Em meio a um mercado pouco agitado quando a chegadas e saídas, o Everton anunciou anunciou que Mason Holgate será emprestado ao Southampton até o final da atual temporada.
Nascido em Doncaster, na Inglaterra, mas com descendentes jamaicanos (sendo inclusive apto para defender a seleção caribenha), Holgate chegou aos Toffees em 2015 após seu começo de carreira no Barnsley. Lidando com muita concorrência no setor defensivo do clube azul de Merseyside, o atleta acabou emprestado ao West Bromwich Albion em 2019 (tendo bom desempenho).
Com 149 partidas no Everton, o atleta de 26 anos agora tem mais uma oportunidade de retomada na carreira. Com as concorrências (principalmente) de Tarkowski e Keane, Holgate acabaria não tendo muitas chances de apresentar seu futebol e isso ficou claro em entrevista dada aos Saints:
“Tive outras oportunidades, mas acho que a forma como o técnico se comporta e o estilo de futebol que ele joga combina perfeitamente comigo.
“A paixão com que ele (Russell Martin, treinador do clube) falou fez com que eu sentisse que era querido, o que tem sido muito importante para mim, porque houve momentos nos últimos anos em que não me senti assim. Ser desejado por alguém e fazer parte de um projeto, ver onde o clube pode chegar, é algo que quero fazer parte: levar o clube de volta onde deveria estar.”
O Southampton terminou a temporada passada na lanterna da Premier League e agora na atual temporada de Championship, o clube do sul da Inglaterra faz boa campanha: ocupam o 5º lugar com duas vitórias e um empate.