No inicio da tarde dessa sexta-feira (14), o PSG anunciou em suas redes sociais a contratação de Matvey Safonov, essa negociação já estava adiantada faz alguns dias esperando apenas o anúncio, essa demora aconteceu por dois motivos um deles é que Safonov estava enfrenando um processo na Rússia por não ter pago a pensão para sua ex-mulher e ficou proibido de sair da Rússia, porém ele já fez o pagamento e a situação foi resolvida. A outra questão é que a janela de transferências na França abriu na última segunda-feira (10) e os clubes estão liberados para contratar, vender ou emprestar jogadores até o dia 30 de agosto, quando será fechada. Segundo informações do jornalista Fabrizio Romano, o PSG irá pagar cerca de €20M por essa negociação.
Safonov é um goleiro de 25 anos formado nas categorias de base do Krasnodar, único clube que jogou em sua carreira antes de vir para a França, ele também é o goleiro titular da seleção russa. Matvey chega ao PSG para disputar posição com Donnarumma, titular absoluto nas últimas temporadas, e Arnau Tenas, goleiro espanhol que chegou na última janela de transferências. Trazer um goleiro era um dos objetivos do PSG nessa janela de transferências, primeiramente para aumentar a competitividade e além disso, dois atletas da posição, Keylor Navas e Alexandre Letellier, tiveram seus contratos encerrados.
Siga também nossa página no Instagram.
Agora a expectativa é saber como Luis Enrique irá gerenciar essa situação, segundo o jornal francês Equipe, a diretoria da equipe parisiense já comunicou os três goleiros que nesse momento não existe uma ordem de hierarquia e eles vão ter que competir para conseguir jogar. Na última temporada, Safonov jogou trinta partidas e ainda foi eleito o melhor goleiro do Campeonato Russo, esses foram alguns dos seus números durante esses jogos:
- Atuou em 30 jogos, tendo sofrido 27 gols
- Ficou 11 partidas sem sofrer gols (Melhor marca no campeonato)
- Fez 104 defesas no total (Melhor marca no campeonato)
- Sofreu apenas 1 gol de chutes fora da área
- Teve 63.6% de aproveitamento nos passes
- Concedeu 26 gols dentro da área (Melhor marca entre os goleiros que jogaram 25 partidas ou mais)
Dados retirados do SofaScore.
Sobre sua chegada ao clube parisiense, Matvey falou ao site oficial do PSG:
“Estou muito feliz em me juntar ao Paris Saint-Germain, um dos maiores clubes (do mundo) em história e no passado recente. Já estou ansioso por conhecer meus novos companheiros de equipe, defender minhas novas cores e deixar os torcedores orgulhosos. Vá Paris! ”