Manchester City vence o Chelsea antes da festa de comemoração do título da Premier League

Julian Álvarez marcou logo no início do jogo para botar fogo nas celebrações no Etihad

Entrando em campo campeão inglês, título que conquista pela terceira temporada consecutiva, o Manchester City não desapontou o lotado Etihad Stadium e venceu o Chelsea por 1 a 0, com gol de Julian Álvarez ainda no início da partida.

Escalações

Em clima de festa e poupando peças centrais para as decisões que se aproximam, Pep Guardiola escalou um time bastante modificado. Ortega começou na meta e à frente dele, a opção foi de uma linha de três defensores com Walker, Akanji e Laporte.

Kalvin Phillips e Sergio Gómez formaram a dupla de volantes com Mahrez, Rico Lewis, Foden e Cole Palmer mais avançados. O grande nome do ataque Citizen para a partida foi Julian Álvarez, como homem mais avançado.

Image
Escalação do Manchester City. Foto – Man City

 

Frank Lampard, por sua vez, organizou o Chelsea de forma mais contida para o jogo no Etihad apostando no esquema de 5-3-2 com Kepa retornando à titularidade no gol. A defesa contou com Lewis Hall e Azpilicueta pelas laterais, com Chalobah, Thiago Silva e Fofana formando o trio de zagueiros.

No meio campo, Enzo Fernández atuou ao lado de Loftus-Cheek e Conor Gallagher com Sterling e Havertz formando a dupla de atacantes.

Image
Escalação do Chelsea. Foto – Chelsea FC

Primeiro tempo

Image
Jogadores do City comemoram o gol de Julian Álvarez. Foto – Man City

 

A partida começou como esperado, com o Manchester City controlando a posse e chegando ao terço ofensivo, mesmo que sem levar muito perigo. No entanto, o campeão da Premier League precisou de apenas uma chance mais clara para abrir o placar.

Aos 11 minutos, Fofana errou um passe crucial na saída de bola e deu de presente a jogada do gol: Palmer ficou com a bola e avançou, já perto da área, o camisa 80 passou para Álvarez que marcou o gol dos Citizens. Pouco depois, Palmer apareceu de novo: avançando bem pela esquerda e passando para Rico Lewis, que deixou de letra para Álvarez que deixou Foden finalizar. O camisa 47 foi travado e no rebote Mahrez também foi travado e conquistou o escanteio, que não levou muito perigo.

A superioridade do City no jogo seguiu evidente, com o Chelsea sendo empurrado para seu campo de defesa a todo momento, até mesmo quando tinham a bola. A partir dos 30 minutos, os londrinos, enfim, conseguiram trabalhar melhor a posse e incomodar o Manchester City. Aos 33, Havertz enfiou uma grande bola para Sterling que, cara a cara com Ortega, finalizou em cima do goleiro. Aos 36, Lewis Hall conseguiu um grande cruzamento para Gallagher, que cabeceou bem, mas, por azar, parou na trave.

Nos minutos finais de primeiro tempo, um jogo de maior intensidade e disputa se desenrolou no Etihad, sem chances claras para os dois lados. Assim, Michael Oliver apitou o fim do primeiro tempo com os Citizens tendo a vantagem simples no placar.

Segundo tempo

Image
Enzo Fernández foi vital para o funcionamento do meio campo dos Blues, e consequentemente do time, durante a partida. Foto – Chelsea FC

 

O início da etapa complementar foi diferente daquilo que sucedeu após o apito de início do jogo. O Chelsea adiantou sua marcação e não apenas esperou o Manchester City, que seguiu tendo mais a bola, porém, encontrando mais resistência para trabalhá-la. Ao mesmo tempo, os Blues conseguiam aparecer mais no ataque, mesmo que sem objetividade.

Ainda assim, algo foi parecido: a primeira grande chance veio com os Citizens. Em cobrança de falta, Mahrez levantou na área e Kalvin Phillips subiu bem para cabecear, contudo, parando na trave. Na sequência, o Chelsea conseguiu uma boa chance com Lewis Hall. O jovem de 18 anos recebeu de Sterling e finalizou cruzado, obrigando grande defesa de Ortega. Cinco minutos depois, Sterling recebeu de Loftus-Cheek e finalizou, porém, também parando no goleiro adversário.

Apesar do Chelsea empilhar boas chances, foi o City quem colocou a bola na rede, novamente com Julian Álvarez. No entanto, na construção da jogada, Mahrez dominou a bola com o braço e o gol foi anulado. Logo na sequência, Haaland entrou no lugar de Mahrez e não demorou para deixar seu cartão de visitas. O norueguês finalizou cruzado, contudo, a bola foi direto para fora.

Os dois treinadores promoveram uma série de mudanças nos seus times, entretanto, pouco no jogo mudou. Inclusive, o placar se manteve inalterado. Com isso, Michael Oliver apitou pela última vez na partida, confirmando a vitória do Manchester City por  1 a 0 e garantindo aos donos do Etihad Stadium o tricampeonato consecutivo da Premier League.

Próximos compromissos

Ambas as equipes retornam aos gramados no meio da semana para disputa de partidas adiadas da Premier League. Na quarta-feira, o City vai ao litoral sul da Inglaterra enfrentar o Brighton às 16h (horário de Brasília). O Chelsea, por sua vez, volta à Manchester, mas para o lado vermelho. Na quinta-feira, os londrinos enfrentam o Manchester United em Old Trafford, às 16h (horário de Brasília).

você pode gostar também