Liverpool goleia Newcastle e consolida liderança da Premier League

Em outra partida superando as 30 finalizações, Reds demoram a abrir o placar, mas vencem confronto complicado

2024 começou muito bem pro Liverpool. Os Reds bateram o Newcastle nesta segunda-feira (1), em Anfield, no primeiro jogo do ano, por 4×2, e continuam na liderança da Premier League. Mohamed Salah (2), Curtis Jones e Cody Gakpo marcaram os gols do líder e Alexander Isak e Sven Botman fizeram pros Magpies. O Liverpool segue no topo da tabela, com 45 pontos, enquanto o Newcastle é apenas o nono, com 29 pontos.

Primeiro tempo

Apesar da pressão no primeiro tempo, o placar seguiu zerado até o intervalo. Foto: Liverpool FC

 

O Liverpool massacrou o Newcastle no primeiro tempo, mas o gol teimou em não sair. A primeira chance foi logo com um minuto. Arnold pegou a sobra da bola na meia-lua e de esquerda encheu o pé. A bola desviou em Botman e saiu. Aos 11, Nuñez tabelou com Salah e recebeu dentro da área, mas parou em Dubravka. No rebote, Jones foi travado pela defesa e Endo acabou isolando na continuação da jogada. Aos 16, Arnold cobrou falta da intermediária e Nuñez subiu livre, mas cabeceou por cima.

Aos 17, o Liverpool até balançou a rede. Jones deu lindo passe pra Nuñez e antes da finalização do uruguaio, Burn travou. A bola sobrou em Diaz, que tocou com categoria, mas Nuñez estava impedido no início da jogada. Pouco depois, os Reds tiveram a melhor chance. Endo roubou a bola e ela ficou com Szoboszlai. O húngaro passou pra Diaz, que driblou dentro da área antes de ser derrubado por Botman. Pênalti que Salah bateu forte, mas em cima de Dubravka. No rebote, Arnold pegou mal na bola e jogou por cima.

Aos 25, Diaz deu lindo passe pra Jones, em profundidade, mas o meia foi travado no momento do chute. Aos 35, Arnold lançou do próprio campo pra Nuñez. O atacante ganhou do defensor e saiu cara a cara com Dubravka, mas chutou em cima do goleiro. A bola ainda sobrou no uruguaio, que tentou o chute de fora da área e Dubravka pegou outra vez. O Newcastle marcou em sua primeira chegada, com Burn livre dentro da área, finalizando de peixinho pra vencer Alisson, mas no início da jogada, Isak recebeu em posição de impedimento e o gol foi anulado.

Aos 38, o Liverpool teve sua última chance no primeiro tempo. Gomez virou o jogo pra Arnold, mas a bola correu demais e saía pela linha de fundo. Pra evitar a saída da bola, Arnold surpreendeu e bateu forte, com muito efeito, sem ângulo. A bola cruzou o gol e tocou na trave do outro lado de Dubravka.

Segundo tempo

Curtis Jones recolocou o Liverpool na frente o Newcastle não voltou mais pro jogo. Foto: Liverpool FC

 

Em três minutos, o Liverpool conseguiu abrir o placar. Diaz disparou pelo lado esquerdo, cortou pro meio e achou Nuñez pelo outro lado. O uruguaio teve tranquilidade e só rolou pra Salah, sem goleiro, estufar as redes e marcar seu 150º pelo Liverpool na Premier League. Aos seis, os três tramaram outra boa jogada. Diaz tocou pra Salah, que devolveu o presente pra Nuñez, mas Dubravka fez milagre no chute à queima-roupa. No minuto seguinte, Nuñez testou Dubravka outra vez. Konaté lançou o uruguaio, que disparou pela direita e encheu o pé num chute cruzado pra linda defesa do goleiro do Newcastle.

Aos oito, os visitantes calaram o Anfield. Gordon encontrou Isak entre os dois zagueiros do Liverpool e o sueco tocou de biquinho na saída de Alisson pra deixar tudo igual. Aos 16, o Liverpool voltou a testar Dubravka. Diaz recebeu na entrada da área, limpou pra perna direita e encheu o pé, mas o goleiro eslovaco espalmou. Aos 18, Endo cruzou na cabeça de Nuñez, que tirou de Dubravka, mas também do gol e a bola passou perto da trave direita do Newcastle. Aos 19, Salah correu pela direita e bateu cruzado pra outra defesa de Dubravka. No rebote, Jones pegou de primeira, mas Livramento tirou quase em cima da linha.

Aos 23, outro lance inacreditável. Arnold cobrou escanteio da direita, a defesa tirou mal e a bola sobrou em Gakpo, que encheu o pé. Mesmo com muita gente na frente, Dubravka fez outra grande defesa. Os Reds voltaram à frente do placar aos 28 minutos. Jota tabelou com Salah e saiu cara a cara com Dubravka. O português só rolou pra esquerda e Jones esperava livre pra empurrar a bola pro fundo da rede. Aos 33, os Reds conseguiram um pouco mais de respiro. Salah recebeu pela direita e deu um cruzamento espetacular de trivela pra Gakpo tocar no contrapé de Dubravka e ampliar o placar.

A paz vermelha durou pouco. Aos 36, Longstaff cobrou escanteio da direita e Botman subiu livre pra deixar Alisson parado, sem chance de defesa. Aos 38, Mac Allister voltou ao meio de campo do Liverpool pra dar um passe espetacular pra Jota. O português saiu na cara de Dubravka e driblou o goleiro antes de ser derrubado pelo próprio e cair na área. Outro pênalti pros Reds, que dessa vez, Salah não desperdiçou.

Melhor da partida

Mohamed Salah segue mostrando porque é um ídolo indiscutível do Liverpool. O egípcio perdeu um pênalti no primeiro tempo e fazia outra partida abaixo do que pode, mas marcou duas vezes no segundo tempo e participou dos outros dois gols dos Reds. O gigantesco Salah ainda superou a marca de 150 gols na Premier League.

Próximos compromissos de Liverpool e Newcastle

A Premier League dá uma parada no próximo fim de semana e os dois entram em campo pela terceira fase da Copa da Inglaterra. O Liverpool enfrenta o Arsenal, no domingo (7), em Anfield, enquanto o Newcastle visita seu maior rival, o Sunderland no sábado (6).

você pode gostar também