Diante das incertezas sobre as permanências de Bernardo Silva e Ilkay Gundogan, o nome de Mateo Kovacic tem sido bastante vinculado ao Manchester City. O croata tem apenas mais um ano de contrato com o Chelsea, que não abriu conversas pela renovação.
Logo, sendo bem avaliado por Pep Guardiola, Kovacic estaria disposto a fazer a mudança para o norte da Inglaterra, inclusive, tendo acordado termos pessoais com o City. Sendo assim, faltaria um acerto entre os clubes – o que parece estar bem encaminhado.
Como primeiro reportado por James Olley, da ESPN, nesta sexta-feira, Chelsea e Manchester City fecharam um acordo para concluir a transferência do meio campista por €40 milhões. Mais ainda, grande parte desse valor seria pago logo na primeira parcela.
Portanto, com os clubes em acordo e com o jogador tendo concordado termos pessoais com os Citizens, resta realizar os exames médicos e a assinatura do contrato. A expectativa, ainda segundo o jornalista da ESPN, é que o negócio seja concluído na próxima quinzena.
Kovacic chegou ao Chelsea em 2018 vindo do Real Madrid, inicialmente por empréstimo. Ao fim da temporada, após a conquista da Europa League, os Blues optaram por exercer a opção de compra.
Em cinco temporadas pelo clube londrino, o meia croata atuou em 221 partidas somando 21 contribuições para gol (seis gols e 15 assistências). No total, foram 14.423 minutos acumulados, cerca de 160 jogos completos. Uma série de lesões atrapalhou a passagem de Kovacic pelos Blues, sobretudo nas últimas duas temporadas.
Pelo Chelsea, ainda, ele conquistou a Liga dos Campeões (2020/21), a Supercopa da UEFA (2021) e o Mundial de Clubes (referente ao ano de 2021, mas disputado em 2022).
Somado à inclinação do jogador em deixar o clube, o próprio Chelsea precisa realizar vendas para equilibrar suas contas depois do grande gasto com reforços ao longo das últimas janelas de transferência. Kovacic será apenas a primeira das muitas vendas que o clube pretende fazer neste verão europeu.