Nos últimos anos o PSG tem tido dificuldade em escolher um técnico que possa levar o clube à conquista do maior sonho do torcedor: a Champions League. Com escolhas questionáveis para o cargo, apesar do elevado capital gasto no elenco, o Paris Saint-Germain segue distante da glória.
Nomes como Carlo Ancelotti e Thomas Tuchel, que recentemente conquistaram o título europeu tão almejado pelo clube da capital francesa, dirigiram o time parisiense e não atingiram o principal objetivo.
No momento, o treinador da equipe é Christophe Galtier, que não deve permanecer no cargo. Sendo assim, Julian Nagelsmann aparece como o principal nome para substituí-lo.
Vamos trazer agora os últimos dez treinadores que comandaram o time nesses anos e entender um pouco do motivo do PSG ainda não ter conquistado a Champions League.
10° – Christophe Galtier
Galtier chegou ao clube no dia 5 de julho de 2022 após boas campanhas no comando de Lille e Nice. O francês sucedeu o argentino Mauricio Pochettino e chegou com a desconfiança da torcida e da imprensa por nunca ter trabalhado em um clube grande e com jogadores do quilate dos que o PSG tem o elenco.
Em um time com Messi, Mbappé e Neymar, o principal objetivo do técnico era controlar o ego e construir um time competitivo em volta do trio. Não foi o que aconteceu. o PSG foi eliminado precocemente nas oitavas de final da Champions League e da Copa da França e Galtier não conseguiu montar um time competitivo. Mesmo com o título da Ligue 1, o francês não vai permanecer no cargo
9° – Mauricio Pochettino
O argentino chegou ao clube em 2 de janeiro de 2021 depois de um bom trabalho no Tottenham. O técnico ficou duas temporadas no PSG e não teve uma boa passagem, apesar de conquistar o título da Ligue 1 na temporada 21/22.
Na temporada anterior, na qual assumiu na metade, apesar de sofrer muitas críticas por parte da imprensa devido ao seu estilo de jogo, Pochettino conseguiu levar o PSG as semifinais da Champions League, onde perdeu para o Manchester City. Já na Ligue 1, o time não conseguiu conquistar o título, perdendo ele para o Lille, o que colocou uma pressão grande no argentino. Porém, a diretoria optou por mantê-lo.
Na temporada seguinte, apesar do título francês, o PSG caiu nas oitavas de final da Champions League para o Real Madrid após uma virada histórica da equipe Merengue com direito a hat-trick de Benzema. O técnico foi demitido no dia 05 de julho de 2022 com 84 partidas (56 vitórias, 13 empates e 15 derrotas).
8° – Thomas Tuchel
Talvez o melhor técnico que passou pelo clube nos últimos anos, Tuchel chegou ao PSG em julho de 2018 e ficou por duas temporadas no cargo. Com um estilo de jogo que beneficiava Neymar e Mbappé, o treinador alemão levou a equipe à final da Champions League, sendo derrotado pelo Bayern de Munique na final.
Ao todo, Tuchel esteve a frente do PSG em 127 partidas, sendo 96 vitórias, 11 empates e 20 derrotas (74,80% de aproveitamento). Apesar da derrota na Champions, o técnico conseguiu o bicampeonato da França. Tuchel foi demitido no dia 29 de dezembro de 2020.
7° – Unai Emery
O espanhol assumiu o cargo em julho de 2016 e comandou o PSG por duas temporadas. Pelo clube parisiense, Emery conquistou uma Ligue 1, duas Copa da França e duas Supercopa da França. Ao todo, o técnico dirigiu o time em 114 partidas, com 87 vitórias, 15 empates e apenas 12 derrotas.
Sua passagem foi marcada pela virada histórica do Barcelona em cima do PSG na temporada 16/17, na qual a equipe catalã reverteu um 4 a 0 sofrido para um 6 a 1, em uma das partidas mais memoráveis da Champions League no século XXI.
6° – Laurent Blanc
O ex-zagueiro francês chegou ao PSG no dia 25 de junho de 2013 logo após a saída de Carlo Ancelotti para o Real Madrid. Blanc chegou ao Paris Saint-Germain conquistando a Supercopa da França depois de derrotar o Bordeaux.
Pela Copa da França, o time comandado por Blanc foi derrotado na final pelo Lyon e na Champions League foi eliminado pelo Chelsea nas quartas de final, depois de perder uma vantagem de dois gols. Apesar do revés, o PSG conseguiu conquistar a Ligue 1 na temporada de estreia de Blanc.
Nas outras duas temporadas, aconteceu a mesma situação: títulos da Ligue 1 e eliminações nas quartas de final da Champions League para Barcelona e Manchester City. O ídolo francês, enfim, deixou o cargo no dia 22 de junho de 2016.
5° – Carlo Ancelotti
Ancelotti foi o primeiro técnico do PSG após a compra do sheik Nasser Al-Khelaïfi. Com uma mentalidade vencedora, o italiano trazia um currículo de dar inveja, com títulos de Champions League e múltiplos títulos nacionais.
O Paris Saint-Germain parecia ter começado com o pé direito a nova gestão ao voltar a vencer a Ligue 1 após 18 anos e tinha esperanças de conquistar a Europa. Porém, as expectativas com o técnico foram embora depois do italiano pedir para deixar o cargo por ter recebido uma proposta do Real Madrid. Ancelotti deixou o comando do PSG em 30 de junho de 2013 com 77 partidas, com 49 vitórias, 17 empates e apenas 11 derrotas.
4° – Antoine Kombouaré
Kombouaré foi o último técnico do PSG antes da compra do clube pelos sheiks. O francês ficou no cargo de 01 de julho de 2009 até 29 de dezembro de 2012. Ao todo, ele comandou a equipe em 134 partidas, com 62 vitórias, 37 empates e 35 derrotas e conquistou a Copa da França na temporada 09/10.
3° – Paul Le Guen
O francês foi anunciado no PSG no dia 15 de janeiro de 2007 e ficou no clube até o dia 30 de junho de 2009. Na sua primeira temporada no clube, Le Guen conseguiu salvar o clube do rebaixamento e conquistar a Copa da França em cima do Lens.
Na temporada seguinte, o time não conseguiu render e lutou a temporada inteira para fugir da zona perigosa, com isso, a diretoria preferiu trocar o treinador. O rendimento de Le Guen foi de 61 vitórias, 29 empates e 40 derrotas em 130 partidas.
2° – Guy Lacombe
Lacombe chegou ao clube no dia 27 de dezembro de 2005, substituindo Laurent Fornier, e dirigiu o Paris Saint-Germain por 54 partidas, tendo 18 vitórias, 19 empates e 17 derrotas. Na temporada 05/06 conseguiu conquistar a Copa da França. O francês foi demitido no dia 15 de janeiro de 2007.
1° – Laurent Fournier
Fournier chegou ao PSG no dia 09 de fevereiro de 2005 e dirigiu o clube por apenas 36 partidas, sendo 17 vitórias, sete empates e 12 derrotas. A princípio, o técnico foi contratado para o PSG B, mas com a demissão de Vahid Halilhodžić, o francês assumiu o cargo que foi firmado até junho do mesmo ano.
Ao final daquela temporada, Fournier manteve o time na primeira divisão e ganhou a confiança da diretoria, porém, no final do ano de 2005, mesmo com resultados bons e brigando por vaga na Champions, o técnico foi dispensado e Guy Lacombe assumiu o cargo.