Conheça Changy: o mascote do Everton FC

Um novo patrocinador fez o Everton ganhar um atípico porém carismático mascote para animar seus fãs por mais de uma década.

A criação de mascotes é algo já normal no futebol: além de deixar um ar mais “leve” e aproximar as crianças com todo o tipo de brincadeira e interação, os mascotes ajudam a animar a torcida em momentos de tensão durante as partidas. Dono de uma das histórias mais pioneiras e ricas no esporte bretão, o Everton FC tem seu mascote por uma causa no mínimo “inusitada”.

Um dos mais vitoriosos clubes ingleses em toda história (com 09 conquistas de Campeonato Inglês) e um dos fundadores da primeira liga de futebol do mundo no distante ano de 1888, o Everton Football Club ostenta um animal que simplesmente não existe em sua cidade: um elefante.

A famosa marca de cerveja Chang Beer tem como símbolo dois elefantes separados por uma árvore. Era questão de tempo para o mamífero ser “adotado” como mascote dos Blues por longos 13 anos. (Foto: Reprodução/Coconunts Bangkok)

 

Ao longo da história, os Toffees tiveram diversos patrocinadores pela sua imponente camisa azul. No entanto no ano de 2004 a empresa tailandesa de cerveja Chang Beer chegou para patrocinar o clube, estampando sua logo (com dois elefantes) na camisa do Everton, que até então não tinha nenhum mascote de fato ou nenhum que houvesse alguma significativa relevância, o que mudou com a chegada do novo patrocinador.
Como o mercado asiático é sempre foi uma grande potência comercial, havia toda uma necessidade de aproximação de marca/patrocinador e uma das ideias foi a criação do simpático “Changy, The Elephant”.

Changy, o carismático elefante que foi mascote do Everton FC, com um fã. (Foto: Paul Thomas)

 

Ainda que elefantes não façam parte da fauna britânica, o enorme mamífero (que está associado a características como sabedoria, prosperidade, longevidade, paciência, poder e benevolência) foi bem aceito pela torcida do lado azul de Liverpool, sendo presença assídua nos jogos do Everton no Goodison Park enquanto esteve presente.
Todavia todo ciclo tem início, meio e fim. No futebol isso é ainda mais latente e com o fim do patrocínio da Chang Beer no ano de 2017, Changy também deu adeus a sua animada era com a torcida dos Blues de Merseyside.

Pioneiro em diversos aspectos do esporte, o Everton foi o primeiro clube a ter um “mascote virtual” durante uma partida de futebol. (Foto: Reuters)

Passado o período com o simpático elefante, o Everton chegou a usar um mascote inusitado durante uma partida no ano de 2018: um torcedor do clube chamado Jack sonhava em entrar em campo com os atletas, mas por problemas graves de saúde acabou impossibilitado de tal prática. Assim sendo, o clube muito gentilmente fez uma parceria com uma empresa do ramo de tecnologia de forma que o robô capaz de captar áudio e vídeo, possibilitando Jack de certa forma realizar seu sonho, ainda que de uma forma diferente.

você pode gostar também