Um clássico pode mudar a temporada de um clube. Tanto pro bem, quanto pro mal. Nesta quarta-feira (24), o Merseyside Derby é um dos destaques da rodada da Premier League. Everton e Liverpool se enfrentam no Goodison Park, pela 29ª rodada do Campeonato Inglês, adiada por conta de compromissos dos Reds na FA Cup. O jogo vale muito pros dois, que têm objetivos bem diferentes na tabela.
Na 16ª posição, o Everton precisa vencer o maior rival pra se afastar do perigo de um rebaixamento, que seria trágico. Os Blues têm 30 pontos, cinco a mais que o Luton Town, primeiro na zona de rebaixamento. Do outro lado, o Liverpool é o vice-líder, com 74 pontos e a mesma pontuação do Arsenal, primeiro colocado. A briga pela taça ainda tem o Manchester City, com um jogo e um ponto a menos que os dois.
Everton
Na luta contra o descenso, o time de Sean Dyche teve uma boa resposta depois de ser atropelado pelo Chelsea na rodada anterior. No último jogo, contra o Nottingham Forest, Idrissa Gueye e Dwight McNeil garantiram a vitória no confronto direto que deu um pouco mais de alívio. Apesar da situação ruim na tabela, o Everton até vem tendo um desempenho razoável nas últimas rodadas. São duas vitórias, duas derrotas e um empate nas últimas cinco partidas. Uma questão que ainda preocupa no lado azul de Liverpool é o ataque que deixa a desejar. Com 34 gols marcados, o Everton só não é pior no quesito que o lanterna Sheffield United.
Pra contribuir com o problema ofensivo, Sean Dyche não terá Beto. O português deixou todo mundo preocupado depois de cair desacordado após um choque de cabeça na última partida. Apesar de ter evolução em seu quadro, o jogador não vai estar apto pra partida desta quarta-feira. Lewis Dobbin, Dele Alli e Nathan Patterson são outros desfalques pro clássico, por lesão. Seamus Coleman é dúvida pro confronto.
O provável time do Everton deve ter: Pickford; Young, Tarkowski, Branthwaite, Mykolenko; Harrison, Onana, Gueye, McNeil; Doucoure; Calvert-Lewin.
Liverpool
Os Reds respiraram. Depois de duas semanas muito ruins, o Liverpool se recuperou na última rodada e venceu o Fulham, num jogo encardido, fora de casa. Numa briga ferrenha contra Arsenal e Manchester City pelo título, a equipe de Jurgen Klopp sabe que não pode perder pontos até o final do campeonato pra seguir sonhando com a conquista. Se do lado azul, a atenção é no ataque, o Liverpool precisa olhar pra sua defesa. Depois de ser a melhor defesa da liga por algum tempo, os Reds não passam um jogo sem ser vazado desde o início de março, há seis partidas.
Os desfalques de Klopp seguem os mesmos, mas com uma adição. Joel Matip, Ben Doak e Thiago Alcântara não voltam mais pra temporada e estão fora por tempo indeterminado. Conor Bradley segue tratamento pra conseguir se recuperar da lesão no tornozelo antes da Premier League se encerrar. Klopp confirmou que Diogo Jota vai perder duas semanas por uma lesão após o jogo contra o Fulham e também está fora. Depois de poupar alguns nomes na partida do fim de semana, Klopp deve escalar o que tem de melhor pro clássico.
O provável time do Liverpool deve ter: Alisson; Alexander-Arnold, Konate, Van Dijk, Robertson; Szoboszlai, Endo, Mac Allister; Salah, Nunez, Diaz.
Onde assistir Everton x Liverpool
A partida terá transmissão da ESPN e do Star +.
Retrospecto entre Everton x Liverpool
No clássico da cidade um dos lados comemorou bem mais que o outro. Em 243 jogos, o Liverpool venceu 99, enquanto o Everton levou a melhor em 67. Outros 77 jogos terminaram em igualdade. Na nona rodada desta Premier League, o Liverpool fez bem o dever de casa e venceu em Anfield Road por 2×0. Na temporada passada, no último jogo com o Everton como mandante, a partida terminou sem gols. O Everton tenta voltar a vencer o seu maior rival em casa pela primeira vez desde 2010. São 12 partidas em Goodison Park neste período, com três vitórias do Liverpool e nove empates.
Ficha técnica
- Everton x Liverpool
- Competição: Premier League, 29ª rodada
- Estádio: Goodison Park (Liverpool, Inglaterra)
- Horário: 16h (Horário de Brasília)
Arbitragem
- Árbitro: Andy Madley
- Assistentes: Harry Lennard e Nick Hopton
- Quarto Árbitro: Simon Hooper
- Árbitro do VAR: David Coote