Com show do ataque, Liverpool goleia Leeds fora da casa

Quatro atacante marcaram na vitória em Elland Road e Reds ainda sonham com vaga europeia

O Liverpool encerrou a sequência de maus resultados da melhor forma possível. Na partida desta segunda-feira, 17, contra o Leeds United, os comandados de Jurgen Klopp atropelaram o time da casa e venceram por 6×1. Com o resultado, o Liverpool continua no oitavo lugar, com 47 pontos, mas está a três do Aston Villa, sexto colocado e na zona de classificação pra Conference League. A segunda goleada sofrida pelo Leeds em casa deixa o time na 16ª posição, a dois pontos da zona de rebaixamento.

 

Escalações

Jurgen Klopp não surpreendeu na escalação. Repetindo o time titular da última partida, a diferença foi tática. No papel, o 4-3-3 característico, mas com a bola, Alexander-Arnold virava um meio-campista, ao lado de Fabinho, e o time se postava num 3-2-5, Jones e Henderson se aproximando do trio de frente. Gakpo como referência, Jota na esquerda e Salah na direita.

 

Javi Gracia optou pelo simples. 4-4-2 sem mistérios, com Aaronson e Rodrigo na linha de frente e o time marcando atrás do meio de campo. Quando tinha a bola, Sinisterra e Harrison tinham a missão de puxar o time pro ataque em velocidade pelos lados.

 

Primeiro tempo

Sem pretensão nenhuma de ter a bola, o Leeds se fechou e esperou pra reagir aos movimentos do Liverpool. Ainda assim, a primeira chance do jogo saiu da cabeça de Rodrigo. Numa falta pelo lado esquerdo, o atacante espanhol subiu sozinho, mas cabeceou nas mãos de Alisson, aos seis minutos. Aos 21, num erro de saída de bola de Konaté, Sinisterra recebeu em profundidade, mas finalizou pra fora.

Gakpo abriu o placar no Elland Road. Foto: Twitter Liverpool FC

 

Chegando aos 75% de posse de bola, o Liverpool trocava passes, mas sem achar espaços. Num erro do time da casa, Alexander-Arnold roubou a bola no meio de campo, tabelou com Salah e deixou Gakpo sem goleiro pra abrir o placar pros Reds aos 34. Não demorou muito pro Liverpool ampliar. Aos 38, Jota roubou a bola de McKennir e disparou. O atacante português só parou depois de dar um passe na medida pra Salah ajeitar o corpo e fazer o segundo.

 

Segundo tempo

O Leeds começou a etapa final reagindo. Aos dois minutos, Konate errou feio na frente de Sinisterra, que roubou a bola do zagueiro e tocou com categoria na saída de Alisson. O Liverpool respondeu aos seis. Jones deu ótimo passe pra Jota, que bateu no canto de Meslier pra acabar com o jejum de mais de um ano sem marcar. Aaronson acertou a trave de Alisson aos 12 minutos, mas foi a última tentativa do Leeds pra sobreviver no jogo.

Salah marcou seu nono gol em seis jogos contra o Leeds. Foto: Twitter Liverpool FC

 

Com o Leeds se abrindo em busca de um empate, o Liverpool construiu a goleada nos espaços deixados. Robertson puxou contra-ataque e achou Gakpo dentro da área. O holandês deixou Salah livre pra marcar o quarto dos Reds. Jota marcou o seu segundo gol depois de uma longa troca de passes do ataque vermelho. Henderson cruzou rasteiro e Jota bateu forte, no canto, aos 27. Aos 44, ainda deu tempo de um atacante reserva participar da festa. Arnold deu lindo passe pra Nuñez fazer o sexto e último gol da goleada.

Análise

A goleada mostrou os pontos fortes e fracos do Liverpool. Por 20 minutos, o time foi mais do mesmo da temporada, com lentidão na troca de passes, pouca movimentação e nenhuma criação. Um erro do Leeds botou o time de Jurgen Klopp em vantagem e mostrou a principal valência dessa equipe. Em campo aberto, o Liverpool ainda é um dos times mais perigosos do mundo. Com o Leeds desesperado e abalado psicologicamente, os Reds massacraram.

Salah não faz a melhor temporada de sua carreira e ainda assim consegue ser letal. Gakpo segue sendo importante e os gols de Jota e Nuñes podem ser essenciais pra confiança dos dois jogadores neste fim de temporada. Bom jogo de Konaté e Van Dijk, apesar da falha bisonha do jovem francês. Arnold vai voltando aos poucos à atuações de gala que o transformaram no melhor lateral direito do mundo. O trio de meio-campo, hoje, fez bom jogo.

 

Próximos compromissos

Os dois times só voltam a campo na próxima rodada da Premier League. O Liverpool enfrenta o Nottingham Forest, em casa, no sábado, 22. O Leeds visita o Fulham, em Londres, também no sábado, 22.

 

você pode gostar também