Liverpool e Southampton fizeram, praticamente, um jogo de pré-temporada pra 2023-24. Sem nada a conquistar na última rodada, Reds e Saints fizeram um jogo bastante animado neste domingo, 28, no St. Mary’s Stadium, pela rodada final da Premier League. O empate por 4×4 manteve os times nas mesmas posições em que começaram a rodada. O Liverpool termina a Premier League no quinto lugar, com 67 pontos e o Southampton encerra na lanterna, com 25 pontos. Os Reds jogarão a Europa League na próxima temporada e os Saints, rebaixados, vão lutar pelo acesso na Championship da próxima temporada.
Escalações
Com o esquema que deu certo neste fim de temporada, Jurgen Klopp mesclou bastante o time, mas manteve a estrutura. Gomez e Matip fizeram a dupla de zaga, Tsimikas jogou na lateral esquerda e Milner e Firmino fizeram suas despedidas no time titular. Na fase defensiva, o Liverpool marcava no 4-3-3 e, com a bola, Arnold virava um volante com Fabinho, liberando Milner e Jones pra se aproximarem do trio de ataque.
No último jogo do Southampton na Premier League, o Rubén Sellés escalou os Saints no 4-1-4-1, com Lavia entre as linhas de zaga e de meio de campo e Sulemana no comando de ataque. Walcott e Elyounoussi tinham liberdade pra avançar com a bola, mas ajudavam pelas pontas no momento defensivo. Alcaraz e Ward-Prowse armavam as jogadas pelo centro.
Primeiro tempo
O jogo começou em alta rotação. Logo aos nove minutos, o Southampton errou a saída de bola e Lavia entregou a bola nos pés de Jota, que sem goleiro, fez o gol sem dificuldades. O Liverpool continuou no ataque e Roberto Firmino marcou seu último gol como um Red aos 14. O atacante recebeu bom passe de Fabinho, deixou dois defensores no chão e chutou entre as pernas de McCarthy. Golaço brasileiro. Aos 20, os Saints responderam pela primeira vez. Walcott recebeu na direita e cruzou na medida pra Sulemana, mas a meia bicicleta do atacante acabou sendo forte demais e a bola subiu.
A reação dos mandantes começou aos 20. Alcaraz fez boa jogada, trazendo da direita pro centro, e deu bom passe pra Ward-Prowse finalizar de primeira, sem chances pra Kelleher. O Liverpool chegou com perigo na cabeçada de Matip, aos 22, que passou perto do gol, mas o Southampton chegou ao empate. Firmino vacilou na saída de bola e Walcott encontrou Sulemana, mais uma vez, mas o atacante não desperdiçou. O toque na saída de Kelleher deixou o placar empatado.
Segundo tempo
Logo aos dois minutos, o Southampton virou. Sulemana pegou a bola no meio de campo, carregou sem ser incomodado e bateu com muita categoria no canto pra botar os mandantes na frente. O jogo seguiu sem muita emoção até Henderson errar um passe fácil no meio de campo e entregar um gol pra Armstrong. O atacante correu livre e só parou depois de ampliar o placar pro Southampton, aos 19 minutos.
O Liverpool reagiu em dois minutos. Primeiro, Elliott deu lindo passe pra Arnold encontrar Gakpo, sem goleiro, na pequena área, aos 26. Logo depois, o Liverpool recuperou a bola na defesa, ligou rápido a Salah e o egípcio deu um passe açucarado, em profundidade, pra Jota estufar a rede e empatar o jogo novamente. Os Reds ainda tiveram boas chances com Salah, Gakpo e Elliott, mas o placar não se alterou mais.
Próximos compromissos
Os dois times só voltam a campo na próxima temporada. O Liverpool terá um calendário com a Premier League e a Europa League, além das Copas nacionais. O Southampton cai e vai ter que brigar na Championship pra voltar à elite do futebol inglês.