A nova era Newcastle United se inicia e surpreende pela rapidez com que o time supera antigos números. O clube foi adquirido em outubro de 2021, pelo príncipe herdeiro do trono da Árabia Saudita, Mohammed bin Salman, que transformou o tradicional clube inglês, em um dos mais ricos do mundo. É notável a ascensão após a compra, os Magpies fugiram da luta contra o rebaixamento para brigar por títulos no alto da tabela.
A mudança começou com a chegada do treinador Eddie Howe, que na temporada 21/22 tirou a equipe da zona de rebaixamento, e entregou na 11° colocação com 49 pontos. Na atual temporada, que está em sua reta final, os Magpies já possuem a melhor campanha nas últimas oito temporadas, faltando ainda 12 rodadas, já somam 47 pontos. O Newcastle ainda briga para se manter entre os cinco que conquistam uma vaga em competições internacionais, mas já estiveram na terceira colocação com ampla vantagem. Após alguns tropeços diante de uma fase ruim, caiu para a quinta colocação.
Reta Final na Premier League
Ao longo desses últimos 12 jogos, a equipe terá ao todo três confrontos diretos, com Manchester United, Tottenham e o líder Arsenal. Um dos principais confrontos é com os Spurs, que estão à sua frente e também vivem maus bocados no campeonato. No primeiro turno diante dessas equipes, empatou em 0 a 0 com o Manchester United e Arsenal e venceu o Tottenham por 2 a 1. Repetir o feito e torcer contra para esses mesmos adversários será um dos principais objetivos dos Magpies para essa reta final.
Esses são os jogos de maior importância, mas para não deixar a vaga escapar, o Newcastle precisa estar atento a outras equipes como Brentford, Aston Villa e Brighton que estão fazendo bons jogos e Chelsea que não deixa de ser uma boa equipe. Mesmo estando abaixo na tabela, sem perspectivas no campeonato, essas equipes podem arrancar pontos importantes do Newcastle. Matematicamente Brentford e Brighton ainda têm chances de conquistar uma vaga, o que torna o encontro um possível confronto direto.
+Monty Magpie: Mascote do Newcastle que traz má sorte ao adversário…SAIBA MAIS!
Restam outros quatro confrontos, onde as equipes como West Ham, Everton, Southampton, Leeds e Leicester City figuram na parte de baixo da tabela. Vendo pelas suas campanhas pode se acreditar que seriam pontos fáceis, porém as equipes fogem do rebaixamento e sabemos que o futebol é sempre surpreendente. Além de manter a qualidade será preciso trabalhar além da técnica para que nenhum deslize ocorra podendo preocupar o andamento final do campeonato para o Newcastle.
Em busca da Nova Era
Estando na quinta colocação, a equipe já se classifica para a fase de grupos da Europa League, mas está com apenas dois pontos de diferença para o quarto colocado, o Tottenham. O quarto lugar garante vaga para a fase de grupos da tão cobiçada Champions League.
O Newcastle sente saudades das competições internacionais e pode ceifar este sentimento ainda nesta temporada. A última participação dos Magpies em competições internacionais foi na temporada 12/13, chegando até as quartas de final. Na Champions a saudade é maior, são 20 anos desde a última participação na temporada 03/04, sendo eliminados na fase pré-eliminatória.
Howe vem fazendo um belo trabalho para a temporada atual e trouxe grandes nomes, como o zagueiro Sven Botman, o lateral-esquerdo Matt Targett e o goleiro Nick Pope. O elenco também conta com os astros brasileiros Joelinton e também Bruno Guimarães, que se tornou ídolo logo em sua primeira temporada.
Não será simples se manter entre os cinco nesta reta final, mas a campanha do Newcastle até aqui já é surpreendente. Com a vaga conquistada, o clube precisará reforçar a equipe e com o bolso cheio, sua única preocupação será não burlar o Fair Play Financeiro. Os Magpies terão facilidade em atrair jogadores de alto nível e assim contratar nomes badalados que almejam jogar a tão sonhada Champions League.
Apesar de tradicional no futebol inglês, o Newcastle não figurava entre os grandes, que são chamados de Big Six (Seis Gigantes), composto por Arsenal, Manchester United, Manchester City, Liverpool, Tottenham e Chelsea. Pertencem à elite do futebol inglês por possuírem donos poderosos e ter grandes arrecadamentos estando sempre no topo da tabela. De maneira “precoce”, após sua compra, talvez faça a Premier League ter sete clubes de grande destaque, pertencendo à elite mudando seu apelido para “Big Seven”.