Nesta quarta-feira (30), o Everton foi em busca da classificação para a terceira rodada da Copa da Liga Inglesa, contra o time de quarta divisão inglesa, Doncaster Rovers.
Porém, apesar das diferenças orçamentárias e tradicionais, está enganado quem pensar que os Toffees tiveram vida fácil na classificação, pelo contrário, contaram com um primeiro tempo muito bom do Doncaster e saíram em desvantagem no placar, por 1×0.
Apesar da eliminação, a torcida do Doncaster Rovers apoiou os jogadores durante toda a partida, com razão, pois quase conseguiram um feito histórico para o clube. Foi muito difícil lidar com o cansaço da partida e, ainda por cima, não ter opções no banco de reserva, enquanto assistia o treinador rival, Sean Dyche, colocar nomes de referência em campo.
Primeiro tempo
O primeiro tempo foi marcado por uma dificuldade do Everton em se comportar com, e sem a bola. Demonstrou ser um time nervoso, que não se encontrava em campo e, mesmo com mais posse de bola, não sabia o que fazer com ela.
O Everton entrou na partida com um certo favoritismo, visto que enfrentava o Doncaster Rovers – time de quarta divisão do sistema da liga de futebol inglesa -, mas se sentiu incomodado, principalmente pelo seu lado esquerdo, onde o camisa 7 do Doncaster, Molyneux, atacava com tremenda facilidade o espaço.
Até os 40 minutos, não havia tido uma situação real de gol, apenas 5 finalizações, todas do Doncaster. Passado 1 minuto, surgiu uma bela jogada do Everton. Numa bola disputada, Onana ficou com a posse, levantou a cabeça e encontrou uma belo passe para o atacante Danjuma, que desperdiçou a chance chutando pra fora.
Já nos minutos finais da primeira etapa, saiu o gol do Doncaster. Em uma espécie de jogada ensaiada originada num escanteio curto, o meia Rowe cruzou na área para o atacante Ironside cravar um gol de cabeça.
Além disso, o goleiro e capitão do Everton, Pickford, teve que realizar excelentes defesas e saiu reclamando com seus companheiros de time. Graças à ele, O Doncaster não ampliou o placar.
Segundo tempo
Doncaster Rovers voltou para o segundo tempo sem alterações, já os Toffees vieram com 3 alterações na sua escalação: saem Patterson, Dobbin e Youssef Chermiti; Entram Ashely Young, Gueye e a nova contração milionária do Everton, o centroavante português Beto.
Nos minutos inicias, aconteceu um lance polêmico de suposto pênalti para o Doncaster, onde a bola bateu na mão do Gueye, mas o juíz resolveu não marcar a penalidade máxima. Teria dificultado ainda mais a partida para o Everton.
Passado 10 minutos de segunda etapa, o Everton começou a se soltar e levar mais perigo, usando muito os lados do campo, até pelo fato de estar sendo eliminado.
Os Toffees foram avassaladores no segundo tempo, muito mais organizados, principalmente pela entrada do português Beto, que formou uma dupla sensacional no ataque com o Danjuma. O português entrou com muita vontade de vencer o jogo.
O volante Onana foi outro jogador que fez uma partida muito segura, com uma incrível capacidade de cadenciar o jogo e companheiros livres. Aos 73 minutos, o volante Belga encontrou, com um passe sensacional, o Beto, que venceu na corrida o zagueiro adversário e, com um toque sutil na bola, deixou o goleiro vendido e marcou um golaço.
Segunda etapa totalmente movimentada, até por isso os jogadores, principalmente do Doncaster, demonstraram muito cansaço. Até que, aos 88 minutos, o holandês Danjuma marcou um golaço num lance individual, para garantir a classificação merecida, na evolução, para os Toffees.
Melhor da partida
É inegável que o estreante da partida e eleito craque do jogo, Beto, mostrou que veio para somar na equipe com gols e intensidade. Ele, literalmente, entrou e mudou o rumo do jogo. Mas, apesar da uma excelente partida do jogador, o atacante Danjuma foi quem teve um destaque maior na partida, até por ter jogado um tempo a mais que o português. Criou muitas jogadas individuais e contribuiu com um gol para a vitória do time. Menção honrosa para o Onana, que ajudou com 1 assistência e bons passes do meio de campo.
Já do lado do Doncaster, o ponta-direita Molyneux foi mais originou bons lances de ataque para o seu time no primeiro tempo, mas parece ter sentido o cansaço na segunda metade. Menção honrosa para quem marcou o gol, o Ironside, e o meia criador Rowe.
Próximos compromissos de Doncaster e Everton
Por fim, o Everton avança para a terceira rodada da Copa da Liga Inglesa, mas seu próximo compromisso é no sábado (02), 8h30, onde visita o Sheffield United, pela Premier League – após ter perdido todas as 3 primeiras rodadas da liga.
Já o Doncaster Rovers está eliminado, sendo o seu próximo compromisso também no sábado (02), às 11h, pela League Two.