Mary Earps é eleita melhor goleira do mundo em premiação do FIFA The Best 2023

Goleira do Manchester United recebe o prêmio pelo 2º ano consecutivo

Pelo segundo ano consecutivo, Mary Earps foi eleita a melhor goleiro do mundo em premiação do The Best da FIFA. A goleira do Manchester United recebeu o maior número de pontos e superou as outras duas finalistas ao prêmio: Mackenzie Arnold, do West Ham, e Catalina Coll, do Barcelona.

Quem é Mary Earps? Conheça a melhor goleira do mundo!

Nascida em 7 de março de 1993, Mary Earps começou sua carreira nas categorias de base do Leicester City. Com uma passagem de poucas partidas disputadas pelo Nottingham Forest, a goleira só veio a se estabelecer titular em 2011, quando era jogadora do Doncaster Rover Belles.

Veja quem é Mary Earps, goleira vencedora do The Best 2023
A goleira começou sua carreira no futebol inglês – Reprodução/Neil Graham

Após passagens por Birmingham City, Bristol City e Reading, Mary Earps deixou a Inglaterra rumo à Alemanha para jogar no Wolfsburg, em 2018/19. De acordo com matéria publicada pela FIFA, a goleira aprendeu a falar alemão durante sua passagem pelo clube, tornando-se fluente em alemão ouvindo podcasts.

Mary Earps jogou no Wolfsburg, da Alemanha
A goleira foi campeã da Bundesliga Feminina pelo Wolfsburg

Com grandes atuações no futebol da Alemanha, Mary Earps foi convocada para a Copa do Mundo Feminina de 2019 para ser a terceira goleira da Seleção da Inglaterra. Na temporada seguinte, a goleira retornou à sua terra natal para ser jogadora do Manchester United.

Desde que foi contratada pelos Red Devils, Mary Earps passou a ser titular na maioria dos jogos. Apesar de ter ganhado sequência, a goleira se chateou com a falta de convocações para a seleção. Em entrevista à FIFA, a jogadora revelou que chegou a aceitar o fato que sua carreira internacional havia se encerrado.

Em 2021, Mary Earps passou por um momento delicado, em que quase decidiu desistir do esporte. Na época, o Manchester United oferecia uma renovação de contrato à jogadora, enquanto ela não tinha mais certeza se gostaria de seguir com sua carreira profissional.

Mary Earps quase desistiu do futebol em 2021
A goleira cogitou desistir do futebol em 2021 – Reprodução/Manchester United

“Cheguei a um ponto em que senti que havia atingido meus limites. Havia dado uma boa oportunidade ao futebol, mas não parecia o suficiente. Eu tinha responsabilidades, tinha uma hipoteca para pagar e isso não estava me ajudando. No fim, decidi tentar por apenas mais alguns anos” – Mary Earps, em entrevista à FIFA.

A vida de Mary Earps teve uma reviravolta quando Sarina Wiegman, eleita a melhor treinadora de futebol feminino do mundo no The Best 2023, assumiu a Seleção da Inglaterra no final de 2021. A técnica decidiu convocar a goleira para as eliminatórias da Copa do Mundo de 2023. Logo no primeiro jogo, Mary Earps fez sua estreia como titular.

Sara Wiegman convocou a goleira para disputar as eliminatórias da Copa do Mundo
Mary Earps foi titular da Inglaterra na campanha do título da Eurocopa 2022 – Reprodução/Divulgação

Na Eurocopa de 2022, Mary Earps foi titular em todos os jogos da campanha campeã da Inglaterra, tendo papel fundamental na vitória sobre a Seleção da Alemanha na grande final. Além do título, a goleira fez parte da seleção do torneio e, posteriormente, recebeu o prêmio FIFA The Best 2022.

Na última temporada, a goleira do Manchester United chegou à final da Copa do Mundo Feminina, perdendo o título para a Espanha. Além disso, foi campeã da Finalíssima, ajudando a Inglaterra a vencer o Brasil nos pênaltis. Graças aos bons desempenhos, Mary Earps terminou a temporada sendo eleita a melhor goleira do mundo no FIFA The Best 2023.

Como foi a temporada da goleira?

Mary Earps recebeu o prêmio de melhor goleira do mundo por seu desempenho entre 1º de agosto de 2022 e 20 de agosto de 2023. Além da premiação individual, a jogadora do Manchester United também foi escolhida para compor a Seleção Feminina do FIFA The Best 2023 (FIFPRO Women’s World 11).

Pelo 2º ano seguido, Mary Earps recebe o FIFA The Best de melhor goleira do mundo
Ella Toone e Mary Earps foram escolhidas para compor a seleção das 11 melhores jogadoras da temporada – Reprodução/Manchester United

Em 2022, Mary Earps foi campeã da Eurocopa Feminina com a Seleção da Inglaterra, sendo titular durante o torneio. O título europeu não foi contabilizado pela análise do The Best 2023, porém é importante ressaltar que a goleira do Manchester United viria a receber o The Best em 2022.

Pouco tempo após a virada do ano, a goleira do Manchester United alcançou uma marca histórica no futebol feminino. Na vitória de 1×0 dos Red Devils contra o Reading, em 22 de janeiro de 2023, Mary Earps se tornou a primeira goleira a ficar 50 jogos sem sofrer gols na Women’s Super League.

Em abril do ano passado, a goleira inglesa ajudou a Inglaterra a conquistar outro título internacional, dessa vez da Finalíssima. Após um empate duro de 1×1 no tempo normal, a final foi decidida nos pênaltis. Defendendo a cobrança de Tamires, Mary Earps foi uma das grandes protagonistas da partida, ajudando a Inglaterra a ser campeã novamente.

A goleira defendeu um pênalti na Finalíssima entre Inglaterra e Brasil
Mary Earps defende pênalti de Tamires na Finalíssima – Tom Jenkins/The Guardian

Pelo Manchester United, Mary Earps também teve uma temporada de destaque. A goleira ajudou os Red Devils a terminar o campeonato inglês na 2ª colocação, a melhor marca na história do clube. Mary Earps terminou a Women’s Super League com 14 clean sheets, um recorde na competição.

Mary Earps recebeu a Luva de Ouro da Copa do Mundo Feminina

O The Best 2023 não foi o único grande prêmio individual conquistado pela goleira inglesa na última temporada. Mary Earps também recebeu a Luva de Ouro da Copa do Mundo Feminina, após uma incrível campanha com a Inglaterra que terminou com o vice-campeonato.

Mary Earps ganhou a Luva de Ouro da Copa do Mundo Feminina 2023
A inglesa foi a melhor goleira da Copa do Mundo Feminina 2023 com apenas 4 gols sofridos – Reprodução/Zac Goodwin/PA

Durante a Copa do Mundo, Mary Earps foi uma das protagonistas da Seleção da Inglaterra, que era apontada como uma das grandes favoritas ao título. Na fase de grupos, a goleira manteve dois clean sheets e sofreu apenas um gol em três partidas, contra Haiti, Dinamarca e China.

Nas oitavas de final, Mary Earps foi uma das heroínas da Inglaterra no empate em 0x0 contra a Nigéria. Durante o tempo normal e a prorrogação, a goleira do Manchester United foi responsável por grandes defesas que salvaram a Seleção Inglesa. Na disputa por pênaltis, ela contou com a sorte e viu duas jogadoras da Nigéria errar suas cobranças, chutando a bola para fora.

Após não ser tão exigida nos jogos de quartas de final e semifinal, Mary Earps precisou “trabalhar” na final da Copa do Mundo Feminina contra a Espanha. A goleira inglesa impediu que as espanholas balançassem as redes em diferentes ocasiões, mas não foi o suficiente para impedir o gol da Espanha aos 28 minutos.

Já na segunda etapa, aos 69 minutos, a estrela de Mary Earps brilhou. Após toque de mão de K. Walsh, a juíza deu um pênalti para a Espanha. Adivinhando o canto, a goleira inglesa defendeu o pênalti cobrado por Jenni Hermoso, mantendo vivas as esperanças da Seleção da Inglaterra.

Goleira da Inglaterra defende pênalti na final da Copa do Mundo Feminina 2023
A goleira da Inglaterra defendeu o pênalti na final da Copa do Mundo Feminina 2023 – Reprodução/Manchester United

Infelizmente para as inglesas, a grande atuação de Mary Earps na final da Copa do Mundo não foi o suficiente para que a Inglaterra fosse campeã. Porém, a goleira do Manchester United terminou a competição conquistando a Luva de Ouro, após sofrer apenas 4 gols em 7 partidas.

você pode gostar também