Dezembro é o mês de terror para os técnicos dos clubes da Premier League. O último mês do ano solar é, disparado, o período com mais jogos em sequência no Campeonato Inglês. Pontos conquistados ou perdidos nesses 31 dias vão fazer diferença no fim da temporada. Neste sábado (9), Crystal Palace e Liverpool seguem a maratona pela Premier League, no Selhurst Park, em Londres. O jogo válido pela 16ª rodada marca o encontro de dois times que brigam pro coisas bem diferentes na Premier League.
O Crystal Palace é o 14º colocado, com 16 pontos, e olha com preocupação pra zona de rebaixamento. A distância pro Luton Town, primeiro do Z3, é de sete pontos e o time de Roy Hogdson precisa de um bom resultado pra se manter confortável no meio da tabela. Do outro lado, Jurgen Klopp não quer esse tipo de conforto. Vice-líder com 34 pontos, o Liverpool assume a liderança da tabela, ao menos por algumas horas, se vencer em Londres.
Crystal Palace
Como já dito no início deste texto, o mês de dezembro é muito duro pros times ingleses, mas a tabela do Crystal Palace resolver complicar ainda mais a vida do time londrino. A derrota pro Bournemouth, em casa, na última rodada por 2×0, pode cobrar um preço caríssimo quando chegarmos em 2024. O time de Roy Hogdson começa, neste sábado, uma sequência com Liverpool, Manchester City, Brighton, Chelsea e Brentford. Todos os jogos até o última dia de 2023. Os jogos contra três Big Six e dois clubes emergentes na liga pode complicar muito a vida do Palace, pensando na aproximação com a zona de rebaixamento.
Pra surpreender o Liverpool e terminar com o jejum de quatro jogos sem vitória na temporada, Hogdson terá desfalques muito importantes. Tyrick Mitchell, Cheick Doucoure, Jesurun Rak-Sakyi, Rob Holding, Dean Henderson e Eberechi Eze estão fora da partida contra os Reds. Doucoure, que foi até ligado ao Liverpool na última janela de transferências, rompeu o tendão de aquiles, o que deve tirar o volante do restante da temporada.
O provável time do Crystal Palace deve ter: Johnstone; Ward, Andersen, Guehi, Clyne; Richards, Lerma; Olise, Hughes, Ayew; Edouard.
Liverpool
O time de Jurgen Klopp vai criando cada vez mais casca e mostrando que realmente vai brigar pelo título da Premier League que não vem desde 2020. No Campeonato Inglês, o Liverpool não perde há oito jogos e se aproximou muito do topo da tabela, apenas a dois pontos do líder Arsenal. As últimas vitórias do time mostraram que o Reds estão preparados pra vencer jogos com adversidades ou com atuações abaixo. Depois da loucura contra o Fulham, com dois gols nos últimos minutos pra vencer em Anfield por 4×3, o Liverpool não esteve em um bom dia contra o Sheffield United, mas venceu por 2×0, fora de casa.
Um problema para o jogo contra o Crystal Palace é o número de lesões. Além de Alisson, Andrew Robertson, Thiago Alcantara, Stefan Bajcetic e Diogo Jota, que seguem no departamento médico, Alexis Mac Allister e Joel Matip foram substituídos no último jogo. O argentino sentiu dores no joelho, mas não preocupa a longo prazo. O camaronês rompeu o ligamento do joelho e vai ficar de fora da temporada do time. A lesão de Matip deve fazer o Liverpool ir ao mercado em janeiro.
O provável time do Liverpool deve ter: Kelleher; Alexander-Arnold, Konate, Van Dijk, Tsimikas; Gravenberch, Endo, Szoboszlai; Salah, Nunez, Diaz.
Onde assistir Crystal Palace x Liverpool
A partida terá transmissão do Star +.
Retrospecto entre Crystal Palace x Liverpool
Em 61 jogos, a vantagem é vermelha. Foram 34 vitórias do Liverpool, 14 do Palace e 13 empates. O último jogo entre os dois também aconteceu na casa das Águias, na última temporada da Premier League e terminou sem gols. O Palace tenta quebrar um tabu de 12 jogos sem vencer o Liverpool. A última vitória do clube londrino aconteceu na temporada 2016-17, em Anfield, por 2×1. Apesar dos dois últimos jogos terem terminados em empate, o Liverpool engatou uma sequência de dez vitórias consecutivas contra os adversários, com um 31×7 nesse período.
Ficha técnica
- Crystal Palace x Liverpool
- Competição: Premier League, 16ª rodada
- Estádio: Selhurst Park (Londres, Inglaterra)
- Horário: 9h30 (Horário de Brasília)
Arbitragem
- Árbitro: Andy Madley
- Assistente 1: Harry Lennard
- Assistente 2: Nick Hopton
- Quarto Árbitro: Tom Bramall
- Árbitro do VAR: John Brooks