Pelo segundo ano consecutivo, Mary Earps foi eleita a melhor goleiro do mundo em premiação do The Best da FIFA. A goleira do Manchester United recebeu o maior número de pontos e superou as outras duas finalistas ao prêmio: Mackenzie Arnold, do West Ham, e Catalina Coll, do Barcelona.
Quem é Mary Earps? Conheça a melhor goleira do mundo!
Nascida em 7 de março de 1993, Mary Earps começou sua carreira nas categorias de base do Leicester City. Com uma passagem de poucas partidas disputadas pelo Nottingham Forest, a goleira só veio a se estabelecer titular em 2011, quando era jogadora do Doncaster Rover Belles.
Após passagens por Birmingham City, Bristol City e Reading, Mary Earps deixou a Inglaterra rumo à Alemanha para jogar no Wolfsburg, em 2018/19. De acordo com matéria publicada pela FIFA, a goleira aprendeu a falar alemão durante sua passagem pelo clube, tornando-se fluente em alemão ouvindo podcasts.
Com grandes atuações no futebol da Alemanha, Mary Earps foi convocada para a Copa do Mundo Feminina de 2019 para ser a terceira goleira da Seleção da Inglaterra. Na temporada seguinte, a goleira retornou à sua terra natal para ser jogadora do Manchester United.
Desde que foi contratada pelos Red Devils, Mary Earps passou a ser titular na maioria dos jogos. Apesar de ter ganhado sequência, a goleira se chateou com a falta de convocações para a seleção. Em entrevista à FIFA, a jogadora revelou que chegou a aceitar o fato que sua carreira internacional havia se encerrado.
Em 2021, Mary Earps passou por um momento delicado, em que quase decidiu desistir do esporte. Na época, o Manchester United oferecia uma renovação de contrato à jogadora, enquanto ela não tinha mais certeza se gostaria de seguir com sua carreira profissional.
“Cheguei a um ponto em que senti que havia atingido meus limites. Havia dado uma boa oportunidade ao futebol, mas não parecia o suficiente. Eu tinha responsabilidades, tinha uma hipoteca para pagar e isso não estava me ajudando. No fim, decidi tentar por apenas mais alguns anos” – Mary Earps, em entrevista à FIFA.
A vida de Mary Earps teve uma reviravolta quando Sarina Wiegman, eleita a melhor treinadora de futebol feminino do mundo no The Best 2023, assumiu a Seleção da Inglaterra no final de 2021. A técnica decidiu convocar a goleira para as eliminatórias da Copa do Mundo de 2023. Logo no primeiro jogo, Mary Earps fez sua estreia como titular.
Na Eurocopa de 2022, Mary Earps foi titular em todos os jogos da campanha campeã da Inglaterra, tendo papel fundamental na vitória sobre a Seleção da Alemanha na grande final. Além do título, a goleira fez parte da seleção do torneio e, posteriormente, recebeu o prêmio FIFA The Best 2022.
Na última temporada, a goleira do Manchester United chegou à final da Copa do Mundo Feminina, perdendo o título para a Espanha. Além disso, foi campeã da Finalíssima, ajudando a Inglaterra a vencer o Brasil nos pênaltis. Graças aos bons desempenhos, Mary Earps terminou a temporada sendo eleita a melhor goleira do mundo no FIFA The Best 2023.
Como foi a temporada da goleira?
Mary Earps recebeu o prêmio de melhor goleira do mundo por seu desempenho entre 1º de agosto de 2022 e 20 de agosto de 2023. Além da premiação individual, a jogadora do Manchester United também foi escolhida para compor a Seleção Feminina do FIFA The Best 2023 (FIFPRO Women’s World 11).
Em 2022, Mary Earps foi campeã da Eurocopa Feminina com a Seleção da Inglaterra, sendo titular durante o torneio. O título europeu não foi contabilizado pela análise do The Best 2023, porém é importante ressaltar que a goleira do Manchester United viria a receber o The Best em 2022.
Pouco tempo após a virada do ano, a goleira do Manchester United alcançou uma marca histórica no futebol feminino. Na vitória de 1×0 dos Red Devils contra o Reading, em 22 de janeiro de 2023, Mary Earps se tornou a primeira goleira a ficar 50 jogos sem sofrer gols na Women’s Super League.
Em abril do ano passado, a goleira inglesa ajudou a Inglaterra a conquistar outro título internacional, dessa vez da Finalíssima. Após um empate duro de 1×1 no tempo normal, a final foi decidida nos pênaltis. Defendendo a cobrança de Tamires, Mary Earps foi uma das grandes protagonistas da partida, ajudando a Inglaterra a ser campeã novamente.
Pelo Manchester United, Mary Earps também teve uma temporada de destaque. A goleira ajudou os Red Devils a terminar o campeonato inglês na 2ª colocação, a melhor marca na história do clube. Mary Earps terminou a Women’s Super League com 14 clean sheets, um recorde na competição.
Mary Earps recebeu a Luva de Ouro da Copa do Mundo Feminina
O The Best 2023 não foi o único grande prêmio individual conquistado pela goleira inglesa na última temporada. Mary Earps também recebeu a Luva de Ouro da Copa do Mundo Feminina, após uma incrível campanha com a Inglaterra que terminou com o vice-campeonato.
Durante a Copa do Mundo, Mary Earps foi uma das protagonistas da Seleção da Inglaterra, que era apontada como uma das grandes favoritas ao título. Na fase de grupos, a goleira manteve dois clean sheets e sofreu apenas um gol em três partidas, contra Haiti, Dinamarca e China.
Nas oitavas de final, Mary Earps foi uma das heroínas da Inglaterra no empate em 0x0 contra a Nigéria. Durante o tempo normal e a prorrogação, a goleira do Manchester United foi responsável por grandes defesas que salvaram a Seleção Inglesa. Na disputa por pênaltis, ela contou com a sorte e viu duas jogadoras da Nigéria errar suas cobranças, chutando a bola para fora.
Após não ser tão exigida nos jogos de quartas de final e semifinal, Mary Earps precisou “trabalhar” na final da Copa do Mundo Feminina contra a Espanha. A goleira inglesa impediu que as espanholas balançassem as redes em diferentes ocasiões, mas não foi o suficiente para impedir o gol da Espanha aos 28 minutos.
Já na segunda etapa, aos 69 minutos, a estrela de Mary Earps brilhou. Após toque de mão de K. Walsh, a juíza deu um pênalti para a Espanha. Adivinhando o canto, a goleira inglesa defendeu o pênalti cobrado por Jenni Hermoso, mantendo vivas as esperanças da Seleção da Inglaterra.
Infelizmente para as inglesas, a grande atuação de Mary Earps na final da Copa do Mundo não foi o suficiente para que a Inglaterra fosse campeã. Porém, a goleira do Manchester United terminou a competição conquistando a Luva de Ouro, após sofrer apenas 4 gols em 7 partidas.