O “Deadline Day” foi cruel para o Everton nesse início de temporada. Pese saídas menos (ou quase) sentidas com a de Tom Cannon para o Leicester e a rescisão de contrato de Jean Phillipe Gbamin, os Toffees perderam um de seus jogadores mais importantes: Alex Iwobi.
Um dos jogadores mais importantes do clube de Merseyside desde sua chegada em 2019 (vindo do Arsenal em um contrato de cinco anos, onde o Everton desembolsou cerca de 35 milhões de euros), Iwobi rapidamente adquiriu a posição de titular na equipe e mesmo com as trocas de comando técnico, seguiu geralmente entre os 11 iniciais. O bom desempenho aliado as múltiplas funções ofensivas do meio para frente catapultaram o jogador a ser um dos destaques de uma equipe que brigou ferrenhamente contra o rebaixamento nas últimas duas temporadas.
Com a dificuldade do clube de Liverpool em conseguir lutar por algo mais e com uma boa campanha recente sob o comando de Marco Silva (ex-treinador dos azuis), o Fulham acertou a contratação do meio campista de 27 anos. Agora com as cores do novo clube, o jogador já deu suas primeiras palavras:
“Marco Silva falou comigo e me contou sobre as ambições do clube e para onde ele quer ir. Estou pronto e espero poder trazer algo para o Fulham. Ele (Marco Silva) quer que eu me desafie, que desafie minhas expectativas e sinto que ele me deu um impulso de confiança, espero poder retribuir essa confiança dada.”
Nascido em Lagos, na Nigéria (e sobrinho de um dos maiores jogadores do futebol nigeriano Jay-Jay Okocha) mas criado na Inglaterra desde seus quatro anos (inclusive foi pelo English Team que o jogador optou defender nas categorias inferiores), Iwobi começou sua carreira no Arsenal em 2015. Até 2019, ano em que se transferiu para o Everton, o jogador realizou 149 partidas pelos Gunners (foram 15 gols e 25 assistências) e conquistou a FA Cup de 2016/17 além da Community Shield nos anos de 2015 e 2017.
Pela sua seleção, Alexander Chuka Iwobi tem 63 partidas e 10 gols marcados, além de ter participado da Copa do Mundo disputada na Rússia em 2018.
Em sua passagem pelo Everton, o meia realizou ao todo 123 jogos e 10 gols marcados, sendo escolhido como “Jogador do Ano” dos Toffees na temporada passada. Apesar dos valores não terem sido divulgados oficialmente, especula-se que o custo da operação tenha girado por algo em torno de 22 milhões de euros. Agora vestindo a camisa dos Cottagers, Iwobi ainda não tem data para estrear por estar afastado por lesão na coxa.