Jogando em casa pela 22ª rodada da Premier League, o Manchester City dominou a partida e venceu o Burnley por 3 a 1. O jogo marcou o reencontro de Vincent Kompany, ídolo do City, com sua antiga equipe. Os gols foram marcados pelo aniversariante do dia, Julian Alvarez (duas vez) completando 24 anos e Rodri para o City, Al Dakhil descontou para o Burnley. Com o resultado os Citizens seguem a perseguição ao Liverpool, se mantendo na segunda posição com 46 pontos. Já o Burnley segue na zona de rebaixamento, em 19º, com apenas 12 pontos.
Primeiro Tempo
O Manchester City teve total controle desde o início do jogo. Com Kevin De Bruyne, de volta ao time titular após começar do banco nos últimos dois jogos, e Matheus Nunes comandando o meio de campo, os Citizens foram rondando a área do Burnley até abrirem o placar. Aos 15, Gvardiol puxou a jogada da esquerda para direita até Foden, que de primeira lançou Matheus Nunes nas costas da marcação. O luso-brasileiro teve seu primeiro passe interceptado, mas na segunda tentativa achou um belo cruzamento para Julian Alvarez só desviar e abrir o placar.
Aos 21 foi a vez de Kevin De Bruyne brilhar. Após sofrer falta na intermediaria ofensiva, o belga, em jogada ensaiada, fez um belo passe em profundidade na cobrança para Julian Alvarez bater na saída de James Trafford e ampliar para o City. A assistência colocou De Bruyne como o terceiro maior na história da Premier League com 104 assistências, só atrás de Ryan Giggs, com 162, e Cesc Fabregas, com 111.
👟 @KevinDeBruyne is now outright third in the all-time assist standings! pic.twitter.com/7lOMLrHalk
— Premier League (@premierleague) January 31, 2024
Segundo Tempo
O Manchester City só precisou de 25 segundos para fazer o terceiro. Após a saída de bola, Kevin De Bruyne percebeu a linha alta da defesa do Burnley e acionou Phil Foden pela direita. O inglês avançou e tocou na entrada da área para Rodri, que de primeira chapou no canto de Trafford.
Pep Guardiola aproveitou o controle da partida para fazer algumas mudanças. Aos 25 sacou Kevin De Bruyne para a entrada de Erling Haaland. O belga ainda não está 100% para jogar os 90 minutos enquanto o norueguês volta a campo após a lesão no pé no início de Dezembro que o deixou de fora do Mundial de Clubes e de jogos da Premier League. O camisa 9 do City buscou seu gol, mas acabou furando na melhor oportunidade que teve.
Já nos acréscimos o Burnley descontou. Aos 47, Fofana encarou Gvardiol pela esquerda, ganhou na velocidade e cruzou rasteiro na pequena área para Al Dakhil apenas escorar e fazer o gol de honra dos visitantes. Ao fim da partida, Julian Alvarez, autor de dois gols, foi eleito o melhor em campo.
Próximos jogos de Manchester City e Burnley
O Manchester City volta a campo na segunda (5), às 17h, contra o Brentford fora de casa pela 23ª rodada da Premier League. O Burnley recebe o Fulham no sábado (3), às 12h, também pela 23ª rodada da Premier League.