavia junto ao Chelsea, que devem acontecer ainda esta semana. O Manchester City, por onde o jogador teve passagem nas categorias de base, terá direito a 20% do valor recebido pelo Southampton por conta da cláusula inserida no contrato de Lavia quando deixou os Citizens pelos Saints no verão passado.

você pode gostar também