Por que o Everton é conhecido como Toffee?

Um dos apelidos mais icônicos apelidos do futebol inglês, a alcunha de Toffees no Everton surgiu devido a um doce

O Everton é um dos maiores e mais tradicionais clubes da Inglaterra. Pioneiro em diversos quesitos fundamentais na história do esporte, o clube de Merseyside tem um apelido um tanto pitoresco: “Toffees”. Aqui vamos explicar a origem e o motivo dessa alcunha do clube azul da cidade de Liverpool.

Você já deve ter se perguntado: se assim como o Chelsea, o Everton também veste azul, por qual motivo o clube de Merseyside é pouco chamado de “Blues”? Por incrível que pareça, a resposta remete sim a tradução literal da palavra “Toffee” (“caramelo” em bom português).

Das várias histórias contadas, a mais condizente remete a mudança do Everton Football Club para o Goodison Park no distante ano de 1892. Na ocasião, havia uma pequena loja de doces (caramelos) chamada Mother Noblett’s (gerida por Molly Bushell), que se encontrava Everton Brow e Brow Side, nas proximidades da prisão Prince Rupert’s Tower (também conhecida como Everton Lock-Up).

Assim sendo, a lojinha vendia a chamada “Everton Mint” (uma bala listrada nas cores preto e branco, as primeiras cores do clubes, que mudou diversas vezes até definir o azul ) que era muito popular entre a torcida do clube, cada vez mais presente e atuante em sua nova casa.

Aqui uma curiosidade: o nome Prince Rupert’s Tower pode soar estranho, mas você já está bastante familiarizado, já que ele está no centro do emblema do escudo.

O emblema atual do Everton com a Prince Rupert’s Tower no centro do escudo dos “Toffees”. (Foto: Reprodução da Internet)

 

Além das vendas em sua loja física, outro fator bastante atrativo e que “ajudou” nesse processo do novo apelido do clube foi uma espécie de ritual que virou tradição: muito inteligentemente, Molly Bushell negociou com o clube e sua neta Jemma Bushell (que viria a ser conhecida como “Toffee Lady”). A menina trajada com as cores do clube, caminhava com uma cesta em mãos ao redor do campo e vendia a “Everton Mint” para a torcida, aumentando assim a conexão entre clube e comunidade, que abraçou a tradição que ali nascia. Assim sendo, era inevitável o Everton e seus fãs serem conhecidos como “Toffees” ou “The Toffeemen”.

Outra versão também aceitável e que certamente é menos popular que a primeira aqui detalhada, remete a fundação do clube em 1878. Havia uma loja de doces chamada “Ye Anciente Everton Toffee House” (administrada por Ma Bushell), que ficava nas proximidades do Queen’s Head, lugar que era usado para as primeiras reuniões do Everton como clube de futebol.

Everton
A tradição da Toffee Lady, presente ao longo de toda história do Everton. (Foto: Reprodução/Liverpool Echo)

 

Ao longo de sua tradicional história, o clube azul rival do Liverpool teve diversos apelidos: além de ocasionalmente serem chamados de Blues, o Everton também foi conhecido como The Black Watch” em alusão a um famoso regimento do exército na época; The School of Science” (apelido dado pelo ex-jogador Steve Bloomer, admirador do estilo de jogo daquele Everton campeão primeira divisão na temporada 1927-28);

“The Dogs of War” em alusão a duríssima final da FA Cup de 1995 (vencida por 1 a 0 diante do Manchester United); “The People’s Club” (apelido dado por David Moyes em sua chegada aos Toffees ano ano de 2002, onde em entrevista o treinador escocês disse ter visto muitos torcedores do lado azul de Liverpool pelas ruas, fato que chamou sua atenção em como o Everton era popular em uma cidade com um vizinho muitas vezes mais “badalado” e mais vitorioso).

Fato é que com tantos apelidos e tanta importância na história do futebol, o Everton merecia um apelido raro para chamar de seu e ser assim facilmente identificado no mundo do esporte, principalmente na liga mais atrativa e disputada do mundo que é a primeira divisão inglesa, a famosa Premier League.

você pode gostar também