Enzo Maresca comanda Chelsea à vitória em retorno ao King Power Stadium

Maresca exaltou a vitória construída com gols de Nico Jackson e Enzo Fernández

Enzo Maresca reencontrou o Leicester pela primeira vez desde que deixou o comando do clube no último verão europeu e saiu vitorioso. O Chelsea de Maresca bateu o Leicester de Steve Cooper por 2 a 1, com os gols de Nicolas Jackson e Enzo Fernández sendo suficientes para garantir mais três pontos para os Blues na Premier League, apesar de Jordan Ayew diminuir a desvantagem no placar nos acréscimos.

  • Siga o Na Beira do Campo no X e no Instagram

A escolha de Maresca

O treinador italiano promoveu três mudanças no Chelsea em relação à última partida na Premier League para enfrentar o Leicester. Sem Reece James, a opção de Maresca foi por montar a defesa com três zagueiros de origem, além de Marc Cucurella na lateral esquerda. Assim, Wesley Fofana, que também passou pelo Leicester na carreira, fez a função de lateral direito e Levi Colwill e Benoit Badiashile (uma das novidades) formaram a dupla de zaga.

No meio campo, Enzo Fernández voltou a atuar ao lado de Moisés Caicedo enquanto Nicolas Jackson manteve sua titularidade no comando do ataque, contando com o apoio de Noni Madueke e Cole Palmer. A última das novidades de Maresca para a partida no King Power Stadium foi a escalação de João Félix no time titular. Por algum tempo o treinador indicou que gostaria de ver o português atuando junto com Palmer, e foi a primeira vez que conseguiu fazê-lo.

Image
João Félix foi titular pela primeira vez na atual campanha da Premier League. Foto – Darren Walsh/Chelsea FC

Reações à partida

Abrindo o placar do Chelsea x Leicester aos 15 minutos, Jackson chegou ao seu sétimo gol na atual campanha da Premier League. Com isso, o atacante senegalês se igualou a Palmer na artilharia dos Blues na competição.

Jackson opens the scoring at the King Power Stadium
Jackson forçou erro de defensor do Leicester para abrir o placar com estilo no King Power Stadium. Foto – Divulgação/Chelsea

Mas, para além da estrela de Jackson para colocar a bola no fundo da rede, Maresca disse estar impressionado com o trabalho do camisa 15 fora da posse de bola, o que ficou bem ilustrado pela pressão que ele exerceu sobre o zagueiro Wout Faes para retomar a bola e marcar o primeiro gol do Chelsea na partida.

Ele está indo muito bem“, disse o treinador. “Já falei muitas vezes desde que começamos, ele está trabalhando muito duro com a posse e sem ela. Ele está fazendo um esforço para entender a forma como queremos jogar“.

Maresca também ressaltou a versatilidade de Jackson para atuar em diferentes alturas do campo e exercendo funções distintas ao longo das partidas.

Por vezes usamos ele quase como um meia, subindo. Por vezes usamos ele atacando por trás, como contra o Brighton ou até hoje [contra o Leicester]. Depende um pouco do plano de jogo

Estamos muito felizes com Nico e com a forma que ele está jogando com a bola, mas especialmente quando ele não tem a posse, a forma como ele pressiona. Neste momento estamos muito felizes e temos certeza de que ele vai evoluir e fazer ainda melhor jogo após jogo“, concluiu o italiano.

Outro jogador que recebeu elogios especiais por parte de Enzo Maresca foi seu xará, Enzo Fernández. O meio-campista argentino retornou ao XI inicial pela Premier League pela primeira vez desde o dia 6 de outubro, no empate em 2 a 2 com o Nottingham Forest.

Fernandez heads in the decisive goal at the King Power Stadium
Enzo Fernández marcou o gol que garantiu os três pontos para o time londrino. Foto – Divulgação/Chelsea FC

O camisa 8 dos Blues não apenas marcou o gol da vitória já no segundo tempo, mas deu a assistência para o gol de Jackson. Por isso, foi eleito o melhor da partida pela própria Premier League ao fim do jogo. A performance do argentino também foi bem apreciada por Maresca, que disse que Fernández está impressionando, mas que sua titularidade dependerá do plano de jogo.

“Enzo se saiu muito bem hoje. Ele está bem desde que começamos, assim como o João Félix, como já falei muitas vezes. O problema é que dependendo do plano de jogo usamos diferentes tipos de jogadores

Estou tentando convencer o Enzo da forma como joguei no ano passado [no Leicester] com [Wilfred] Ndidi e Kiernan [Dewsbury-Hall], o meio-campista ofensivo tem que chegar dentro da área. A razão pela qual ele marcou hoje foi porque estava na área. Caso contrário, de fora da área você não vai marcar gols“, concluiu o treinador.

Atualizações do departamento médico

Mesmo tendo confirmado apenas o capitão James como desfalque para a viagem do Chelsea ao King Power Stadium, o técnico Enzo Maresca teve algumas ausências mais para a partida contra seu ex-clube.

Colwill played the full 90 minutes against Leicester despite suffering from illness
Levi Colwill passou mal, mas atuou os 90 minutos na vitória sobre os Foxes. Foto – Divulgação/Chelsea FC

Malo [Gusto] viajou com a gente para Leicester, mas durante a noite, infelizmente, não se sentiu bem, passou mal, e ficou de fora“.

Outro jogador do Chelsea que se sentiu mal durante a viagem foi Levi Colwill. Contudo, ao contrário de seu parceiro de defesa Malo Gusto, o zagueiro não apenas teve condições de jogar, como atuou ao longo de todos os 90 minutos de jogo neste sábado.

Pedro [Neto] teve um problema quando estava com a seleção. Tinha uma chance de que ele pudesse estar conosco, porém não quisermos arriscar nada neste jogo e esperamos que ele esteja disponível para o próximo“, disse Maresca.

Em relação a Reece James, o treinador disse não ter atualizações. Apenas confirmou que o capitão da equipe deve realizar exames para entender melhor a gravidade da situação e as decisões serão tomadas a partir disso.

Próximo compromisso

O Chelsea de Enzo Maresca retorna a campo nesta quinta-feira (28) às 14h45 (horário de Brasília) para enfrentar o Heidenhem pela 4ª rodada da UEFA Europa Conference League. A partida será disputada na Voith-Arena, na Alemanha.

você pode gostar também