Van Dijk marca nos minutos finais e Liverpool vence a Copa da Liga pela 10ª vez

Zagueiro marcou com o jogo a três minutos do fim, para tirar o placar do zero e confirmar o título dos Reds

ChelseaLiverpool disputaram neste domingo a primeira decisão do calendário do futebol inglês: a Carabao Cup, também conhecida como a Copa da Liga Inglesa. Em Wembley, Blues e Reds fizeram um jogo disputado, apesar dos 19 desfalques, somados os dois times, na partida. Mas, o Liverpool, com um time bastante jovem, levou a melhor com o capitão Virgil Van Dijk marcando o gol que garantiu o título já na prorrogação.

Assim, os Reds conquistaram o primeiro título possível na temporada de despedida de Jürgen Klopp do clube. Além disso, o time de Merseyside se tornou o primeiro clube na história a ter duplos dígitos de conquistas da Carabao Cup, a Copa da Liga Inglesa, ao chegar ao 10º título da competição em sua história.

Primeiro tempo

Image
Primeiro tempo foi marcado por muita disputa entre jogadores de Chelsea e Liverpool, como ilustra o lance de Colwill e Caicedo tentando a roubada de bola dos pés de Gakpo. Foto – Reprodução/X (Twitter)

 

 

Os minutos iniciais foram nervosos em Wembley, com muitas faltas e erros, em especial do lado do jovem time do Chelsea. Com isso, o Liverpool teve momentos melhores no começo da partida, com chances de bola para e de retomada de posse de bola em zonas perigosas do campo. Aos nove minutos, Díaz conseguiu a primeira finalização da partida após cabecear cruzamento de Robertson, mas Petrovic conseguiu a defesa.

Aos 13 minutos, foi a vez do Chelsea finalizar pela primeira vez com Gusto. O lateral direito finalizou de fora da área depois de alguns momentos dos Blues rondando a área. Na sequência, o Liverpool respondeu com MacAllister e Díaz se aproveitando de erros dos Blues para finalizar. Petrovic defendeu os dois tentos.

Os Blues voltaram a aparecer aos 20 minutos, na melhor das descidas do time londrino no jogo. Palmer finalizou com a perna esquerda e obrigou Kelleher a fazer uma grande defesa. Na sequência, a bola ficou no bate e rebate antes da defesa dos Reds afastar por completo o perigo.

Perto da marca da meia hora, Caicedo errou a passada e acabou pisando no tornozelo de Gravenbrech. O meia holandês acabou precisando ser substituído por conta do lance, e Joe Gomez entrou em seu lugar.

Aos 32, o Chelsea conseguiu mais uma chegada em velocidade. Palmer encontrou Jackson ultrapassando em velocidade e passou em profundidade para o senegalês, que avançou ao ataque. Já na área, Jackson passou para Sterling que, livre, colocou a bola no fundo da rede. No entanto, o bandeira marcou o impedimento, confirmado pelo VAR.

Sete minutos depois, foi a vez do Liverpool voltar a chegar em novo passe de Robertson pelo alto que, desta vez, terminou com a cabeçada de Gakpo. Petrovic estava vendido no lance, mas para a sorte do goleiro dos Blues a bola foi direto na trave antes de Enzo Fernández afastar o perigo. Os Reds tiveram mais uma boa chegada pela esquerda com Luis Díaz puxando o contra-ataque, mas Gallagher e Caicedo combinaram para afastar o perigo para os Blues.

Apesar da pressão do Liverpool nos minutos finais e acréscimos, o Chelsea conseguiu  se livrar do perigo. Assim, após seis minutos de acréscimo, o árbitro indicou o fim da etapa inicial com o empate sem gols persistindo no placar.

Segundo tempo

Image
Embora ambos os lados tenham tido chances, o placar, oficialmente, não foi alterado ao fim dos 90 minutos de jogo. Foto – Reprodução/Squawka

Como aconteceu na etapa inicial, o Liverpool começou melhor a etapa complementar, encontrando o caminho o ataque. Porém, a defesa do Chelsea foi bem em impedir maiores problemas com as chegadas dos adversários. A primeira chegada dos Blues aconteceu aos sete minutos, pelo lado esquerdo do ataque. Jackson passou por Konaté antes de tocar para Gallagher, que escorou para Enzo Fernández. O argentino poderia ter feito a parede, mas optou pela finalização de letra e acabou errando o alvo.

Aos 15 minutos, a bola encontrou o fundo da rede. Em cobrança de falta de Robertson, Van Dijk cabeceou para o fundo do gol. No entanto, na revisão do gol pelo VAR, foi pega uma posição irregular de Endo, que interferiu na rota de Colwill, zagueiro do Chelsea. Com isso, o gol foi anulado. Com um gol anulado para cada lado, a partida seguiu no 0 a 0 e ambas as equipes buscaram e conseguiram finalizar, porém, sem sucesso de marcar.

Aos 30, o Chelsea voltou a chegar com perigo com Palmer encontrando Gallagher na pequena área, mas a finalização do camisa 23 dos Blues foi na trave, para a sorte de Kelleher. Aos 35, foi a vez do Liverpool criar mais uma chance mais objetiva com Goméz finalizando, porém, Petrovic conseguiu encaixar e fazer a defesa. Nos minutos seguintes, Gallagher teve mais duas boas chances para aos Blues, parando em Kelleher na primeira vez e depois finalizando para fora.

Já nos acréscimos, Kelleher apareceu para fazer uma sequência de defesas providenciais para impedir que o Chelsea abrisse o placar. Os seis minutos de prorrogação chegaram ao fim e mais uma final de Carabao Cup entre Chelsea e Liverpool foi para a prorrogação.

Prorrogação

A primeira grande chance do tempo extra veio com o jovem atacante Danns, que recebeu de Van Dijk e cabeceou, obrigando Petrovic a fazer uma defesa monumental para que o placar permanecesse em igualdade. Aos nove minutos, Elliott teve mais uma chance para os Reds, com sua finalização batendo na rede, mas pelo lado de fora. Os Blues melhoraram a partir da entrada de Madueke, porém, pecou nas finalizações e não levou tanto perigo à meta de Kelleher.

Image
Danns teve uma das melhores chances da prorrogação, ainda nos minutos iniciais do tempo extra. Foto – Reprodução/LFC/X (Twitter)

O domínio do Liverpool seguiu após a pausa da prorrogação. O time ficou formado, em larga medida, por jovens jogadores, contudo, os jovens tinham gás para entregar, o que escancarou a diferença no ritmo entre os dois times.

Aos 25 minutos da prorrogação, Elliott se aproveitou de cruzamento e cabeceou para o gol surpreendendo Petrovic, que fez grande defesa à queima-roupa. No rebote, Danns teve sua segunda grande chance no jogo, mas o goleiro do Chelsea parou o atacante dos Reds com mais uma grande defesa.

No entanto, aos 27 o Liverpool conseguiu seu gol. Novamente, com Van Dijk, mas sem irregularidade. Tsimikas bateu o escanteio e o zagueiro dos Reds colocou a bola no fundo da rede. Depois dos três minutos finais e mais três de acréscimo no tempo extra, o árbitro indicou o fim da partida confirmando o 10º título do Liverpool na Copa da Liga Inglesa.

Destaque da partida

Autor do gol, Van Dijk é celebrado pelos companheiros ao apito final. Foto – Reprodução/LFC

Além de ser peça providencial na defesa do Liverpool, que não foi vazada na partida, o zagueiro e capitão do Liverpool, Virgil Van Dijk ainda foi o responsável por marcar o gol que garantiu a conquista dos Reds. Foram 120 ações com a bola do zagueiro na partida, sendo 92 passes certos e dois passes decisivos. Além disso, Van Dijk venceu 70% dos duelos que disputou, bloqueou dois chutes, fez duas interceptações, três desarmes e sete cortes.

 

Próximos compromissos de Chelsea e Liverpool

Depois de decidirem o título da Copa da Liga Inglesa, Blues e Reds voltam sua atenção para a outra copa nacional que segue em disputa, a Copa da Inglaterra. Ambas as equipes voltam a campo na quarta-feira (28) para disputar seus respectivos confrontos da quinta rodada da FA Cup.

Às 16h30 (horário de Brasília), o Chelsea enfrenta o Leeds em Stamford Bridge. Já o Liverpool entra em campo às 17h (horário de Brasília) para enfrentar o Southampton em Anfield.

você pode gostar também