Liverpool sofre, mas vence de virada e assume liderança da Premier League

Reds batem o Crystal Palace de virada e pulam pra ponta da tabela

O Liverpool é líder! Ao menos, até o fim deste sábado (9). Os Reds bateram o Crystal Palace, no Selhurst Park, por 2×1, e pularam pra ponta da tabela depois de mais um jogo tenso dos comandados de Jurgen Klopp. O Palace abriu o placar com Jean-Phillipe Mateta, mas após ficar com o um a menos por conta da expulsão de Jordan Ayew, sofreu a virada. Mohamed Salah e Harvey Elliott marcaram os gols vermelhos.

Com o resultado, o Liverpool assume a liderança provisória da Premier League, com 37 pontos, e seca o Arsenal, que tem um jogo complicadíssimo contra o Aston Villa fora de casa, neste sábado. Se os londrinos não ganharem, o Liverpool termina a rodada no primeiro lugar. O Crystal Palace segue na 14ª posição, com 16 pontos e torce pra diferença pra zona de rebaixamento, que hoje é de sete pontos, não diminuir.

Primeiro tempo

Alisson evitou o gol do Palace com um milagre e manteve o placar zerado. Foto: Liverpool FC

 

O primeiro tempo não teve tantas chances claras. A primeira chegada foi do Liverpool, mas o chute de Tsimikas, aos dois minutos, saiu sem grandes perigos ao gol de Johnstone. O Liverpool teve mais a bola, mas não conseguia furar a defesa das Águias, que tiveram a melhor oportunidade de gol aos 27 minutos. Ayew disparou pela direita e cruzou. A bola passou por toda a área e encontrou Lerma, como elemento surpresa. O chute do colombiano só não abriu o placar porque Alisson, voltando de lesão, fez um milagre. A bola ainda tocou na trave antes de Arnold afastar o perigo.

Aos 30 saiu o lance mais polêmico do primeiro tempo. Hughes tomou a bola de Endo à frente da área e passou pra Edouard, que foi derrubado por Van Dijk na área. Pênalti e cartão amarelo pro capitão do Liverpool. Acontece que Hughes, visivelmente deslocou Endo e o árbitro precisou do auxílio do VAR pra corrigir o erro claro de Andy Madley. Pênalti e cartão retirados. O Liverpool ainda tentou uma pressão no fim, mas aos 46, os chutes de Salah e Szoboszlai foram travados pela defesa mandante.

Segundo tempo

Elliott marcou o gol da virada no Selhurst Park e botou os Reds na liderança. Foto: Premier League

 

Tentando pressionar mais, o Liverpool chegou aos três minutos com perigo. Diaz cruzou forte, mas Nuñez desviou levemente com a cabeça e não conseguiu direcionar a bola pro gol. Aos 10 minutos, o VAR, comandado por por John Brooks procurou e achou um pênalti de Quansah em Mateta. Andy Madley pouco analisou na cabine e apontou pra marca do pênalti, que o próprio Mateta cobrou bem, deslocando Alisson e abrindo o placar. Aos 29, Jordan Ayew tomou o segundo cartão amarelo e foi expulso, depois de falta em cima de Elliott.

No minuto seguinte, a superioridade numérica já fez a diferença a favor do Liverpool. Gakpo recebeu na direita e cruzou. A defesa do Palace não afastou, Jones rolou pra Salah e o egípcio bateu de esquerda, contando ainda com o desvio em Clyne, pra abrir o placar e marcar seu gol de número 200 com a camisa do Liverpool. Os Reds aumentaram a pressão e chegaram novamente pela direita. Aos 42, depois da defesa afastar, Elliott pegou a sobra com a perna direita, mas acabou isolando. A pressão deu resultado aos 45.

Elliott recebeu passe de Salah com espaço e avançou. Quase da linha da área, o meia bateu forte de esquerda e venceu Matthews, que substituiu Johnstone, machucado, pra virar o jogo pro Reds. O Liverpool ainda marcou o terceiro aos 48, depois de um lindo passe de Elliott pra cavadinha de Diaz, mas o colombiano estava impedido quando recebeu o passe. Aos 54, o coração vermelho parou por um instante. Olise cobrou falta pro meio da área, Andersen subiu e cabeceou forte pra baixo, mas Alisson fez outra defesa espetacular.

Melhor da partida

Apesar da defesa milagrosa de Alisson nos momentos finais pra garantir a vitória, Harvey Elliott foi o nome do jogo. O garoto entrou muito bem, mudou a dinâmica da partida e ainda marcou o belo gol da vitória do Liverpool.

Próximos compromissos de Crystal Palace e Liverpool

O Crystal Palace continua a sequência indigesta na Premier League e viaja pra Manchester pra enfrentar o City, no próximo sábado (16), no Etihad Stadium. Antes do próximo jogo pelo Campeonato Inglês, o Liverpool tem um compromisso pela Europa League, na quinta-feira (14), contra o Union St. Gilloise, na Bélgica. Já classificado no primeiro lugar do grupo, os Reds apenas cumprem tabela.

você pode gostar também