Em reunião feita nessa segunda-feira(17), a Comissão Nacional Antiviolência começou a analisar o laudo médico de Baena e os depoimentos que foram feitos para a polícia. O comitê das competições da federação espanhola vão se reunir novamente no dia 19 para abrir o processo sobre o caso entre os jogadores.
Por conta de ter sido considerado uma lesão leve, o processo do jogador pode chegar apenas nas situações econômicas sem qualquer sanção esportiva em relação ao caso. O jogador teve constatada um hematoma na bochecha esquerda.
Após a abertura do inquérito na justiça espanhola, os jogadores envolvidos devem depor após um mês e meio da reunião ser realizada, o processo extraordinário irá ficar sobre os cuidados da advogada Carmen Pérez. Após o processo ser encaminhado para a federação, o jogador do Real Madrid pode pegar entre quatro a doze jogos de suspensão.
A parte do comitê antiviolência já descartou uma punição mais severa por conta da gravidade da lesão ao jogador do Villarreal, essa nova punição poderia chegar de um até seis meses de afastamento do jogador de qualquer atividade relacionada ao clube.