O ano de 2022 já começou para o futebol italiano, e com ele a primeira decisão do ano, a Supercopa da Itália. E com o grande confronto pelo troféu de supercampeão, nós teremos as duas maiores campeãs italianas em campo, de um lado a Inter de Milão, e do outro a Juventus de Turim.
Mesmo sendo as duas maiores campeãs nacionais do país, essa será apenas a segunda vez na história em que as equipes se enfrentam na decisão da Supercopa.
A primeira vez foi na temporada 2004/05, quando a Internazionale se sagrou campeã diante a Juve por 1×0, gol de Sebastian Verón. Ao todo, já foram disputadas 32 edições do torneio, que tem a Juve como a maior campeã, com 9 conquistas. Milan vem logo atrás com 7 supercopas, e Inter e Lazio aparecem com 5 conquistas cada um.
Essa supercopa terá grande importância para ambas as equipes. O duelo entre as rivais Inter e Juventus é chamado de Derby D’Itália, a maior rivalidade do país, devido as equipes terem as maiores torcidas da Itália e serem as maiores campeãs do Scudetto (Inter com 19 e Juve com 34).
O confronto ainda marca o período inverso que vivem as grandes rivais, apesar de ambas terem perdido seu principal jogador. A Inter acabou perdendo Lukaku, o belga e camisa 9 artilheiro e eleito melhor jogador do país na temporada passada, para o Chelsea, enquanto a Juve deu adeus a Cristiano Ronaldo, artilheiro da última temporada, e que retornou ao Manchester United.
Após quase 10 anos de domínio no campeonato italiano, a Juve não vive um grande momento. Em período de reconstrução, os bianconeri chegam sem favoritismo pela primeira vez em mais de uma década. A equipe está sem seu principal jogador, Federico Chiesa, que se lesionou no final de semana diante a Roma, além de não viver boa fase no campeonato nacional, amargando o 5º lugar.
O capitão Giorgio Chiellini falou a respeito do confronto:
′′Inter favorita, mas jogo seco é diferente, qualquer coisa pode acontecer. Pode-se ser menos forte em etapas de 38 jogos, mas ainda assim valer os adversários em jogo seco, contra um time que ganhou o campeonato e provavelmente vai ganhar este ano também′′