Em sua volta a Premier League após o título mundial em cima do Fluminense, o Manchester City foi até Liverpool nesta quarta (27) no estádio Goodison Park e venceu de virada o Everton pelo placar de 3 a 1. Jack Harrison abriu o placar enquanto Foden, Alvarez e Bernardo Silva marcaram para os azuis de Manchester. Com o resultado, o City chega na quarta posição com 37 pontos em 18 jogos (tem um jogo a menos que os demais, contra o Brentford, devido ao Mundial) e está a cinco do líder Liverpool. Já o Everton, que teve 10 pontos deduzidos devido as regras de fair-play financeiro, se mantém na 17ª posição com 16 pontos. Veja como foi a partida:
Primeiro Tempo
O Manchester City deu bastante trabalho para Pickford desde o início. O goleiro do Everton e da seleção inglesa foi acionado nos chutes de Grealish, Alvarez e Matheus Nunes – o luso-brasileiro inclusive chegou a ficar cara a cara com Jordan Pickford, mas foi displicente e desperdiçou a melhor chance do City na primeira etapa. Os ‘milagres’ do goleiro inglês mantiveram os Toffees na partida e permitiu que a equipe saísse mais ao ataque.
Aos 29 minutos, Rodri tentou sair jogando dentro da área após desarmar Beto, mas sem equilibrio, deu um passe para atrás que serviu como um assistência para McNeil chegar cruzando para Jack Harrison, ex-City, aparecer na pequena área e só empurrar para as redes. Festa em Goodison Park para os donos da casa, que viam o momento da partida mudar.
A partir do gol, os Toffees anularam a criação do Manchester City e levavam mais perigo ao gol. Após escanteio aos 34, Jack Harrison, querendo fazer valer ainda mais a lei do ex, aproveitou o rebote e finalizou para excelente defesa de Ederson. O City encontrava dificuldade para achar os espaços e viu John Stones se lesionar mais uma vez. O zagueiro sentiu o tornozelo esquerdo após dividida com Beto e teve que ser substituído por Gvardiol ainda na primeira etapa. Após o jogo, Pep Guardiola comentou que a lesão “parece ser séria”.
Segundo Tempo
O Manchester City voltou diferente para a segunda etapa, e quando eu digo diferente, eu quero dizer que voltou com cara de Manchester City. Controlando o jogo e sem deixar o Everton jogar, o City buscou correr logo atrás do placar, e conseguiu. Aos oito minutos, em cobrança de escanteio curta, os Cityzens trabalharam a bola até Phil Foden ficar livre fora da área, o meia inglês recebeu e rapidamente bateu forte no canto inferior esquerdo de Pickford, que encoberto pela marcação do Everton nada pode fazer. Era o empate do City.
A pressão continuou e um minuto depois do gol, o mesmo Foden apareceu dentro da área para desviar a bola e ver ela cruzando lentamente na frente do gol do Everton sem entrar. Aos 15, falta em Grealish na entrada da área. Julian Alvarez bateu bem para a boa defesa do goleiro inglês, que mandou para escanteio. Na cobrança, Foden chutou o rebote em cima da marcação, a bola sobrou então para Aké finalizar em cima de Onana, que parou a bola com o braço, pênalti para o Manchester City. Na cobrança, Alvarez bateu no meio do gol, Pickford chegou ainda a tocar na bola com o pé mas não evitou a virada do City.
Agora com o controle do placar, o City diminuiu o ritmo mas sem deixar que o Everton levasse muito perigo. Mesmo assim, aos 30, Patterson achou Jack Harrison pela direita nas costas da marcação, o ponta chegou cruzando para Carlvert-Lewin, que fechava na primeira trave junto com Akanji. O atacante dos Toffees chegou primeiro porém tirou demais de Ederson e a bola sai a esquerda do gol. Foi a melhor chance dos donos da casa na segunda etapa, que ainda teria o terceiro do City.
Aos 40, Pickford saiu do gol após um recuo de bola, dominou mal e teve que se livrar da bola ao ver Alvarez pressionando o passe. Ao tentar rifar, a bola bateu no argentino e sobrou para Branthwaite que, no susto, não conseguiu dominar e acabou ajeitando para Bernardo Silva bater por cobertura e marcar um golaço. 3 a 1 para o City, que ainda teve uma bola na trave no chute do Foden aos 46 minutos.
Melhor em Campo de Everton x Manchester City
Auto do gol de empate que deu início a virada, Phil Foden foi eleito o melhor em campo.
Sparking the comeback with an unbelievable strike 🌟
Your @EASPORTSFC Man of the Match is @PhilFoden 🙌#ManCity pic.twitter.com/UGliCbeL73
— Manchester City (@ManCity) December 27, 2023
Próximos confrontos de Everton e Manchester City
Os Toffes voltam a campo ainda esse ano no sabádo (30), às 12h, para enfrentar o Wolverhampton no estádio Molineux. No mesmo dia e hora, o Manchester City recebe o Sheffield United no Etihad Stadium. Ambos os jogos são válidos pela 20ª rodada da Premier League.