Liverpool vira contra o West Ham e vence terceira seguida

Reds saem atrás, mas conseguem reação e entram em zona de classificação pra Europa League

O Liverpool foi até Londres pra enfrentar o West Ham e garantiu sua terceira vitória consecutiva na Premier League. A vitória de virada, por 2×1, colocou os Reds na sexta posição, com 53 pontos, ultrapassando o Tottenham, que ainda joga na rodada. O West Ham ficou no 14º lugar, com 34 pontos, ainda próximo da zona de rebaixamento.

Escalações

Jurgen Klopp só não conseguiu repetir a escalação do último jogo porque Konaté foi desfalque de última hora e Matip assumiu a zaga ao lado de Van Dijk. O Liverpool parece ter encontrado o seu jeito de jogar, com Arnold fazendo a saída de bola pelo meio e o time repetiu o 3-2-5 com a bola no pé.

 

David Moyes escalou o time sem surpresas, no 4-3-3, mas Lucas Paquetá jogou mais avançado, quase ao lado de Antônio. Como o time da casa marcava o Liverpool quase na área adversária, o time se transformava num 4-2-4, com Benrahma e Bowen marcando pelas pontas e Paquetá e Antônio fechando as linhas de passes entre os zagueiros do Liverpool e o meio de campo. Com a bola no pé, transição o mais rápido possível pra pegar os Reds desarrumados.

Primeiro tempo

O Liverpool teve a primeira boa chance aos seis minutos. Gakpo deu passe em profundidade pra Salah, que tentou o chute, mas acabou travado e a bola sobrou em Gakpo, que bateu forte, mas Aguerd desviou pra escanteio. A resposta do West Ham veio num golaço de Lucas Paquetá. O meia brasileiro tabelou o Antônio e bateu com a perna direita no ângulo de Alisson, aos 12 minutos. Aos 17, Arnold achou Gakpo entre quatro marcadores, o atacante holandês dominou e bateu de longe no cantinho de Fabianske pra empatar a partida.

Primeiro tempo foi bastante movimentado no Estádio Olímpico. Foto: Twitter Liverpool FC

 

O Liverpool quase virou aos 26. Salah e Gakpo brigaram pela bola e ela sobrou pra Diogo Jota, que acabou chutando por cima do gol do West Ham. Aos 35, o Liverpool chegou pelo alto com perigo. Robertson cobrou escanteio pela esquerda e Van Dijk cabeceou pra fora. Aos 38 os Reds chegaram bem mais uma vez. A bola foi trabalhada de um lado ao outro e chegou em Salah, que cruzou na cabeça de Henderson. O desvio do meia passou raspando a trave e Jota não conseguiu alcançar pra completar.

O West Ham voltou a atacar depois de um bom tempo e Van Dijk salvou o Liverpool. Benrahma fez boa jogada pela esquerda e bateu fraco cruzado, mas Antônio esperava na segunda trave pra empurrar a bola pro gol vazio. Antes dele, o zagueiro dos Reds desviou pra escanteio. Foi a última chance do primeiro tempo bastante movimentado.

Segundo tempo

O segundo tempo começou com muita correria, mas poucas chances claras. O West Ham marcou aos nove minutos, com Bowen, mas o atacante estava impedido no início da jogada. O Liverpool só chegou aos 19 minutos, com um chute de fora da área de Arnold que saiu por muito. Aos 21, em escanteio, Matip teve duas chances pra virar o jogo, mas Fabianski fez um defesa espetacular e afastou. O Liverpool continuou no ataque e, no minuto seguinte, Matip não desperdiçou. Cabeçada firme após escanteio de Robertson pra botar os Reds na frente.

 

Matip marcou o gol da virada do Liverpool. Foto: Twitter Liverpool FC

 

O West Ham tentou se lançar mais ao ataque, mas só ameaçou aos 38 minutos. Cresswell bateu escanteio pela esquerda e Soucek cabeceou por cima do gol. Bowen teve outra chance aos 40, em velocidade, mas bateu fraco no meio do gol pra defesa tranquila de Alisson. Pouca coisa aconteceu após isso e o Liverpool conseguiu segurar o resultado.

Análise

Diferente do jogo da última rodada, o Liverpool conseguiu controlar a partida com a vantagem. O time criou bem no primeiro tempo e mostrou força mental pra não se abater com o gol do West Ham, empatando logo em seguida. O segundo tempo foi mais cadenciado e os Reds não sofreram defensivamente. A vaga na Champions está muito distante, mas a Europa League é cada vez mais plausível. O nível de atuação do time aumentou, o Liverpool parece ter encontrado uma forma sólida de jogar neste fim de temporada e o time já é o sexto colocado.

Outra boa partida de Arnold jogando mais centralizado. O lateral tem o seu potencial ofensivo potencializado e melhorou até na marcação. Bom jogo da dupla de defesa, com Matip marcando o gol da virada. Gakpo apareceu muito bem na frente mais uma vez, mas Salah e Jota tiveram um jogo discreto.

Próximos compromissos

O Liverpool enfrenta o Tottenham na próxima rodada, em Anfield, num confronto direto pela vaga na Europa League, no domingo, 30. O West Ham tem um confronto londrino contra o Crystal Palace, no sábado, 29.

 

você pode gostar também