O retorno do Newcastle à Champions League após 20 anos

Os Magpies retornam à maior competição europeia para reescrever um novo capítulo

Com a partida contra o Leicester, o Newcastle garantiu em definitivo sua vaga na maior competição europeia. De volta à Champions League, o retorno acontece após 20 anos longe da competição. Retornou a seis anos para a primeira divisão, e desde então essa é com sobras a melhor campanha do Newcastle.

Entrou em campo precisando de apenas um empate, e com o placar de 0 a 0, alcançou seu objetivo. O Leicester precisando da vitória, assustou nos últimos minutos, pressionado os Magpies precisaram contar com a habilidade de Pope. Ao apito final, o êxito dos jogadores e torcedores tomou conta do histórico St James’ Park.

Das 37 rodadas até aqui, só esteve fora da fase classificatória por 10 rodadas, e ocupou por maior faixa de tempo a terceira colocação, onde permanece até o momento.

+Big Seven: Primeiros passos da nova era Newcastle United

Campanha na Premier League

Kieran Trippier lateral-direito foi indicado ao prêmio de melhor jogador da temporada. (Foto:Reprodução/Newcastle United)

Os Magpies é um time histórico, mas suas grandes conquistas aconteceram no início do século passado. A Premier League surgiu no ano de 1992, e a tradicional equipe do nordeste britânico ficou de fora por duas vezes, mas se consagrou campeão nas duas oportunidades que esteve na segunda divisão. Na primeira divisão, sua melhor campanha foi na temporada 95/96, onde chegou aos 78 pontos, ficando com a vice-liderança. Mesmo que vença o Chelsea na última rodada, não será possível alcançar os  números dessa campanha.

O Newcastle vive uma nova energia, o que o diferencia das demais campanhas. Seu retorno como destaque na Premier League e devido a seus novos investidores,que não só aplicaram dinheiro, como também a gestão de uma equipe não tão estrelada como a dos concorrentes. Contou também com o comando de Eddie Howe a beira do campo, que vem fazendo um ótimo trabalho.

+Newcastle está de olho em meio-campista do Chelsea

Sua última participação na Champions League

O Retorno do Newcastle à Champions League após 20 anos
Os jogadores desanimados depois que Aaron Hughes perdeu seu pênalti durante a derrota para o Partizan no St James’ Park. (Foto: Getty Images)

A última temporada em que o Newcastle disputou a “orelhuda” foi na 49° edição em 2003/2004, e não foi muito longe. Jogou apenas duas partidas válidas pela terceira fase pré-eliminatória, e não conquistou a classificação para a fase de grupos.

Os Magpies encararam o Partizan da Sérvia, em duas partidas de ida e de volta. Na primeira partida que foi fora de casa, o Newcastle venceu por 1 a 0 e levou a vantagem para casa. Na volta deixou que o Partizan empatasse no Saint James’ Park, levando a partida para os pênaltis.  Com isso, a equipe sérvia levou a melhor nas penalidades, vencendo por 4 a 3. 

 

Em uma quarta-feira, no dia 27 de agosto, do ano de 2003, o Newcastle encerrou um curto capítulo da Liga dos Campeões, mas vinte anos depois volta a reescrevê-la.

Caso passasse para a fase de grupos, o Newcastle estaria em um dos grupos mais fortes daquela competição. Tinha o Real Madrid, que já possuía seus 9 títulos de Champions League e era o atual campeão. Contava também com o Olympique de Marseille, que também detinha o título da competição de forma invicta. E com a estrelada equipe do Porto, que além de conquistar os títulos nacionais, foi o campeão daquela edição.

 

O Newcastle voltará a sentir o gostinho e clima da Champions em setembro de 2023, quando começam os jogos da fase de grupos. O grande desafio será levar a disputa para “casa”, não o St James’ Park,  mas o estádio de Wembley, em Londres, onde será a final da edição 69° da competição.

 

você pode gostar também