Como forma de tentar dar um pouco de alegria a sua torcida, o Everton anunciou seu mais novo e promissor reforço para o decorrer da temporada: o atacante português Beto é o mais novo Toffee.
Nascido em Lisboa, Portugal, Norberto Bercique Gomes Betuncal começou sua carreira no modesto União Tires em 2015. Após três anos, o jogador foi contratado pelo Olímpico do Montijo (das divisões inferiores da liga portuguesa) para apenas uma temporada depois atrair os olhares da emergente Portimonense.
Nos Albinegros, Beto “empilhou gols” e em 44 partidas marcou 13 vezes de 2019 a 2022, o que atraiu os olhares dos italianos da Udinese (o clube de Udini contratou o atacante português por empréstimo com obrigação de compra em uma temporada que marcou 11 gols em 28 partidas). Na temporada seguinte foram 10 gols em 34 partidas, o que ajudaram o clube italiano a fazer uma jornada tranquila, longe das últimas posições.
Agora vestindo as cores de um dos maiores e mais importantes clubes da história do esporte, Beto deu suas primeiras palavras como novo Evertonian:
Sempre gostei do Everton como clube. É um grande, grande clube da Premier League, bem respeitado e com uma grande história. Foi fácil vir para cá. Meu ídolo, Samuel Eto’o, jogou aqui, o que torna ainda mais especial. Falei com Deulofeu (atacante espanhol que passou pelo clube de Merseyside em 2013-14 e depois de 2015 a 2017) um dia antes de eu viajar e falou que o Everton é um clube grande, com torcedores malucos. Eles amam (os jogadores) e é um bom clube para defender. Trago coragem, confiança e acho que principalmente esforço. Sempre trarei entusiasmo ao time e para nossos jogos. Acho que meu estilo é um bom encaixe para o Everton. Estou ansioso para começar. Eu sei que o time precisa marcar mais gols e tentarei ajudar com isso, amo marcar gols.”
Curiosidade: filho de pais guineeses, enquanto esteve atuando nas divisões inferiores, Beto trabalhava como caixa da cadeia de fast food KFC para ajudar sua família a pagar as contas. Tal fato mostra a reviravolta na carreira do ainda jovem jogador que, com muito empenho e muitos gols, chegou a liga mais badalada do mundo, a Premier League.
No Everton, Beto vestirá a camisa de número 14. O clube inglês desembolsou 30 milhões de euros para a contratação do português junto a Udinese.