Safe Browsing
Pular para o conteúdo

Clube confirma transferência de jovem atacante cazaque para o Chelsea em 2026

O atacante Dastan Satpayev, de 16 anos, que defende o FC Kairat Almaty e a seleção sub-17 do Cazaquistão, se juntará ao Chelsea em 2026.

  • Siga o Na Beira do Campo no X e no Instagram

O interesse dos gigantes ingleses pelo jovem atacante foi reportado pelo jornal cazaque Tengri Sport no último mês de janeiro. Agora, o Kairat Almaty confirmou a transferência de Satpayev para o Chelsea.

Satpayev esteve em Cobham, centro de treinamentos do Chelsea, no último mês de dezembro. Durante seu período em Londres, ele passou por um período de testes que foi decisivo para os ingleses tomarem a decisão de contratá-lo.

Por conta das regras de transferências da Premier League, o jovem atacante só completará sua mudança para os Blues no verão europeu de 2026, quando completar 18 anos. Até lá, Satpayev seguirá atuando pelo Kairat. Caso venha a atuar pelo profissional do Chelsea, Dastan pode vir a se tornar o primeiro jogador do Cazaquistão a disputar a Premier League.

Quem é Dastan Satpayev?

Nascido em Almaty, Dastan ingressou na academia do Kairat aos oito anos e passou por todas as etapas de formação. De acordo com o clube, “desde o início, destacou-se pelo seu trabalho árduo, disciplina e busca pela excelência”.

MEGA_SPORTS🇧🇪🇬🇭💯 (Joshua 1-9) on X: "🔜🔜🇰🇿 🚨#CFC is set to sign Dastan  Satpayev from Almaty's Kairat. The Kazakhstan youth national team, #FW,  will join Chelsea.⏳️✔️ @hrachoff first call. https://t.co/LcexuWQVZi" / X
Satpayev em ação pelo Kairat Almaty. Foto – Reprodução/Internet

Em maio de 2024, ele se tornou o jogador mais jovem da história do Kairat a estrear pela equipe principal. Dastan tinha 15 anos em sua estreia.

Além disso, ele vem sendo convocado com regularidade para a seleção sub-17 do Cazaquistão desde 2023 e, mais recentemente, assumiu o fardo de capitão da equipe durante os jogos das qualificatórias para a Euro Sub-17 deste ano.

Números e reconhecimentos na carreira

  • 28 jogos, 26 gols e 10 assistências em duas temporadas na QJ League
  • Jogador mais valioso da temporada 2024 da QJ League
  • 5 partidas e um gol da vitória na Primeira Liga
  • 4 jogos, 1 gol e 1 assistência na UEFA Youth League

A nova abordagem do Chelsea no mercado

Desde a venda do clube inglês para o consórcio americano liderado pela Clearlake Capital, o Chelsea adotou uma nova abordagem no mercado de transferências. A prioridade voltou-se para a construção de um time jovem, que se desenvolva junto, e que possa vir a garantir sucesso para a equipe de Stamford Bridge por muitos anos.

Nesse sentido, grande parte das movimentações dos Blues no mercado de transferências é visando a contratação de jogadores jovens, de até 25 anos, que assinam contratos de duração longa e com salários que vão sendo alavancados com o alcance de metas pessoais e coletivas.

Mas, os Blues também tem adotado outra grande estratégia no mercado de transferências: buscar os jogadores “na fonte”. Em outras palavras, o Chelsea busca captar os talentos em seus clubes formadores e cedo em suas carreiras. Baseados nessa estratégia, os ingleses buscaram Kendry Páez, no Independiente del Valle, Estêvão, no Palmeiras, e Aaron Anselmino, no Boca Juniors.

Chelsea prepara proposta a Estêvão, do Palmeiras, diz jornalista
Estêvão, do Palmeiras, comemora seu gol sobre o Botafogo-SP, pela Copa do Brasil de 2014. Foto – Cesar Greco/Palmeiras

Em alguns casos, captando esses talentos muito cedo, o Chelsea precisa esperar para completar as transferências. Isso porque, pelas regras da Federação Inglesa, jogadores estrangeiros só podem completar suas mudanças para a Inglaterra após completarem 18 anos.

Tanto Estêvão como Kendry são exemplos dessa espera. Ambos foram contratados pelo Chelsea aos 17 e 16 anos, respectivamente. A dupla de atacantes chegará em Stamford Bridge apenas em junho deste ano, quando os dois já terão completado 18 anos. Estêvão ainda se juntará aos Blues um pouco depois porque disputará o Super Mundial da FIFA com o Verdão.