Real Madrid e Deportiva Minera se enfrentaram na tarde desta segunda-feira (6), em confronto válido pela fase de 16 avos de final da Copa del Rey. Os Blancos entraram em campo contra a equipe da quarta divisão com um time misto, poupando principalmente os defensores, e saíram classificados do Estádio Municipal Cartagonova, em Cartagena com uma goleada de 5 a 0. A equipe aproveitou a fragilidade do adversário para poupar alguns jogadores mais importantes e mesmo assim foi amplamente superior com uma grande exibição.
Primeiro tempo
Amplo favorito para a partida, o Real Madrid começou fazendo valer sua superioridade, impondo bastante pressão ao Minera, com oportunidade entre os titulares, o turco Arda Guler e o brasileiro Endrick, foram os nomes dos primeiros minutos, sendo parados pelo goleiro adversário.
Mas quem balançou as redes não foi nenhum dos jovens, com quatro minutos Modric aproveitou uma saída de bola errada e deixou Endrick sozinho na cara do gol, mas o jovem foi desarmado. Na sequência do lance, Brahim Díaz cruzou na área, e o uruguaio Valverde acertou um belo chute para inaugurar o placar. Pouco depois mais um lance de perigo dos merengues, Camavinga recebeu livre na área e bateu para o gol, o goleiro espalmou e a sobra ficou com Fran García, que alçou na área para que o francês voltasse a marcar após dois anos sem balançar as redes.
Ainda nos primeiros 20 minutos Endrick recebe em profundidade, carrega e fica cara a cara com o goleiro, mas a demora na decisão fez o jovem perder o tempo da bola, e o defensor consegue roubar. Logo na sequência, Modric encontrou Brahim Díaz na área, o marroquino cortou para o meio e bateu, mas o goleiro foi buscar.
Com 2 a 0 no placar o Real passeava em campo, até que aos 27 a bola chegou em Arda Guler, que leva para o meio, deixa dois marcadores para trás e bate no cantinho para ampliar para 3 a 0. Logo em seguida o próprio Turco foi o nome de outra jogada, Arda mandou um cruzamento na área e Camavinga apareceu sozinho para receber, mas errou o tempo do chute e bateu para fora.
O Real seguiu pressionando sem diminuir o ritmo, em tentativa de Modric, Brahim, Guler e principalmente de Endrick que tem grande vontade de mostrar seu jogo, chegou perto do gol, mas não teve o mesmo sucesso nos últimos 15 minutos da primeira etapa.
Segundo tempo
No segundo tempo a pressão se manteve, logo com quatro minutos, Arda Guler recebeu na entrada da área e tocou para Endrick, que cortou para o meio e bateu, mas o chute foi fraco, ficando fácil para o goleiro do Minera. Na sequência Brahim Díaz fez tabelinha com Modric pelo lado esquerdo da área, a bola ficou com o marroquino, que canetou o defensor e bateu para o gol mas a bola foi na trave e não entrou.
Ancelotti colocou em campo Vini Jr e Mbappé, mesmo com 4 a 0 as estrelas tiveram um tempo em campo, com 27 o brasileiro pegou a bola no meio e acionou Mbappé, o francês apareceu entre a marcação e bateu de primeira para mais uma defesa do goleiro do Minera, desta vez de peito. Na sequência, Arda Guler acionou Lucas Vasquéz, o meia carregou e bateu cruzado para mais uma defesa de García.
Aos 35, quase Endrick deixou o dele, mas o quinto gol da partida veio aos 42, Mbappé roubou no meio campo, levou na área e tocou para Fran García, o lateral cruzou para a área, e Guler chegou para ampliar o placar. Ainda haveria tempo para Mbappé tentar deixar o dele, mas o francês driblou três jogadores do Minera e mandou por cima do gol.
Melhor da partida
O melhor jogador em campo foi Arda Guler, o turco foi bastante acionado na partida e marcou dois gols, sendo o grande nome da equipe Merengue na classificação para as oitavas.
Próximos compromissos de Real Madrid e Minera
O Real Madrid, volta a campo pela Supercopa da Espanha, contra o Mallorca, a partida válida pela semifinal será na quinta-feira (9), às 16h (Horário de Brasília), no King Abdullah Sports City, em Jeddah, na Arábia Saudita. Caso vença, enfrentará o vencedor de Athletic Bilbao e Barcelona, neste mesmo estádio no domingo (12).
Já o Minera, volta a campo somente no domingo (12), às 08h (Horário de Brasília), pela 18ª rodada do grupo 4 da quarta divisão espanhola contra o Cádiz B, no Municipal Ángel Celdrán, em Murcia, casa do Deportiva Minera.
Os Merengues se classificaram e estão nas oitavas de final da Copa del Rey, que começa no dia 15 de janeiro, daqui a nove dias. Para a definição dos próximos confrontos da competição será realizado um sorteio, com os 16 times classificados divididos em 4 diferentes potes.
Além do Real Madrid, também já estão garantidos nas oitavas o Rayo Vallecano, Pontevedra, Getafe, Real Betis, Osasuna, Almería, Barcelona, Athletic Bilbao, Atletico de Madri, Ourense, Elche, Leganés, Celta e Real Sociedad. A lista ainda contará com o vencedor de Eldense e Valencia, que se enfrentam na terça-feira (7), para definir todos os classificados para as oitavas.
A final da Copa del Rey desta temporada está marcada para o dia 26 de abril, no Estádio de La Cartuja, em Sevilha, e será decidida em jogo único. O Real Madrid vai em busca do seu título de número 21, sendo atualmente o terceiro clube com mais títulos da competição, atrás do atual campeão Athletic Bilbao, com 24 e do maior campeão, o arquirrival do Real Madrid, o Barcelona, com 31 conquistas da competição.