Vivendo uma temporada bastante complicada e não condizente com sua grandeza, o Everton segue ameaçado pelo rebaixamento e tem um duro confronto diante do Aston Villa no Goodison Park. A partida que é um dos jogos entre dois dos clubes mais tradicionais e vitoriosos de toda Inglaterra será nesse sábado ao meio dia.
Escalações
Everton
Mesmo com uma temporada ruim, o Everton apresento uma melhora com Sean Dyche: com um futebol pragmático porém mais “duro” o tradicional time de Liverpool venceu jogos importantes em casa (contra o líder Arsenal e contra um concorrente direto contra o rebaixamento, o Leeds United) e com isso saiu finalmente da zona de rebaixamento. Para uma noção de quão danoso seria os Blues serem rebaixados, só o Arsenal tem mais temporadas seguidas de primeira divisão do que Everton, que é inclusive um dos fundadores da primeira edição do campeonato inglês (assim como Arsenal e Aston Villa) em 1888.
Pese o bom momento, ainda é muito cedo para que os Toffees possam ficar tranquilos já que a distância para a zona de rebaixamento é de apenas um ponto (o West Ham é o primeiro time dentro do Z3) e outros confrontos duros principalmente fora de casa aguardam a equipe azul.
Diante do confronto contra os Villains o Everton seguirá sem o atacante Dominic Calvert-Lewin ainda lesionado, assim como Andrews Towsend, James Garner e Nathan Patterson. O volante Amadou Onana era dúvida mas deve começar jogando para fazer a espinha dorsal no meio de campo.
Assim sendo os Blues devem ir a campo com: Pickford; Coleman, Coady, Tarkoswki, Mykolenko; Onana, Gueye, Doucouré, Iwobi, McNeil (Gray); Maupay (Simms).
Aston Villa
Diferente do Everton, os Villains fazem uma temporada tranquila mesmo com os resultados ruins nos últimos jogos (derrotas duras para Leicester City, Manchester City e Arsenal), já que ocupam o 11º lugar na tabela e correm pouquíssimo risco de queda. No entanto nem tudo são mares tranquilos, pois as derrotas recentes mostraram uma fragilidade enorme do sistema defensivo do tradicional clube de Birmingham (tem a 5ª pior defesa com 38 gols sofridos), fator esse que mesmo o ataque do Everton sendo fraco, pode acabar trazendo muitos problemas.
Sendo assim diante do confronto fora de casa, Unai Emery deve mandar a campo: Martínez; Cash, Mings, Konsa, Moreno; McGinn, Douglas Luiz, Kamara, Coutinho; Buendía e Watkins.
Retrospecto
Um dos confrontos de maior tradição em todo Reino Unido, Everton e Aston Villa já se enfrentaram 227 vezes com 85 vitórias do Villa, 82 dos Blues e 60 empates. O retrospecto recente é amplamente favorável aos leões de Birmingham que não perdem para os azuis desde 2016 (de lá para cá foram sete jogos).
Onde assistir Everton x Aston Villa
O duelo entre Toffees e Villains terá transmissão dos canais ESPN e Star+
Ficha técnica
Jogo: Everton x Aston Villa
Competição: Premier League 2022/2023
Local: Goodison Park (Liverpool-ING)
Horário: 12:00 ( Horário de Brasília)