O Newcastle precisa equilibrar as contas para se encaixar no fair play financeiro, e segundo o “TalkSport”, o clube pretende negociar o camisa 10, Saint-Maximin. O atleta de 26 anos, ainda possui um contrato de três anos com o clube, e é visto como um jogador que pode trazer um grande valor ao clube.
Até o momento, os Magpies gastaram mais de 250 milhões de euros, mais de um bilhão de reais em novas contratações, desde a chegada do Fundo de investimento Arabe. Nesta janela de verão europeu, o clube já fez altos investimentos e pretende ir adiante, para isso é preciso acertar valores para se encaixar no fair play.
Segundo informações da agência Alkass, o Al-Ahli está na corrida para ter o jogador ainda na janela de verão. Os cotados como alvo do Newcastle são: Harvey Barnes (meia), de 25 que atua pelo Leicester City e Khvicha Kvaratskhelia (atacante), de 22 anos que atua pelo Napoli.
+Big Seven: Primeiros passos da nova era Newcastle United
Os valores giram em torno de 35 e 40 milhões de euros (230 milhões de reais ), e até o momento o Newcastle não chegou a fazer uma proposta oficial ao jogador. De acordo com o jornal “Corriere dello Sport”, os Magpies fizeram uma proposta de 82 milhões de libras (512 milhões de reais), por Kvaratskhelia.
Fair Play e conflito de interesse
O Fair Play financeiro foi criado em 2009 para regular os gastos de cada clube. Um dos principais motivos para a existência dessa regra é manter a transparência, além de outros fatores que beneficiam a todos, como garantir que os clubes cumpram com suas obrigações financeiras.
Mesmo podendo investir valores astronômicos em contratações, o clube possui um limite de gastos, e de acordo com a imprensa inglesa, o valor gira em torno de 75 milhões de libras (460 milhões de reais). Para adquirir mais contratações, o Newcastle precisaria vender atletas, já que investiu 6o milhões de libras em Tonali.
Seria uma transação normal, mas um detalhe em especial trouxe à tona algumas polêmicas envolvendo a chefia dos clubes sauditas. O Al-Ahli, principal interessado no jogador, Saint-Maximin, tem o mesmo “dono” do Newcastle, que seria o PIF ( Fundo de Investimento Público), da Arabia Saudita.
Quando falamos de valores, os clubes se encaixam no Fair Play financeiro, e o Newcastle tem seguido à risca esta regra. Entretanto, levantou a suspeita a partir do momento em que os clubes fazem parte do mesmo fundo de investimento, sendo considerado como uma “ajudinha”.