Real Madrid e Athletic Bilbao se enfrentaram na 30˚ rodada de La Liga no Santiago Bernabéu neste domingo (31). A partida terminou com a vitória do Real por 2 a 0 com dois gols do atacante Rodrygo.
Com esta vitória, o Real Madrid chega a 75 pontos no Campeonato Espanhol e abre vantagem de 8 pontos para o vice-líder Barcelona, que tem 67 pontos. Além disso, o time Merengue se mantém invicto jogando em casa, tendo tido 15 jogos no Bernabéu até aqui: com 13 vitórias e 2 empates.
Primeiro tempo
O jogo começou com uma pressão do Bilbao, tentando surpreender o Real Madrid nos primeiros instantes de jogo. Aos 4 minutos, Paredes fez cruzamento para o Iñaki Williams, mas o atacante basco furou a bola dentro da grande área e desperdiçou a oportunidade.
Freando o intenso começo do time visitante, Rodrygo fez jogada na intermediária e finalizou de fora da área marcando um belo gol e abrindo o placar para o Real Madrid aos 7 minutos de jogo. Após o gol, o Real assumiu as ações da partida e passou a controlar mais o jogo.
Aos 12 minutos, Berenguer fez boa jogada na linha de fundo driblando o lateral Carvajal e cruzando para a grande área, mas nenhum companheiro de equipe aproveitou a oportunidade. Com o decorrer dos minutos, o jogo ficou truncado e com muitos erros de passe e faltas cometidas por ambas as equipes.
O jogo voltou a ter alguma chance de perigo aos 33 minutos quando Toni Kroos finalizou de fora da área após troca de passes perto da intermediária, mas a bola ficou tranquila para o goleiro Agirrezabala. Aos 38 minutos, Valverde aproveitou sobra de um escanteio e finalizou forte, obrigando o goleiro do time basco a fazer uma grande defesa.
Aos 43 minutos, Tchouaméni recebeu cruzamento e cabeceou forte, a bola passou ao lado da trave. O último lance claro foi já aos 45 minutos quando Guruzeta finalizou colocado de dentro da área, mas a bola ficou fácil para o goleiro Lunin.
Segundo tempo
O segundo tempo já começou com o Real Madrid em cima. Aos 3 minutos, após passe de Rodrygo, Brahim Díaz finalizou e acertou a trave. O Bilbao respondeu aos 6 minutos com Iñaki Williams: o atacante ganês finalizou forte e obrigou Lunin a fazer uma grande defesa para impedir o empate.
Pouco tempo depois, aos 8 minutos, Brahim Díaz teve mais uma oportunidade de ampliar para o Real Madrid após receber passe de Carvajal, mas finalizou por cima do gol. Até então, ambos os times tiveram oportunidades claras de gol.
Aos 26 minutos, Iñaki Williams recebeu cruzamento de Berenguer dentro da área, mas finalizou por cima do gol. Punindo a falta de eficiência do Bilbao, no minuto seguinte, Rodrygo ampliou para o Real Madrid após receber passe de Jude Bellingham em contra ataque.
Com 32 minutos, mais uma finalização de Iñaki William, dessa vez sendo desviado pela zaga do Real com a bola indo para escanteio. O atacante do Bilbao veio a ter outras oportunidades, mas sem sucesso em nenhuma delas.
O jogo terminou com o Real Madrid apenas controlando sua posse de bola e administrando sua vantagem.
Melhor da partida
O atacante brasileiro Rodrygo foi o destaque da partida contra o Athletic Bilbao e foi eleito melhor em campo, tendo sido o autor dos dois gols que deram a vitória para o Real Madrid.
Leia também: Real Madrid perde Courtois por nova lesão e aguarda retorno de Militão
Próximos compromissos de Real Madrid e Athletic Bilbao
O Real Madrid volta a campo apenas na próxima semana, na terça-feira (9) para enfrentar o Manchester City no jogo de ida das quartas de final da Champions League. Enquanto o Bilbao volta a campo no próximo sábado (6) para enfrentar o Mallorca dentro de casa, em jogo válido pela 31˚ rodada de La Liga.