O Manchester United é um dos maiores clubes da Inglaterra e alcançou esse posto graças ao seu período mais vitorioso sob o comando de Sir Alex Ferguson. Porém, hoje em dia o patamar do clube não é mais o mesmo. Confira abaixo quais foram os treinadores do Manchester United que alcançaram sucesso após (e antes) do escocês no cargo de treinador dos Diabos Vermelhos.
Erik ten Hag (2022 – atualmente)
Com 53 anos, o holandês iniciou sua carreira como treinador nas categorias de base do FC Twente. Além desses, também passou pelas comissões técnicas de FC Utrecht, Go Ahead Eagles e pelo FC Bayern II — quando mantinha relação direta com Pep Guardiola. Chegou ao Ajax em dezembro de 2017, conquistando 3 títulos do campeonato holândes, duas copas da holanda e uma semifinal de Liga dos Campeões na temporada 18/19, além de lançar nomes como De Jong, De Ligt, Onana, Lisandro Martínez e Gravenberch no radar do futebol mundial.
Pelo Manchester United, ten Hag começou a temporada 22/23 com derrotas para Brighton (2×1) e Brentford (4×0), além de desentendimento com a grande estrela do clube, Cristiano Ronaldo. Porém, mesmo com um início turbulento, Erik controlou os resultados, teve as contratações de Lisandro Martínez, Casemiro e Antony e rescindiu o contrato do português. Como resultado, terminou em terceiro na Premier League fazendo do Old Trafford uma fortaleza e conquistou um título depois de 5 temporadas sem nenhuma taça levantada.
Ralf Ragnick (2021 – 2022)
Ralf Ragnick passou diversos clubes na Alemanha, variando de treinador e até CEO de futebol profissional, desde 1985. Seu trabalho de maior destaque foi como diretor esportivo dos clubes geridos pela Red Bull (Bragantino, Salzburg e Leipzig), quando colaborou pra expansão da marca e para as sucessivas campanhas de Champions League do time alemão.
No comando dos red devils, Ralf assumiu na metade da temporada 21/22, quando os red devils efetuavam a transição e preparação para a posse de ten Hag. Ralf esteve no comndo por 29 jogos em 3 competições. Falhou em classificar a equipe para a Champions League da próxima temporada pela Premier League, além de ter sido eliminado nas oitavas de final da competição continental (Atlético de Madrid) e na 4ª fase da Copa da Inglaterra (Middlesbrough).
Michael Carrick (2021)
O ex-jogador se juntou à comissão técnica logo após sua aposentadoria em 2018. Continuou como assistente até o final de 2021 antes de assumir o clube por 3 jogos.
Carrick ficou 3 jogos no comando do clube enquanto a diretoria decidia o planejamento da próxima temporada. No período, duas vitórias (Arsenal e Villarreal) e um empate (Chelsea).
Ole Gunnar Solskjær (2018 – 2021)
Outro ex-jogador do clube, Solskjær assumiu no final de 2018, vindo do Molde FK, da Noruega. Antes, o ídolo dos red devils passou pelo Cardiff City e pelas categorias de base do próprio Manchester United. Desde sua saída do clube, porém, não assumiu mais nenhuma equipe.
O ídolo foi responsável pelas contratações de Bruno Fernandes, Aaron Wan-Bissaka e Harry Maguire. Competitivamente, comandou o time por 168 jogos, com 92 vitórias, 35 empates e 41 derrotas, tendo como especial a campanha da Europa League 20/21, quando o clube ficou com o vice-campeonato após derrota nos pênaltis para o Villarreal.
José Mourinho (2016 – 2018)
Um semestre parado após polêmica fase no Chelsea, José Mourinho assumiu o comando dos red devils. Depois de grandes passagens por Porto, Chelsea e Real Madrid, o português teve a oportunidade de competir diretamente com Guardiola — agora no Manchester City — mais uma vez. Na gestão de Mourinho, o clube contratou peças mais badaladas como Ibrahimović, Pogba, Lukaku, Sánchez e Schweinsteiger.
Sua passagem foi marcada por entrevistas polêmicas e pelas conquistas da Europa League e Copa da Inglaterra. Em dois anos e meio no clube, Mourinho participou de 144 jogos, sendo 84 vitórias, 31 empates e 29 derrotas. O português foi um dos melhores treinadores do Manchester United.
Louis Van Gaal (2014 – 2016)
Consolidado pelo seu Ajax eternizado com lendas como Bergkamp, Van Basten, Koeman, Rijkaard e Seedorf, Louis van Gaal também já havia treinado o Barcelona, o AZ Alkmaar e o Bayern de Munique, além da própria seleção holandesa.
Na Inglaterra, venceu 54 partidas, empatou 24 e perdeu 25 no comando dos red devils. Foi responsável pela conquista da Copa da Inglaterra na temporada 15/16. Também se destacou por fazer a introdução de Marcus Rashford no time titular da equipe, em fevereiro de 2016.
Ryan Giggs (2014)
Antes mesmo de se aposentar, Giggs já havia comando a equipe onde jogou em toda a sua carreira. Na sua última temporada como jogador, Ryan encabeçou a área técnica nos últimos 4 jogos da Premier League. Com duas vitórias, um empate e uma derrota, o galês não conseguiu manter a equipe na zona de classificação da Europa League.
Além do United, Giggs também comandou a seleção galesa por 4 anos e meio antes de abandonar o cargo após polêmica acusação de agressão. Pelo seu país, comandou por 24 jogos, com 12 vitórias, 4 empates e 8 derrotas.
David Moyes (2013 – 2014)
O escocês foi o primeiro treinador do clube após a era Ferguson e não teve uma boa passagem. Além do seu trabalho pelo Everton — onde ficou 11 anos — Moyes também comando o Preston North End em seu projeto inicial.
No Manchester United, no entanto, não teve a mesma longevidade. Em 51 jogos, obteve 26 vitórias, 10 empates e 15 derrotas e falhou em classificar a equipe para a próxima Champions League, longe de se aproximar do sucesso do último treinador.
Sir Alex Ferguson (1986 – 2013)
Quando começou sua carreira como treinador, o Manchester United não vivia uma boa fase. O time estrelado da década de 60 sofria com a idade dos ídolos e problemas com uma renovação. Decadente, o clube apontou Alex Ferguson para manter o clube na primeira divisão inglesa. Mais do que manutenção, o técnico tornou o time competitivo e o levou às maiores glórias de sua história: duas vezes campeão continental, treze vezes campeão nacional e mais de oito copas domésticas.
Foram 855 vitórias, 305 empates e 253 derrotas além de revelar jogadores como Giggs, Scholes, Neville, Solskjær, Rooney, Park Ji-Sung, Beckham, Cristiano Ronaldo, entre outros. Até hoje, Sir Alex Ferguson é o trinador mais vitorioso da história do futebol, com 49 títulos e lidera a lista de maiores treinadores do Manchester United.
Ron Atkinson (1981 – 1986)
Dez anos após iniciar sua carreira como treinador, Atkinson foi apontado como treinador do United. Depois de trabalhos no West Bromwich Albion, Cambridge United e Kettering, o inglês ficou 5 anos no clube de Manchester.
Venceu duas Copas da Inglaterra, duas Copas da liga inglesa e uma supercopa nacional ao decorrer dos seus 115 jogos. Além disso, foram 57 vitórias, 37 empates e 21 derrotas no comando do Manchester United.