Quatro posições e seis pontos separam o Milan e a Roma na tabela de classificação da Serie A TIM 2022/23. Neste domingo (8), as equipes se enfrentam no San Siro, às 16h45 (horário de Brasília), com a promessa de um jogo bem disputado, com os dois lados em busca da vitória para alcançar seus objetivos particulares.
Prováveis escalações
Milan
Os donos da casa chegam para o confronto após vencer, de virada, a Salernitana na última quarta-feira (4). Marcando o primeiro gol do Milan na partida, Rafael Leão chegou a oito participações diretas em gol nas últimas 10 partidas da Serie A.
Além da boa fase da estrela do clube na temporada, os Rossoneri tem uma motivação ainda maior: diminuir a vantagem para a líder, Napoli. Com a derrota Napolitana diante dos rivais de Milão na última rodada, o Milan, agora, está a cinco pontos dos líderes e, sem dúvidas, quer fazer essa diferença diminuir ainda mais.
Para a partida contra a Roma, a lista de lesionados do Milan segue extensa com Mike Maignan, Ante Rebic, Simon Kjaer, Divock Origi, Rade Krunic, Junior Messias e Alessandro Florenzi ainda realizando treinamentos individuais. Em Miami realizando seu processo de recuperação, Zlatan Ibrahimovic também é uma baixa para o confronto.
Provável escalação: Tatarusanu; Calabria, Kalulu, Tomori e Hernandez; Tonali e Bennacer; Saelemaekers, Diaz e Leão; Giroud.
Roma
Na estreia do clube em 2023, a Roma venceu o Bologna por 1-0, com isso, se reaproximando da zona de classificação para a próxima edição da Liga dos Campeões. Uma vitória dos Giallorossi neste domingo deixaria o time a apenas três pontos do Milan e, sem dúvidas, deixando o clube da capital mais próximo de seu objetivo de retornar à Liga dos Campeões na temporada que vem.
Ao mesmo tempo, a Roma trabalha para encontrar consistência na temporada, não apenas nas competições nacionais, mas também de olho nos play-offs da Europa League em fevereiro – que pode vir a se tornar mais um caminho para retornar à competição de clubes mais forte da Europa.
José Mourinho tem menos desfalques que Stefano Pioli com apenas uma ausência confirmada: Georginio Wijnaldum, que deve retornar a campo ainda em janeiro. Mady Camara ainda é dúvida após sentir o tornozelo em treino durante a semana. Além disso, Rick Karsdorp segue afastado e não estará no San Siro.
Provável escalação: Patricio; Mancini, Smalling e Ibañez; Celik, Cristante, Pellegrini e Zalewski; Zaniolo e Dybala; Abraham.
Retrospecto: Milan x Roma
Antes da partida deste domingo, os times se enfrentaram em 193 ocasiões com o Milan tendo um retrospecto bastante favorável. Nesse sentido, são 82 vitórias Rossoneri contra 51 vitórias Giallorossi, além de 60 jogos que terminaram empatados.
Em termos de gols, a vantagem também é ampla em favor do time nortenho que tem 273 gols marcados no clássico. A equipe da capital, por sua vez, tem 217 gols no confronto.
Caso Ibrahimovic estivesse disponível para a partida, o atacante sueco teria a chance de se igualar ou mesmo ultrapassar Andriy Shevchenko como o 4º maior artilheiro da história do confronto. Ibrahimovic tem sete gols e Shevchenko marcou oito vezes com a camisa Rossoneri em partidas que colocaram frente a frente os adversários deste domingo.
Porém, o maior artilheiro do confronto é um ídolo de Roma: Francesco Totti, com 11 gols marcados em jogos entre Milan e Roma.
Enfim, as últimas duas partidas entre as equipes, ambas pela Serie A, terminaram com a vitória do Milan sobre a Roma. Com isso, Pioli é o único treinador a ter 100% de aproveitamento contra José Mourinho desde o retorno do português à Itália.
Onde assistir Milan x Roma
O clássico italiano terá transmissão exclusiva no serviço de streaming Star+.
Ficha técnica
Jogo: Milan x Roma
Competição: Serie A TIM, 17ª rodada
Local: Estádio Giuseppe Meazza (San Siro) – Milão, Itália
Horário: 16h45 (horário de Brasília)
Árbitro principal: Davide Massa