Nessa semana o Everton anunciou uma importante renovação de contrato: Jarrad Branthwaite. O atleta nascido em Carlisle renovou seu vínculo com os Toffees até 2027.
Nascido em Carlisle, Branthwaite começou sua carreira ainda na base do clube de sua cidade, subindo para o profissional em 2018. Após anos com certo destaque, o zagueiro foi contratado pelo Everton por um valor não revelado e conviveu com empréstimos (para o Blackburn Rovers em 2021 e para os holandeses do PSV Eindhoven onde teve certo destaque).
Com o destaque obtido em solo holandês, Jarrad Branthwaite retornou para Merseyside e gradativamente foi ganhando espaço no time que vem sofrendo com sua defesa. Após ganhar a confiança do treinador Sean Dyche e também a vaga do experiente Michael Keane, Branthwaite se tornou peça indispensável no sistema defensivo do Everton. Devido a constância nos tempos de PSV e o bom desempenho no Everton, o zagueiro inglês foi peça importante na equipe sub-21 da Inglaterra que conquistou o torneio europeu esse ano em 2023 (o que o catapultou para ser considerado um dos jogadores mais promissores do solo europeu).
Ao site do clube, Jarrad Branthwaite celebrou a assinatura do novo vínculo, fazendo questão de reforçar a forte ligação que criou com a instituição:
“A estatura do clube, o quanto ele é familiar no Everton e como adoro jogar aqui na frente dos torcedores foram os principais motivos para eu assinar. Desde que cheguei, senti uma ligação com o clube. Os fãs têm sido muito bons comigo. No primeiro jogo que joguei, a alegria que recebi quando meu nome foi lido me deu enorme confiança para ir lá e jogar meu melhor jogo. Desde que entrei no time, os torcedores me mostraram um verdadeiro apoio e isso me dá confiança, principalmente para um jogador jovem. Não posso agradecê-los o suficiente.”
Além da estrutura e a ligação que criou com o Everton, Branthwaite salientou também a importância do treinador Sean Dyche nesse processo de volta aos Toffes e todo apoio recebido pelo treinador (que em seus tempos de atleta também atuava como zagueiro):
“Acho que isso mostra o tipo de pessoa que ele é, me ligando enquanto eu estava emprestado a um time diferente. Isso mostra o cuidado que ele tem com os jogadores e como quer ter todos juntos como equipe. Quando voltei, batemos um papo e a ideia era se eu treinar o máximo que puder e mostrar a qualidade que tenho, então teria uma chance. Quando o técnico e Kevin Thelwell (Diretor de Futebol do Everton) têm total confiança em você, você se sente bem-vindo aqui e eu sei que posso entrar em campo quando o técnico me colocar lá e ele acreditar totalmente em mim. foi um fator importante na assinatura do contrato.”
Finalizando, o atleta lamentou que as boas performances ainda não tenham se concretizado em muitos pontos para o Everton na tabela e salientou que quanto mais treinar e jogar, melhores serão suas performances nos gramados:
“Nos jogos que fiz, dei tudo o que tinha e tive um bom desempenho. Acho que quando começarmos a pontuar e nossas atuações se transformarem em bons resultados, poderemos subir na tabela também. Na temporada passada, fui para o PSV joguei cerca de 30 partidas e melhorei muito como jogador, então acho que quanto mais partidas eu jogar, melhor ficarei. A melhor maneira de melhorar é continuar jogando o máximo de jogos possível, continuar treinando duro e ouvindo o técnico. Sendo tão jovem, trata-se de progredir como jogador, continuar jogando neste magnífico clube de futebol diante dos nossos torcedores e esperar que esta temporada tenhamos bons resultados.”
Lembrando que os Toffees de Branthwaite voltam a campo nesse final de semana para encarar o Bournemouth no Goodison Park às 11:00. A partida terá transmissão dos canais ESPN/Star+.